Educação

Escolas municipais iniciam ano letivo de 2021 com aulas semipresenciais; sem materiais, algumas ainda não retornaram

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de educação de Feira de Santana, Anaci Paim, afirmou que as unidades escolares foram divididas em dois grupos e seus retornos foram escalonados.

23/08/2021 às 16h58, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

As escolas da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo de 2021, nesta segunda-feira (23), de forma semipresencial. O calendário segue até o final de janeiro de 2022. De acordo com os protocolos divulgados pela Secretaria de Educação, cada sala deve abrigar presencialmente somente metade das turmas.

No Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, os alunos que foram até a unidade hoje assistir às aulas passaram pelo tapete sanitizante logo na entrada e foram orientados com relação a todos os protocolos que deverão ser seguidos a partir de agora, a exemplo da higienização das mãos com o álcool em gel a 70%.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A professora Daiane Aragão, que também é vice-diretora do turno vespertino do Colégio afirmou em entrevista ao Acorda Cidade, que a equipe está pedagogicamente preparada e com toda a orientação para um retorno seguro das atividades.

“Nós recebemos esses protocolos, que são comuns a todas as escolas, como tapete sanitizante, que é essencial na chegada dos alunos e higienização das mãos com álcool em gel logo na entrada. Nós estamos recebendo os alunos e praticando com eles para que entendam quais são os protocolos e se habituem a eles. Na sala de aula, não haverá compartilhamento de materiais escolares, os professores estão cientes e orientando os alunos. A hora da merenda também é um momento muito importante, como higiene das mãos sempre, e manter as máscaras após o término do lanche”, informou a professora.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Ainda de acordo com ela, essa semana será de acolhimento e orientação aos estudantes, e que a maioria dos pais está apoiando o retorno das aulas.

“Hoje pela manhã recebemos um grupo de alunos. A primeira semana no Joselito Amorim foi planejada com muito cuidado, muita cautela, e estamos vivenciando uma semana de ambientação. Durante essa semana os alunos serão orientados sobre os protocolos, serão acolhidos pelos professores, faremos dessa mesma maneira até a sexta-feira. Nós recebemos alunos do primeiro ao nono ano, no matutino e vespertino a partir de 6 anos, e à noite oferecemos Educação para Jovens e Adultos. Poucos pais estão sinalizando a impossibilidade de trazerem os filhos para escola, mas são poucos casos. A maioria dos pais está ligando para nós, dando apoio, pois estão sentindo que a escola está num momento de segurança”, destacou.

Ela salientou também que o Colégio Joselito Amorim possui capacidade para 600 alunos em cada turno, mas somente 300 irão frequentar as aulas a cada semana, por turno.

“Segundo os protocolos, cada sala funcionará com metade dos alunos, de forma que pela manhã temos aproximadamente 600 alunos. Nossas salas são amplas e recebemos 300 alunos num turno. Estamos recebendo todo o apoio da Secretaria de Educação, em termos de higienização e estão nos enviando recursos humanos, para que tudo aconteça a contento”, frisou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Por outro lado, algumas escolas da rede municipal, a exemplo do Centro Educacional Monteiro Lobato, não iniciaram as atividades semipresenciais nesta segunda-feira.

A direção do Monteiro Lobato emitiu um comunicado aos pais dos alunos matriculados que não iria dar início ao ensino híbrido hoje por não terem recebido ainda a merenda escolar, os kits de materiais escolares e as máscaras de proteção para serem distribuídos aos estudantes. E, portanto, irão continuar com o ensino remoto.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, a secretária de educação de Feira de Santana, Anaci Paim, afirmou que as unidades escolares foram divididas em dois grupos e seus retornos foram escalonados.

“Um grupo de escolas que passaram por protocolos sanitários e que já têm interferência na rede física, estão prontas, incluindo aquelas que não tiveram interferências, mas que estão com a parte física adequada e com protocolo já instalado, essas foram incluídas no grupo das atividades híbridas. Outro grupo de escolas que estão com projetos e interferências na rede física em execução e terminam essa semana, entre o dia 25 e o dia 30, nós escalonamos em outro grupo com atividades impressas”, explicou a secretária.

Ela informou que a alimentação escolar foi distribuída hoje para as escolas que estão no híbrido, com presença de alunos. Além disso, a secretaria disponibilizou 150 ônibus para o transporte nos distritos e 40 vans atendendo os professores que atuam nos distritos.

“Os alunos vão receber máscaras. O fornecedor vai entregar na próxima semana e vamos distribuir quatro por aluno. As escolas que têm recursos diretos, ou seja, receberam o dinheiro, também compraram o termômetro. Adquirimos mais cinquenta para as escolas que não têm recursos diretos, e as demais providências estão em andamento”, completou.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade