Reconhecimento

Professor de Matemática de Feira de Santana está entre os melhores do país

O Brasil ocupa hoje a 65ªposição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

13/03/2024 às 10h21, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Professor de matemática - Fábio Lima
Foto: Arquivo pessoal

José Fábio de Araújo Lima, professor da rede estadual da Bahia, é um dos finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Ele está entre os 20 que concorrem à categoria ouro, em um evento online, que acontece no dia 27.

O Brasil ocupa hoje a 65ªposição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 daInternacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.

A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze.

Um evento online – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do País – marca a divulgação dos resultados, no dia 27 de março. Ao todo, 67 professores foram premiados, dos quais 48 na categoria bronze, 9 na categoria prata e 10 na categoria ouro.

“Os 10 premiados na categoria ouro só serão conhecidos no dia 27. Entre os 20 finalistas, há representantes de diversos estados do País como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul”, explica João Valberto Costa Cavalcante, membro do Conselho Gestor da Olimpíada.

Professor de matemática - Fábio Lima
Foto: Reprodução

Um deles é José Fábio de Araújo Lima, professor da rede estadual da Bahia, lotado no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, em Feira de Santana. Entre várias iniciativas inovadoras no ensino da Matemática, ele foi um dos participantes de um projeto chamado “Caravana da OBMep – Olimpíada Brasileira de Matemática”, que circulou por vários municípios do interior da Bahia, selecionando professores e dando curso sobre o ensino da Matemática e o uso das questões da OBmep em sala de aula”.

Ele também ajudou a criar uma olimpíada exclusiva na escola onde leciona e mantém um canal no YouTube onde leva questões de Matemática para uma audiência de sete mil inscritos.

Professor de matemática - Fábio Lima
Foto: Reprodução

Se José Fábio estiver entre os 10 premiados na categoria Ouro, ele embarca para Xangai no mês de outubro para participar deum intercâmbio técnico e cultural de 15 dias para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no PISA.

Professor de matemática - Fábio Lima
Foto: Arquivo pessoal

“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, considera Valberto.

Depois da viagem de premiação, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos pôr os pingos nos “is”: Entre 81 países avaliados o Brasil está em 65. Ou seja um dos PIORES do mundo. Parabéns Paulo Freire, pátria educadora e todo entulho de esquerda que governa o país há décadas!

  2. Esse veio da escola pública, merece palmas de pé, parabéns Fábio, do interior para o Mundo, fico feliz em ver você brilhar!!! Seus professores de Taquinho-Ba devem se orgulhar de você…..

  3. Parabéns, professor Fábio, por ser reconhecido como um dos melhores do país em sua área! Sua dedicação e comprometimento com o ensino da Matemática são verdadeiramente inspiradores. É através do empenho de educadores como você que podemos vislumbrar um futuro melhor para a educação em nosso país. Continue fazendo a diferença na vida dos seus alunos e contribuindo para elevar o nível de ensino no Brasil. Seu trabalho é um exemplo a ser seguido.
    Leila Silva

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade