Feira de Santana

Família atingida por árvore durante caminhada pede providências para realização de cirurgia

A árvore foi retirada do local no dia seguinte e possuía aproximadamente 4,5 metros de altura.

27/09/2021 às 08h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O deficiente visual Juarez Ramos, a esposa Laniara Silva dos Santos e o filho de sete anos, estavam fazendo caminhada por volta das 18h do último dia 22 de setembro, na Avenida Ayrton Senna em Feira de Santana, quando foram atingidos por uma árvore. Segundo Juarez, com o forte impacto ele fraturou a clavícula e o filho e a esposa fraturaram a perna.

Laniara encontra-se internada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), aguardando uma cirurgia ortopédica, enquanto Juarez e o filho fazem o tratamento em casa. Juarez procurou o Acorda Cidade para fazer um apelo e pedir mais celeridade na cirurgia da esposa e disse que médicos do HGCA informaram que o procedimento pode ocorrer em uma média de 15 a 20 dias. Ele relatou que está passando também por dificuldades financeiras para a compra de medicamentos e dificuldades para realizar tarefas do dia a dia em casa, pois contava com a ajuda de Laniara.
 

Foto: Divulgação

“Estávamos fazendo caminhada quando a árvore se partiu na raiz e nos atingiu. Foi uma árvore de 4,5m e nós queremos é que o poder público resolva essa situação. Antecipe essa cirurgia, porque não estamos mais aguentando o sofrimento dela. Estamos com dificuldades, gastos e sem condições financeiras. Devido ao forte impacto, eu continuo sentindo dores nas costas e talvez precise fazer a cirurgia também. Estou ficando na casa de minha mãe e o meu filho na casa da minha sogra”, relatou.

Lucilândia dos Santos, mãe de Laniara confirmou a situação enfrentada pela família e pediu também que as pessoas tenham atenção ao caminhar pela Avenida Ayrton Senna para evitar que outros acidentes aconteçam.
 

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“A gente está sem saber o que fazer. A nossa família está destroçada diante disso e ninguém se manifesta. Deixo um aviso para que as pessoas possam tomar cuidado com essas árvores, eu já tinha reclamado que estavam para cair. Isso não pode continuar”, frisou.

O diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira, informou ao Acorda Cidade que a unidade já retornou com as cirurgias eletivas, mas há uma fila muito grande a ser seguida. De acordo com ele, há 31 pessoas atualmente aguardando cirurgias ortopédicas na unidade e a fila precisa ser seguida.

Pitangueira relembrou ainda que, no passado, uma parceria com a prefeitura e unidades de saúde particulares faziam estas cirurgias e diminuíram a quantidade de pessoas na fila. Na opinião dele, é importante que essa parceria seja retomada e por isso irá tentar um contato com o secretário municipal de saúde Marcelo Brito, para ter um diálogo sobre o assunto.

“Fratura exposta sempre foi nossa responsabilidade. Antes as cirurgias eram feitas pela prefeitura, mas foram suspensas. Vamos entrar em contato com o secretário Marcelo Britto para a gente resolver isso”, declarou.
Também durante o programa Acorda Cidade, o secretário Marcelo Britto comentou sobre a situação e contou que está buscando junto com a secretaria estadual de saúde o retorno com as cirurgias ortopédicas e também urológicas.

“Vamos conversar para ter essa programação. Vamos trabalhar para retomar as cirurgias e a ideia é contratarmos dois ou mais hospitais. Para que a gente possa ainda esse ano, e até no próximo mês, retomar as cirurgias ortopédicas e também as cirurgias urológicas. A pandemia acabou interferindo na nossa prestação de serviços”, concluiu.

A reportagem do Acorda Cidade entrou em contato com o Departamento de Parques e Jardins para saber mais detalhes sobre as árvores da avenida e a pasta informou que tomou conhecimento do acidente nesta segunda-feira (27), através do Programa Acorda Cidade. No dia em que a árvore caída foi removida o departamento não tinha conhecimento do fato.

“Estamos contactando com o nosso setor de Assistência Social para ir até a família e verificar onde podemos ajudar/contribuir”, diz a resposta.

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade