Feira de Santana

Professores saem insatisfeitos de audiência e marcam assembleia para segunda-feira (31)

Além de representantes da APLB Feira, mães de alunos formaram a comissão que participou da audiência nesta quinta-feira (27).

27/07/2023 às 22h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana, que paralisaram as atividades por 24 horas nesta quinta-feira (27) para cobrar respostas para a pauta de reivindicações da categoria, saíram insatisfeitos da audiência com a secretária municipal de educação, Anaci Paim.

A reunião ocorreu no Museu Parque de Saber, após um ato público dos professores no prédio da secretaria.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo Marlede Oliveira, presidente da APLB Feira, da extensa pauta apresentada, apenas serão atendidas de forma imediata as que estavam com ações na justiça.

“Após meses tentando ter uma resposta do governo a respeito de uma pauta que se estende desde o ano passado, hoje tivemos uma audiência no Parque do Saber, mas da nossa pauta não houve avanço porque as únicas coisas que eu vi lá que tem mesmo resposta imediata, e que vai ser concretizado, é sobre as ações que movemos na justiça; que é o pagamento integral deste mês – porque era a única categoria que vinha recebendo salário parcelado, pagava uma parte e a outra era quando o prefeito bem quisesse, ao bel-prazer dele – e sobre a alteração de carga horária. Desde 2019 não é publicada alteração de carga horária de professores de 20 para 40 horas. Foram ações que a APLB ganhou”, afirmou Marlede ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Como a categoria considerou que não houve avanços, a não ser com relação às reivindicações que tiveram decisão judicial a favor dos professores, A APLB vai realizar uma assembleia na sede da APLB, às 14h da próxima segunda-feira (27).

“O que estamos vendo é um quadro de descaso de desmoralização dos professores, os trabalhadores da educação estão desmotivados, insatisfeitos, deprimidos e doentes por causa do que vem acontecendo em nosso município. A desvalorização é grande. Falta professores nas escolas, os pais querem que seus filhos tenham aula, mas seus filhos estão sem aula porque faltam 400 professores na rede municipal e até hoje não foi resolvido este problema. A educação de Feira de Santana está na UTI e precisa sair. Dinheiro existe, são milhões que o município recebe para a educação, e deixa assim à toa”, declarou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os professores cobram do governo municipal o cumprimento do Piso Salarial de 14,95%, a Reserva de Carga Horária. Reda, Reformulação do Plano de Carreira, resolução do problema da falta de professores, funcionários, auxiliares para acompanhar as crianças com deficiência, e melhores condições das escolas.

Além de representantes da APLB, mães de alunos e uma professora da base formaram a comissão que participou da audiência.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 27, entre a Secretária de Educação do município, Anaci Paim, e representantes da APLB foram tratados os pontos da pauta apontada pela categoria.

Queremos enfatizar que a Secretaria Municipal de Educação sempre valoriza o diálogo com todos os envolvidos no sistema educacional do município. Entendemos que a atuação conjunta é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da educação em nossa cidade.

No que se refere ao pagamento de 60% dos precatórios do Fundef, é importante esclarecer que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) deliberou, por unanimidade, em conformidade com a sentença de 1º grau, que os recursos devem ser destinados exclusivamente à manutenção da rede municipal de ensino. Essa decisão visa assegurar a aplicação responsável e eficiente desses recursos em benefício dos estudantes de Feira de Santana.

Quanto a proposta de reajuste salarial para todos os servidores já foi enviada pelo Governo Municipal à Câmara de Vereadores para análise e apreciação. Nosso objetivo é promover uma política de remuneração justa e alinhada com as possibilidades orçamentárias do município.

Adicionalmente, estamos comprometidos com o fortalecimento do quadro de docentes da Educação Municipal, investindo na contratação de professores conforme a demanda e as necessidades das unidades escolares. Isso nos possibilita oferecer um ensino de qualidade e proporcionar um ambiente educacional enriquecedor para nossos alunos.

Desde o início deste ano, mais de 300 professores foram encaminhados às unidades escolares onde havia necessidade. Esta semana, foram convocados mais 55 professores temporários para contratação imediata via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Na Educação Especial, buscamos constantemente ampliar o suporte aos estudantes com deficiência, contando com a dedicação de mais de 900 auxiliares e cuidadores. A inclusão e o atendimento às necessidades específicas de cada aluno são prioridades para a Prefeitura.

Reiteramos o compromisso da administração municipal com uma educação de excelência para todos os cidadãos de Feira de Santana. Continuaremos avançando juntos, com o propósito de construir um futuro melhor e mais próspero para nossa comunidade.

Assessoria de Comunicação SEDUC

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que vcs firma se o estado lhes roubasse 31000 reais ? Acredito que nenhum ficaria feliz com isso, pois está é a média do dinheiro *** dos professores após uma luta de 21 anos, vamos lutar por nossos direitos sim e quem estiver incomodado que coloque seus filhos na escola pública, é por conta de imbecis desta natureza que hoje estamos nesta merda o país inteiro.

  2. Se a profissão não está dando certo por conta do governo esses professores poderiam procurar outra coisa pra fazer, a sustentare tem vaga, agora o que não pode é os nossos filhos serem prejudicados com tantas greves e paralisações, essa tal de Marlede só querendo aparecer na mídia, vai procurar uma lavagem de roupa, tenho filho na escola pública e o tempo todo é essa história de paralisação

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade