Feira de Santana

Professores da rede municipal procuram na Secretaria da Fazenda respostas sobre reajuste salarial

Segundo a APLB Sindicato, a categoria procurou as secretarias municipais de Educação e de Administração, mas não obteve resposta.

30/05/2023 às 13h22, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Um grupo de professores esteve no prédio do Centro de Apoio ao Feirense (Ceaf), onde funciona a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), na manhã desta terça-feira (30), para conversar com o secretário Expedito Eloy. Ele atendeu os professores e ouviu as reivindicações da categoria, liderada pela professora Marlede Oliveira, presidente da APLB Sindicato.

Ao Acorda Cidade, Marlede informou que os professores buscam respostas sobre o reajuste do piso salarial deste ano, de 14,95%, uma vez que não conseguiram obter essa resposta com a Secretaria Municipal de Educação, nem com a Secretaria Municipal de Administração.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

“Viemos aqui porque buscamos neste mês inteiro uma resposta com a secretária de Educação, Anaci Paim, sobre o nosso reajuste salarial. Neste ano o reajuste do piso dos professores é de 14,95%. Ela informou que estava realizando um estudo, e na semana passada nós estivemos com o secretário da Administração, e ele disse que não estava tendo conhecimento deste estudo, então, como toda a receita do município, as finanças e os estudo estão aqui na Secretaria da Fazenda, para ver impactos, tudo isso, viemos aqui saber do secretário Expedito Eloy. Ele nos atendeu, foi um número bem expressivo de professores formando a comissão, e ele pediu que nós o aguardássemos até terça-feira que vem, para ele dar uma resposta sobre o estudo que está sendo feito”, disse.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

Marlede disse ainda que o secretário antecipou que já conversou com o prefeito sobre o reajuste dos professores, mas que o município não tem como dar esse reajuste de mais de 14%.

“De antemão ele falou o seguinte, que já conversou com o prefeito e que se for até 4%, porque o município não tem como dar esse reajuste, e o nosso piso é 14,95%. Só que temos receita própria do Fundef que aumenta a cada ano. Para você ter uma ideia, no ano passado, nós tínhamos 50 mil alunos, neste ano temos 56 mil, e as receitas do Fundef são baseadas no número de alunos no município. É preciso que seja garantido o piso dos professores”, destacou.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade
Foto: Paulo José / Acorda Cidade
Foto: Paulo José / Acorda Cidade

O sindicato marcou uma assembleia da categoria para a próxima quarta-feira, dia 7 de junho, um dia após a reunião com o secretário da Fazenda, para conversar com os professores sobre o que foi dito sobre o reajuste deste ano.

Ainda em entrevista ao Acorda Cidade, Marlede ressaltou que os profissionais da Educação estão sendo penalizados no que diz respeito ao cumprimento de seus direitos.

“A categoria vem sendo penalizada com cortes de salários e parcelamentos, inclusive, saiu ontem uma decisão da justiça proibindo o prefeito de autorizar o parcelamento do pagamento a partir de julho. Nossos colegas estão sendo penalizados com o pagamento parcelado dos salários. A gente quer o cumprimento da declaração judicial. São vários problemas que afligem a categoria. Não teve a reformulação dos planos de carreira e não pagou os precatórios ainda”, reclamou.

Foto: Paulo José / Acorda Cidade

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informa que o reajuste salarial para o professor ainda encontra-se em fase de estudos técnicos nas Secretarias de Administração (SEADM) e da Fazenda (SEFAZ).

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa profissão sofrida de professor é difícil, chegará uma época que mais ninguém terá interesse em fazer pedagogia, é muita humilhação,são desvalorizados pela sociedade no geral,espero que em 2024 ano de eleição,vcs dêem resposta nas urnas a essa gestão.

  2. OXE, PESSOAL, TEM COMO DAR AUMENTO NÃO, ESQUECERAM QUE ELE FEZ UMA MICARETA TOP PARA VOCÊS PULAREM JUNTO COM SUAS FAMÍLIAS? ESQUEÇAM ISSO. TEM TERCEIRIZADO SEM RECEBER 4 MESES, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, OBRAS PARADAS, BIBLIOTECA DESTRUÍDA, UPA SEM ACABAR, COLÉGIO SEM REFORMAR. ESPEREM UM POUCO, NA PRÓXIMA GESTÃO VOCÊS VOLTA A PEDIR ESSE AUMENTO. TCHAU, BRIGADO!

    1. A ignorância fede, o recurso da educação não é “oba oba ” do orçamento, não existe lançar mão da verba educacional para fazer qualquer coisa que não tenha relação com a educação. Vai estudar.

      1. E vc acredita mesmo nisso? Eles fazem o que querem com o dinheiro público, se não fossem assim não se tornariam tão ricos fazendo política. Essa micareta teve verba da saúde, da educação e até do pagamento de pessoal, impossível a secretaria cá cultura dispor de orçamento capaz de bancar os estratosféricos cachês do supra sumo da música baiana.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade