Feira de Santana

Derrota de candidatos a deputado federal em Feira é ‘algo que precisa ser debatido’, avalia José Ronaldo

Na opinião de José Ronaldo, essa é uma tendência que já vem ocorrendo há algum tempo por parte do eleitorado feirense, principalmente para o cargo de deputado federal.

05/10/2022 às 12h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho analisou, nesta quarta-feira (5), o fato de a cidade não ter conseguido eleger nenhum deputado federal dentro da base do candidato ao governo do estado ACM Neto.

Programa Acorda Cidade · Coordenador de campanha de ACM Neto avalia resultado do primeiro turno das eleições 2022

Somente a oposição conseguiu eleger um deputado federal em Feira, que foi o candidato Zé Neto (PT), dando continuidade ao mandato por mais 4 anos. Para a Assembleia Legislativa do estado, o número também não foi muito expressivo, com apenas 5 candidatos eleitos. Foram eles: Angelo Almeida (PSB), José de Arimateia (Republicanos), Binho Galinha (Patriota) e Pablo Roberto (PSDB). Além deles, é incluído na lista devido a sua atuação na cidade o jequieense Robinson Almeida (PT).

Na opinião de José Ronaldo, essa é uma tendência que já vem ocorrendo há algum tempo por parte do eleitorado feirense, principalmente para o cargo de deputado federal.

“Deputado estadual, sai com 3 ou 4, é um número que não é significativo, mas foi melhor do que para federal. No caso de deputado federal já há algum tempo só elege um. Nós temos, se você fizer um levantamento da votação, que mais de 150 mil votos foram dados a deputados federais que não têm base eleitoral em Feira de Santana. São votações expressivas, que somando chega a um patamar gigantesco, maior do que aqueles que tem domicílio em Feira, ou seja, que não residem e não votam na cidade. Isso tem acontecido de maneira muito grande e dificulta ter deputados de Feira. E esse número está aumentando a cada eleição”, pontuou o ex-prefeito e coordenador da campanha de ACM Neto para governador do estado.

Na opinião dele, essa situação é algo que precisa ser debatida e analisada, não apenas quando está perto da eleição.

“Quando se aproxima da eleição, já existem posições tomadas e concluídas. Acho que para 2026, no início de 2025, esse assunto deveria ser debatido e analisado, com seguimentos organizados da cidade, que poderiam junto com a imprensa, provocar esse assunto na sociedade, debatendo”, afirmou.

Leia também: ‘Já foi uma vitória disputar o segundo turno’, diz José Ronaldo sobre campanha de ACM Neto na Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A expressão de ACM Neto “Irei Governar com quem ganhar” foi negativo a sua campanha, político tem que se posicionar, político não vota em branco, tão pouco fica em cima do muro, não voto no PT, mas Neto tem que ser mais humilde.
    A Deputada federal Dayane Pimentel surfou a Onda Bolsonaro, foi eleita, rompeu com Bolsonaro e atacou de forma vil seu próprio eleitorado, esperavam mesmo que ela fosse reeleita?
    Politico inteligente não ataca eleitor, pois mesmo os que no momento estão contra, no amanhã poderão mudar de lado.

  2. O Acm Neto fica com a conversa que foi o melhor prefeito do Brasil e vai perder a eleição para um desconhecido o Acm avô era um grande político e liderança que a Bahia nunca mais vai ter ! a sua falha em roubar mesmo que na entica foi que o prejudicou é quem mais batia nele era o Lula 13 os seus 13 coligados que o rebaixou e tomou o seu lugar na roubalheira em escala 100 vezes maior rouba a Bahia a 16 anos sem ser incomodado ai vem este Acm Neto que vai perder mais uma vez para os petebas é 13 é 13 é 13 servindo de capacho e diminuindo o nome da família é um frouxo mesmo não dá nem a unha do dedo midinho do avó e ainda Eduardo Magalhães esta excomungado pelo é 13 é 13 é 13 que vergonha seu apoio a lula 13 só pode ser um mentecapto que acha que os 13 que dividiram o voto entre ele e o Jerônimo 13 no primeiro turno vai apoiá-lo, se é pra cair cai com dignidade procura ajuda político infante.

  3. Largo do Campo Grande – Canela, Salvador – BA, 40301-110. lugar de chorar é no pé do cabloco. o povo tá cansado dessa velha política de cargos e favores… o povo tá ficando politizado. Zé Ronaldo, vai descansar e aproveitar os frutos dos dividendos que tu conquistou com a máquina pública nesses quase 30 anos em Feira. acabou com esse negocio de vocês empurrar esses candidatos goela abaixo para o povo. parafraseando o saudoso luva de pedreiro: – RECEBA!

    1. Porque será né? A galera graças a Deus tá acordando! Espero que seja assim também pra eleição para prefeito, já passou da hora de velhos políticos saírem de Feira.

  4. Feira é uma cidade feita por quem vem de fora. Nasceu por causa dos tropeiros, que estavam de passagem. Consigo entender o povo que reside aqui não votar em quem é daqui.

  5. Ja que estes tipos de situações vem ocorrendo com certa frequência em nossa cidade é preciso montar uma estratégia para diminuir este índice de dificuldade para eleger deputados federais da nossa cidade

  6. FSA cidade sem muita Identidade muitas gente que vem de fora que não conhece ao Fundo a história da Cidade e aí dão créditos pra os de fora..
    O prefeito Jose Ronaldo que os diga mais um que não é de Feira e foi abraçado,mais ainda bem que seu governo foi bom!!!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade