Esportes

Canoagem, ciclismo e corrida de aventura movimentam o interior da Bahia neste final de semana

A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paraconagem 2023 acontece neste final de semana na cidade de São Félix.

09/06/2023 às 19h47, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Neste final de semana, competições válidas pelos circuitos estaduais de canoagem, ciclismo e corrida de aventura acontecem pelo interior da Bahia, respectivamente, nas cidades de São Félix, Morro do Chapéu e Camamu. Todos os eventos contam com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Canoagem

A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paraconagem 2023 acontece neste final de semana na cidade de São Félix. Com a presença de 120 atletas das equipes de Ubaitaba, Ubatã, Itaetê, Maraú, São Félix, Camamu e Taboquinhas, a competição faz parte do circuito de doze etapas realizado pela Federação Baiana de Canoagem (Febac) e apoiado pela Sudesb.

Ao todo, 12 cidades vão receber o circuito, que já passou por Ubatã e Santo Estevão, na Bahia. O estado também foi destaque nas duas competições nacionais do ano com o maior número de medalhas e a liderança no quadro geral.

Ciclismo

Foto: AG Sport

Morro de Chapéu é a casa do ciclismo MTB baiano neste final de semana. Com o congresso técnico neste sábado, 10, às 20h, no Mercado Cultural, e a largada das 17 categorias, entre os percursos pro, light e turismo, no domingo, 11, a partir das 9h, cerca de 250 ciclistas participam da 15ª edição da prova Desafio MTB na Chapada de Diamantina.

Válido pelo ranking da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a competição conta com as categorias: elite masculina, feminina sub-30, master 30 a 34, master 35 a 39, master 40 a 44, master 45 a 49, master 50 a 54, master 55 a 59 no percurso pro de 65km; master feminina, feminina iniciante, junior masculina, sport A, sport B, sport C e nelore (+90kg) no percurso light de 48km; e turismo masculino e turismo feminino no percurso de 25km.

O organizador e atleta, Thiago Brito, considera a prova tradicional no estado por causa do percurso próprio com todo tipo de variação, que dificulta o nível e seleciona os melhores para ser campeões, e pelo frio característico da região. “A expectativa é muito grande com os atletas da região e de cidades mais distantes. Continuamos com o objetivo de revelar novos atletas. Sem sombra de dúvidas, esse ano deu uma alavancada com o apoio da Sudesb para melhorar o que já fazíamos de estrutura e apoio aos atletas”, pontua.

Corrida de Aventura

Foto: Sudesb

Válido como a 9ª etapa do Circuito Brasileiro de Corrida, pela Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), a 2ª etapa do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, pela Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA), e a 4ª etapa do Adventure 1 Series, a segunda edição do Bahia Adventure Race acontece neste final de semana em Camamu. Com as modalidades de trekking, ciclismo mountain bike, canoagem e orientação, a competição reúne cerca de 120 atletas em quatro dias de prova, da quinta-feira, 08, até o domingo, 11, num trajeto entre 160km a 200km.

Os atletas irão largar na modalidade canoagem percorrendo a Baia de Camamu até uma Ilha da Baía de Camamu, onde onde será feito um trekking. Então, seguem de canoa, passando por locais como Barra Grande e Taipú de Fora e indo ao encontro das bikes para um percurso de, aproximadamente, 100km em áreas rurais, de seringa e de eucaliptos, comuns na região.

Após ser realizada em demais pontos turísticos da Bahia, como Costa do Sauípe, Imbassaí, Praia do Forte e Morro de São Paulo, o evento promove uma experiência de turismo esportivo diferenciada. Participantes de São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também vão participar da competição.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade