Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo

Conheça o 'Divas Corredoras FSA', grupo exclusivo de mulheres para prática de atividade física

Idealizadora do projeto, a educadora física Lívia Souza Moreira Carvalho contou à reportagem do Acorda Cidade como tudo aconteceu.

10/03/2023 às 12h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Divas Corredoras
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Criado no ano de 2018, o grupo ‘Divas Corredoras FSA’ vem ganhando espaço cada vez mais no município de Feira de Santana. Composto por mulheres, a finalidade da equipe é manter a saúde plena, mandando para escanteio o sedentarismo.

Idealizadora do projeto, a educadora física Lívia Souza Moreira Carvalho contou à reportagem do Acorda Cidade como tudo aconteceu. Segundo ela, um certo ‘machismo’, foi ponto incentivador.

Divas Corredoras
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse grupo surgiu no ano de 2018 a partir da ideia de uma amiga minha. Ela já corria inclusive bem mais do que eu, porém estava com problemas com relação ao esposo que não estava aceitando ela participar de grupos de corrida, que tinham homens. Ela me questionou para criar um grupo, justamente no ano que entrei na faculdade de Educação Física. Na época eu até recusei, informei que não tinha como, mas ela insistiu, disse que me ajudava e criamos o grupo exclusivo para mulheres. No período o nosso foco era de corrida, só que foram surgindo muitas mulheres até iniciantes que não corriam, apenas caminhavam e queriam também entrar no nosso grupo, e assim a gente foi mudando algumas restrições para abranger mais mulheres. Somos 66 mulheres, mas infelizmente nem todas estão ativadas na prática das atividades. Temos um evento por mês, onde nos encontramos em espaços assim, como aqui no Parque da Lagoa, às vezes nos encontramos lá no Jardim Brasil no SIM ou no Recanto das Flores, um complexo de condomínios ali no Conjunto Feira IX”, explicou.

Como fazer parte do grupo?

Segundo Lívia, o grupo vai se fortalecendo através das indicações.

“As pessoas quando conhecem o nosso grupo aqui na rua por exemplo, se interessam e verificam com algumas das meninas como faz para participar. Então eu converso incialmente com estas pessoas, para explicar qual é a proposta do grupo, porque já tivemos casos de pessoas entrarem, pensarem que seria uma assessoria de corrida, mas na verdade não é. Então eu faço essa explanação, porque nós somos um grupo de incentivo, onde incentivamos diariamente as mulheres, principalmente aquelas que estão em casa, desanimadas, com problemas, então quando a gente coloca alguma informação no grupo, como ‘estou indo correr, estou indo para academia’, quem está em casa, já se interessa, cria ânimo e vai também. Muita gente também começa a conhecer o nosso grupo através do Instagram, mas nós também temos o nosso WhatsApp onde todas as informações são passadas”, contou.

Existe algum custo para participar?

Segundo Lívia Moreira, o único custo é para aquisição da camisa do grupo, se caso a pessoa tiver o interesse.

“O nosso único custo, é da aquisição da camisa para quem quiser, até porque não é obrigatório, mas se torna uma marca, uma padronização do nosso grupo. Geralmente quando a gente realiza algum tipo de evento que contrata profissionais como professores de Zumba, Fit Dance, nestes casos, nós pedimos a colaboração do grupo, porque precisamos também pagar estes profissionais. E quando realizamos café da manhã, o nosso café é compartilhado, cada um traz a sua parte e a gente se diverte”, informou.

A educadora física também destacou os benefícios da atividade física para o corpo humano.

“O movimento é necessário para a vida, pois é isso que nos mantém vivos. Nosso corpo não foi projetado para ficar parado. Infelizmente algumas pessoas possuem dificuldades para a prática, mas foi no ano de 2018 que me senti atraída pela área, porque a partir do momento que comecei a correr, percebi os benefícios da corrida. Eu por exemplo estava acima do peso, vi que pessoas idosas estavam cheias de problemas de saúde, e vi nas atividades, uma vertente essencial para diminuir os impactos da saúde, inclusive melhora também a condição de saúde pública, pois se as pessoas se mantém saudáveis, certamente irão depender menos dos serviços de saúde de forma pública. Esta é minha premissa, minha ideia e tentar abranger o máximo de pessoas nesta ideologia”, concluiu.

Jaciene Azevedo também faz parte do grupo. Ao Acorda Cidade ela contou que teve Covid-19 e apresentou algumas sequelas.

Divas Corredoras
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu fui orientada pelos médicos que fizesse atividade física justamente por conta da Covid-19 que tive. Lembro que foi um dia de domingo lá na Noide Cerqueira, encontrei com as Divas, tive o interesse de participar e não sai mais, estou até hoje, e nem pretendo deixar o grupo”, contou.

A confeiteira Eliene Amorim também integra o grupo Divas Corredoras FSA. Ela contou que conheceu o ‘Divas’ através de uma amiga.

Divas Corredoras
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Praticar atividade física é muito importante, eu por exemplo já tenho dois anos correndo em corridas oficiais, e já somei 24 medalhas. Conheci o Divas através de uma amiga, e isso nos traz bastante benefício, porque o foco é a saúde, o bem-estar, mas também interagir com outras pessoas, isso distrai a mente, esquece dos problemas”, relatou.

A professora Marta Barbosa participa do grupo há dois anos. Segundo ela, a prática de exercício físico sempre fez parte da rotina do dia a dia, mas após o parto, começou a ganhar peso, e teve a iniciativa de voltar a realizar as atividades.

Divas Corredoras
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu já participo do grupo há dois anos, já treinava com Lívia lá no bairro onde moramos, e sempre vi Lívia incentivando outras mulheres na academia. A gente utilizava um caminho lá no Feira VII para fazer funcional, eu estava acima do peso, me recuperando de um pós-parto, e Lívia mais uma vez foi uma inspiradora, de incentivar, de ter uma pessoa ali do seu lado ‘você pode, você consegue, não desanime’, então me sinto feliz em participar do grupo porque além da atividade, tem essa laço de amizade que fazemos aqui, e depois temos o resultado na estética do corpo”, contou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade