Esportes

Jovem de Anguera é vice-campeã brasileira de Ciclismo Cross Country

Anna Vitória disputou na categoria sub-17 juvenil em Minas Gerais.

27/10/2022 às 07h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

A jovem atleta anguerense Anna Vitória Vieira, 15 anos, conquistou o título de vice-campeã brasileira de ciclismo, na categoria sub-17 do Campeonato Brasileiro de MTB Cross Country XCO e XCC 2022, considerado uma modalidade clássica do Mountain Bike. Ele também é o único estilo MTB reconhecido atualmente como um esporte olímpico, sendo utilizada a sigla XCO. O campeonato foi disputado entre os dias 7, 8 e 9 de outubro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais.

Anna Vitória pedala há uns 3 anos, e entrou no mundo da competição em 2020. Ao Acorda Cidade, a atleta contou como surgiu o desejo de competir.

“Surgiu uma oportunidade para eu competir aqui em Feira lá no distrito de Jaíba na Copa Kids TSW. Depois da primeira etapa a gente conseguiu vencer as outras e de lá para cá até hoje. O MTB cross country significa tudo que eu quero para a minha vida. Eu acho que nunca passou na minha cabeça disputar o campeonato brasileiro, mas a partir do dia que eu me tornei campeã baiana eu passei a ter a certeza de que era isso que eu queria para a minha vida e estamos aqui no esporte,” descreveu.

Campeonatos

Anna Vitória Vieira vice-campeã brasileira de Ciclismo Cross Country
Foto: Arquivo Pessoal

“O cross country olímpico, mais conhecido como XCO é um circuito de aproximadamente 4km, 5km, o máximo é 10km, que a pista deve ter. Cada categoria tem uma quantidade de voltas para dar naquele circuito. O circuito tem muitos obstáculos, como pedras, rampas, dentre outros. Aqui na Bahia é bastante difícil encontrar uma pista com um nível alto de dificuldade, a gente encontra mais no cenário nacional. A primeira prova em Araxá foi bem difícil, porque vi coisas que não costumava ver aqui na Bahia e foi de dar medo algumas rampas, são muito altas. A prova do campeonato que aconteceu em Conceição do Mato Dentro foi bem dura, tinha bastante subida, e um clima bastante seco, mas a pista não tinha um nível de dificuldade muito alto”, contou.

A ciclista ressalta que pretende se tornar campeã brasileira e mundial.

“Consegui me sair muito bem, disputei na categoria sub-17 juvenil com grandes nomes do MTB brasileiro. A emoção foi única, nunca imaginei estar disputando o campeonato brasileiro, e cruzar a linha de chegada como vice-campeã brasileira com pouco tempo de diferença da primeira colocada foi surreal. Pretendo defender a camisa de campeã baiana aqui e o meu objetivo maior para este ano é conquistar a bandeira da nação no peito. Pretendo me tornar campeã mundial e brasileira, só coisas boas,” assegurou a atleta ao Acorda Cidade.

Anna Vitória Vieira vice-campeã brasileira de Ciclismo Cross Country
Foto: Arquivo Pessoal

Rotina

Anna disse que treina todos os dias. “Tem semana que tem uma folga, mas é bem difícil. Eu gosto muito de competir. Treino em Anguera, lá temos um circuito na fazenda de XCO, mas treinamos na região toda, em Bravo, Serra Preta, aqui em Feira. De manhã vou para a escola, temos que priorizar os estudos também na nossa vida, e à tarde eu treino, na maioria das vezes treino sempre à tarde. Eu tenho um professor que me passa a planilha para eu executar os treinos,” explicou.

O pai de Anna Vitória, Felipe Machado Vieira, vereador na cidade de Anguera, destacou ao Acorda Cidade que a atleta sempre recebeu o seu apoio para competir.

Anna Vitória Vieira vice-campeã brasileira de Ciclismo Cross Country
Foto: Arquivo Pessoal

“A família quando teve a oportunidade dela competir na Copa Kids TSW em 2020, a gente sempre apoiou de maneira ainda superficial. A gente tem uma loja de bicicletas, somos comerciantes lá na cidade de Anguera e a gente foi convidado pelo empresário Maurício para competir aqui, e ela quis participar, ainda no tom de brincadeira, e se destacou. Ganhou uma etapa, foram quatro etapas, depois ganhou as outras três e aí ela realmente viu que era o que ela queria e a gente tem dado esse apoio a ela até hoje, e vamos dar até o fim da vida. Ela tem um treinador e nutricionista esportivo, que é da cidade de Minas Gerais, que passa toda a planilha para ela por meio de um aplicativo que ela salva e manda para lá. Tem todo um preparo que graças a Deus tem dado certo e vai continuar dando certo,” salientou o pai.

Investimento

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O pai da atleta disse que o investimento é alto, mas que ela tem ganhando apoio.

“É um investimento alto, o MTB não é barato, a gente costuma falar que o equipamento é muito caro. Graças a Deus hoje ela já conta com alguns apoios, que tem ajudado ela a ir até para o cenário nacional. Mas a gente também, como pai, como incentivador, a gente procura tá sempre ao lado da nossa filha, dando o melhor possível de carinho, afeto e de felicidade e de estar na pista. Eu costumo dizer que na pista eu corro mais do que ela, gritando, incentivando e ela na trilha só me ouve gritando dizendo ‘vamos, vamos, vamos’ e graças a Deus tem dado certo,” relatou.

O esporte tem crescido na região

Anna Vitória Vieira vice-campeã brasileira de Ciclismo Cross Country
Foto: Arquivo Pesssoal

“Graças a Deus é um esporte tranquilo, que ela se identificou e a gente procura incentivar, hoje tem crescido muito o ramo de bicicleta e a vontade do pessoal pedalar. É um esporte que vem em uma crescente e eu não tenho dúvidas que essa baianinha da cidade de Anguera vai almejar como ela diz, a camisa da nação, a camisa da seleção brasileira, porque todo campeão brasileiro ganha a camisa, assim como o campeão baiano e mundial,” compartilhou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns por ser uma pessoa humilde e por amor só ciclismo enfrentando as adversidades, engrandecendo não só o nome do município como também do Estado. disse:

    Parabéns Vitória, por vencer todas as adversidades e elevar o ciclismo e o nome do Município e do Estado ao cenário nacional.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade