Feira de Santana

Professores ausentes de sala de aula sem justificativa terão desconto em folha de pagamento, diz prefeitura

Um levantamento feito pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação mostrou que diversas unidades escolares não funcionaram nesta sexta-feira (8).

09/03/2024 às 15h29, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

escola josé Raimundo Pereira de Azevedo antigo CAIC
Foto: Milena Brandão/Seduc

A Secretaria Municipal de Educação informou, por meio de nota no site da prefeitura no sábado (9), que a ausência de professor em sala de aula sem justificativa plausível resultará em desconto em folha de pagamento. Segundo a nota, “a medida visa garantir a qualidade do ensino, evitar atrasos no ano letivo e assegurar aos alunos o cumprimento das ações pedagógicas.” 

O comunicado ocorreu após a paralisação de professores para cobrar retorno da prefeitura com relação a pauta de reivindicação da categoria.

“Um levantamento feito pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação mostrou que diversas unidades escolares não funcionaram nesta sexta-feira (8). A ausência do docente em sala de aula em qualquer situação que não seja por doença, mudança de prédio ou reparo na infraestrutura das unidades escolares, será descontada em em folha. Outras ausências devem ser devidamente justificadas por meio de documentação enviada a Secretaria Municipal de Educação”, diz a nota.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entendi. Quer ter curso, bom salário, o título mas não quer ensinar ?
    O trabalhador assalariado se acabando para sustentar a boa vida do funcionário público que por sua vez, não querem ensinar o filho do pobre. Depois só o rico que é o explorador!

    1. Quem fala mal de professor provavelmente não conhece e nem vivencia a realidade das condições de trabalho em sala de aula, direitos negados.. quem está de fora é muito fácil opinar!

  2. Se as pessoas que dão funcionários da prefeitura estivessem preocupados com a educação das crianças, estaria conversando com os professores sobre a pauta salarial e os direitos dos professores, em vez de fazer politicagem ditatorial e ignorar que professor é uma profissão e não missão. Professor precisa se alimentar,pagar transporte, contas de fim do mês, tem família também, tem que investir na carreira, pagando cursos e matérias didáticos de qualidade para uma boa aula. Professor tem que ser valorizado e não tratado como escravo por um prefeito e seus comparsas que logo vão estar no olho da rua. E professor é para sempre professor, só precisa ter seu lugar na sociedade respeito.

  3. A preitura deveria estar comprometida em garantir professores em sala de aula! Sou diretora de escola e desde julho do ano passado a escola em que sou gestora faltam professores de inglês, matemática e pedagogia! Isso é direto do aluno e a prefeitura não cumpre!!!

  4. Só esqueceu de falar que as escolas ainda não receberam material didático, livros, as salas sem ventiladores, professores e alunos passando mal, as escolas sem nenhuma estrutura, os professores lutando por melhorias, ai ninguém procura vê e falar .

  5. Prefeito quer melhorar educação para crianças
    Sendo que as crianças está indo para escola duas vezes na semana vamos melhorar isso colber

  6. E o que a prefeitura tem a dizer sobre a Seduc que até Hj não convocou os 15,000 professores que prestaram o concurso público além disso sobre a categoria (O) que tiveram seus contratos extintos.

  7. Como assim o prefeito se preocupa com a educação na escola que minha filha estuda tem turma que só tá tendo aula 2 vezes na semana por falta de professores até hoje não chegou material didático nem fardamento, vocês deveriam fazer uma pesquisa nas escolas pra analisar as dificuldades que as escolas do município vem enfrentando.

  8. Me parece perfeitamente lógico que um funcionário que simplesmente falte ao trabalho, sem nenhuma justificativa, tenha os dias de falta descontados.
    Ainda mais se tratando de gente paga com dinheiro público.

    Não dá pra entender estes cidadãos que vêm dizer que defender isso é “falta de consciência política”.

    1. Então, uma vez descontado o dia o profissional não precisa repor. O prefeito que se vire procurando outro para repor as aulas!!! E o ano letivo não encerra enquanto não houver reposição.

      1. Ora, basta seguir a lógica. O professor falta, o trabalho fica sem ser feito e é claro que a gestão acima dele tem que se virar para entregar o que deve ao “consumidor”, que neste caso é a sociedade que banca a estrutura e os salários dos professores (faltosos, ou não).

        Evidentemente um funcionário que seja contumaz em faltar deve ser demitido, visto que não está atendendo ao que é necessário em sua função.

        Repito algo que já circulou por aqui: os professores, se estão insatisfeitos, devem sair e deixar que os gestores da educação pública (ou seja lá como são chamados estes) lidem com o problema da falta de gente para trabalhar (inclusive e sobretudo com a pressão popular).

        Agora, o que não dá é pra se comprometer com o trabalho e depois ficar faltando.
        É uma afronta à sociedade, que paga toda essa conta.

  9. Mas até com atestado médico descontam os dias que o professor falta quanta hipocresia,falta auxiliar para crianças especiais, e muitos casos esses profissionais não estão preparados para sumir adequadamente para o cargo, estão ali como babá, tem sala com três ou mais crianças especial ,sabemos o quanto as crianças especiais precisam serem orietas com atividades especiais o professor tem que se virar em dez ,por falta de profissionais especializados na função de auxiliar no caso,auxiliar e professor tem que estarem conectados desde planejamento das atividades, do contudo,sabemos a criança ela tem um tempo curto para desenvolver as atividades aí que a intervenção do auxiliar precisa estar foca e interada com os objetivos do professor e conteúdo.

  10. Mas até com atestado médico descontam os dias que o professor falta quanta hipocresia,fslta auxiliar para crianças especiais, e muitos casos esses profissionais não estão preparados para sumir adequadamente para o cargo, estão ali como babá, tem sala com três ou mais crianças especial ,sabemos o quanto as crianças especiais precisam serem orietas com atividades especiais o professor tem que se virar em dez ,por falta de profissionais especializados na função de auxiliar no caso,auxiliar e professor tem que estarem conectados desde planejamento das atividades, do contudo,sabemos a criança ela tem um tempo curto para desenvolver as atividades aí que a intervenção do auxiliar precisa estar foca e interada com os objetivos do professor e conteúdo.

  11. Sr Prefeito tome vergonha a escola Diva Matos Portela, os ar-condicionados nunca foram ligados, os Professores e alunos sofrendo com o calor absurdo, até o momento sem LIVROS, FARADAMENTO, SEM PROFESSORES. Que texto vergonhoso esse por os Srs não falam o real motivo da ausência dos Professores.

  12. Até hoje não entendo porque as escolas e mesmo universidades públicas não têm relógio de ponto, ou registro eletrônico de entrada e saída, um privilégio caro e injusto em relação aos demais servidores. O MP deveria obrigar a resolução dessa falha terrível do Estado e dos municípios.

  13. E o que a Seduc tem a dizer sobre os milhares de estudantes especiais sem cuidadores e auxiliares. Tantas outras escolas sem.professor ou funcionando em prédios improvisados Isso sim prejudica os estudantes da escola pública. Até hoje sem fardamento e sem kit escolares. A paralisação denuncia o caos no ensino público de Feira de Santana

  14. Chega a ser ridículo e patético um texto como esse! Quanta mentira em um texto só!!! Qualidade? Empenho? Ano passado as crianças tinhm 3 dias de aula na semana e era normal. Ninguém se ausentou sem justificativa. As aulas serão repostas… o que nossos colegas estão fazendo é lutando para que textos como esse não existam. O departamento deveria está debruçado para propor um plano de recomposição de aprendizagens efetivo e eficiente e não ficar esperando que os Institutos venham fazer o que a equipe da seduc sabe fazer com mestria. Quanta involução em Feira. É de doer. Vem rodando eleições!

    1. O salário deve ser cortado e a justiça do trabalho acionada. Absurdo o que a APLB faz com os estudantes. Uma briga politica sem nenhum sentido a não ser as eleições que se aproximam e a presidente do sindicado faz campanha para ser vereadora usando os professores como escudo.
      Se existem pendências que se busquem a justiça e não interrompam as aulas.
      Absurdo !

      1. Talve vc fala isso porque não tem um filho estudando na rede do município onde começa o ano letivo sem professores onde nossos filhos só frequenta a escola 2 vezes na semana por falta de profissionais crianças especiais sem inclusão social por falta de um auxiliar ou cuidador escola sem fardamentos e matérias didáticos para os professores trabalhar porque nem o kit escolar nossos filhos recebeu é fácil defender seus aliados difícil é passar e enfrentar o que enfrentamos essa luta e de muitos anos nas escolas do município triste e muito lamentável como tem pessoas que ainda apoia isso enquanto o filho do pobre e negro sofre para conseguir um aprendizado ou sequer uma formação descaso total do prefeito

      2. Quando foi que o governo sentou para discutir as propostas da categoria? Nunca,
        Todos trabalhadores tem seus representantes legais e o governo simplismente nem se quer recebeu a categoria.

  15. Excelente medida! Isso deveria ter em todas as instituições públicas, escolas e universidades. Fui estudante do Gastão Guimarães e Uefs, cansei de dar viagem perdida por professores faltosos. Passam num concurso e acham que podem fazer o que quer, total falta de respeito aos alunos.

    1. Palhaçada igual é esse teu comentário Carla tenho certeza de que sua ignorância não advém da ausência de professores e sim da ausência de consciência política.

      1. Eu não entendi essa revolta, é só ir trabalhar que não terá corte no salário! Todos os trabalhadores de CLT é descontado faltas pq vcs não? É só ir trabalhar certinho

      2. Agora é errado cobrar pelo cumprimento do serviço público? Ainda bem jogar a carta “consciência política”? Você deve ser mais um servidor incompetente e omisso, que quer sobreviver às custas do Estado!

    2. Se a prefeitura fosse “comprometida em oferecer uma educação de qualidade”, com certeza iria cumprir os direitos do professor. Cadê o aumento do salário do ano de 2023? Como estão as condições do trabalho do professor na escola? Para com essa conversa de “qualidade da educação” que está feia!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade