Tecnologia

Entenda por que mais megapixels não significam necessariamente melhor qualidade de imagem

Atributo tem a ver com a resolução, ou seja, com a qualidade da imagem com base na ampliação na qual é submetida

04/12/2019 às 09h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os menos avisados podem estabelecer uma relação de causa e efeito entre mais megapixels em câmeras e a qualidade de imagem. Mas essa relação não é verdadeira, embora seja anunciada por fabricantes de celular como um dos atributos mais importantes. Quantidade não significa qualidade, e isso também se refere às câmeras de smartphone.

Os especialistas indicam que esse é um fator importante, mas não o único. Se levarmos em conta apenas essa característica, o resultado pode ser até o oposto. De forma geral, pode-se dizer que o número de megapixels tem a ver com a resolução da câmera (tamanho da imagem, portanto), e não com a qualidade. Os números de 5, 8, 12 e 16 megapixels nos dizem em quantas vezes aquela imagem pode ser ampliada, sem perder a nitidez.

O iPhone 11 tem uma câmera de 12 megapixels; o Samsung Galaxy Note 10, uma lente de 16; o Mate 30, da Huawei, um sistema triplo de câmera com um sensor de 40 megapixels. Incrível, não é? É um número impressionante, mas se você for imprimir uma foto em uma folha A4, por exemplo, tanto faz qual celular você vai escolher. O uso normalmente está em fotos enviadas pelo WhatsApp, websites e redes sociais. Normalmente, essas plataformas até reduzem a qualidade da imagem para que ela fique mais leve.

Quando for comprar um celular, leve em conta, além dos megapixels, outros indicadores. Para quem faz vídeos com frequência, observe em quais modos as câmeras gravam: em HD, Full HD ou Ultra HD.

Outro aspecto importante é o ISO. Esse é um componente importante presente em câmeras fotográficas e na maioria dos celulares do mercado. Ele permite controlar a entrada e a sensibilidade à luz. Dessa forma, é possível ter mais opções de acordo com o ambiente (se mais ou menos claro). Alguns celulares permitem controlar esse valor, enquanto outros apenas possuem a configuração automática. Para mexer nos números, no entanto, é necessário ter uma noção básica de como esse recurso funciona.

Outro aspecto fundamental que deve ser observado é a abertura da câmera do smartphone. Câmeras tradicionais de foto possuem o diafragma, um dispositivo que controla a passagem de luz e permite focar e desfocar diferentes planos. Os valores são dados como 2.2 e 1.8. Quanto menor, mais capacidade de abertura, proporcionando imagens mais claras.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade