Copa do Mundo Feminina

Veja 5 recordes na mira de Marta na Copa do Mundo Feminina

Marta é, entre homens e mulheres, quem mais fez gols em Copas do Mundo.

24/07/2023 às 08h54, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Marta
Foto: Divulgação

Marta chegou à Copa do Mundo Feminina com recordes para defender, outras marcas para tentar ampliar e mais algumas para alcançar. Aos 37 anos, disputará seu último Mundial e terá na Austrália e na Nova Zelândia a chance derradeira de expandir ainda mais seu legado como a maior jogadora de futebol de todos os tempos.

Apostagolos.com foi atrás e descobriu os cinco principais recordes que a brasileira tem na mira na competição que está prestes a começar. O Brasil estreia na Copa nesta segunda-feira (24), contra o Panamá. Inicialmente, Marta deve começar a competição no banco de reservas. A técnica Pia Sundhage tenta preservá-la e busca o melhor momento para colocar a camisa 10 em campo.

A mais longeva no topo

Apenas duas jogadoras no mundo foram capazes de marcar gols em cinco edições diferentes da Copa do Mundo Feminina. Marta e Christine Sinclair (Canadá) fizeram gols nos últimos cinco Mundiais e defenderão as suas seleções na Austrália e na Nova Zelândia. Quem balançar as redes na Oceania, poderá se isolar no topo da lista.

Sinclair inspira preocupação: sua seleção foi medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2021, e chega à Copa do Mundo com boas expectativas.

A maior artilheira das Copas do Mundo

Marta é, entre homens e mulheres, quem mais fez gols em Copas do Mundo. São 17, quatro a mais de Prinz, da Alemanha, e um gol à frente de Klose, alemão que já se aposentou. Os números e a concorrência indicam que ela deve seguir no topo das goleadoras por um bom tempo, mas a Copa da Austrália e da Nova Zelândia é uma oportunidade de ouro para brasileira expandir ainda mais seu recorde.

Para se ter uma ideia, das jogadoras em atividade na Copa do Mundo deste ano, a que aparece com mais gols em Mundiais atrás de Marta é a canadense Sinclair. Mas ela soma dez, sete a menos que a brasileira.

Mais vezes eleita melhor da Copa

Nunca na história da Copa do Mundo Feminina uma jogadora conseguiu ser eleita melhor jogadora da competição duas vezes. No Mundial deste ano, entre todas que participarão do torneio, apenas duas já receberam a Bola de Ouro de melhor jogadora da Copa: Marta, em 2007, e Rapinoe, quatro anos atrás, em 2019.

Para isso, o desempenho coletivo das seleções terá muita influência. Em 2007, o Brasil foi vice-campeão mundial e Marta terminou a competição como artilheira. Na França, Rapinoe foi campeã com os EUA e dividiu a artilharia da competição com Ellen White, da Inglaterra, e a também americana Alex Morgan.

Mais vezes artilheira de uma edição de Copa

Outro feito até hoje nunca alcançado nas Copas do Mundo Femininas: uma jogadora conseguir terminar duas edições da competição como goleadora máxima. Marta jogará este ano tendo a chance de acabar com isso. Ela foi artilheira da competição em 2007. Outras duas jogadoras que estarão na Austrália e na Nova Zelândia também estão em busca dessa marca: Rapinoe e Morgan, ambas artilheiras da Copa do Mundo passada.

Jogadora mais velha a marcar um gol em Copas do Mundo

Aos 37 anos, Marta chega ao último Mundial da carreira com status de estrela veterana. Tanto que a condição física preocupa e Pia Sundhage cogita não utilizá-la em todas as partidas. E sua idade está diretamente relacionada com outro recorde que ela pode quebrar.

Atualmente, Formiga é a jogadora mais velha a fazer um gol em uma Copa do Mundo Feminina. Em 2019, ela tinha 37 anos e três meses quando fez gol na vitória do Brasil sobre a Coreia do Sul. Marta terá 37 anos e cinco meses quando o Brasil estrear este ano, contra o Panamá.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade