Educação

Pela primeira vez na história, duas mulheres comandam reitoria da Uefs

A Chapa 1 tinha como candidatas as professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho.

06/04/2023 às 15h30, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Gestoras da Uefs_ Foto Divulgação
Foto: Divulgação/ Ascom Uefs

Foi confirmado na madrugada desta quinta-feira (6) o resultado das eleições para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs): a Chapa 1 que tinham como candidatas as professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho sagrou-se vencedora do pleito e traz, pela primeira vez na história da instituição, em seus mais altos cargos, duas mulheres como gestoras.

Ainda na noite de ontem, a professora Amali Mussi declarou: “O resultado das eleições demonstra que o nosso projeto é muito bom, mas ele não se faz sozinho, ele se faz no coletivo que também demonstra que quer continuar construindo esta universidade”.

A candidata eleita ainda agradeceu a confiança depositada na Chapa 1 e reafirmou que trabalhará pelo compromisso feito durante a campanha.

Em entrevista, a candidata eleita para o cargo de vice-reitora, professora Evanilda Carvalho afirma: “É uma responsabilidade muito grande representar todas as mulheres negras que me antecederam e que lutaram para que o ensino superior chegasse a outras iguais a nós. Assumo esta responsabilidade com muita honra, com a confiança de todos e todas vocês, em nome dos nossos ancestrais e descendentes que ainda vão nascer.”

O professor Dagoberto Feitas, da Chapa 2, declarou que o resultado das eleições “não foi uma surpresa muito grande e que viu-se um embate e uma disputa com uma gestão que já está aí e a gente compreende que uma gestão sempre tem muita força, mas é importante dentro do processo democrático chapas disputando e isso favorece o debate onde a gente discute a universidade.

O professor disse ainda que “o mais importante é fortalecer a instituição, da eleição, e aproveitamos para reconhecer o trabalho da Comissão Eleitoral que superou todas as dificuldades e garantiu que tudo corresse bem”.

Números e próximos passos

Os números dos votos válidos computados pela Comissão Eleitoral registram que a Chapa 1 recebeu 2.614 votos válidos, alcançando o percentual de 73,70% dos referidos votos, enquanto a Chapa 2, recebeu 883 votos, com o percentual de 22,20% dos votos válidos Os demais números serão publicizados no próximo dia 10 de abril, conforme Regimento Eleitoral. No dia 20 deste mês, o Conselho Universitário (Consu) estará reunido a fim de homologar e encaminhar os nomes das/dos integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mulheres competentes e preocupadas com o processo inclusivo e principalmente em assegurar as condições de permanência para os estudantes! Parabéns e muito sucesso!!!!

      1. Carlos Alberto lhe digo , aqui na Bahia pode ter índices horríveis como mostra , porém o que Bolsonaro fez para melhorar???? E outra isso vai de cultura e de interesse de aprendizado

    1. Obviamente que competência não depende disso, mas a comunidade universitária reconheceu a importância de se ver representada por gestoras, que refletem de forma mais fidedigna sua composição plural nos mais diversificados aspectos da condição humana.

  2. Parabéns Eva! Vc merece todo sucesso do mundo! Ganha a UEFS. Ganha a população feirense. Vc é muito competente e comprometida com tudo que se propõe a fazer. Felicidades nesse novo desafio!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade