Educação

Pais fazem manifestação para cobrar inauguração de escola no Papagaio; secretária afirma que entrega será ainda neste mês

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu retorno à comunidade.

19/02/2024 às 09h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Pais e responsáveis de alunos matriculados na rede municipal de ensino realizaram na manhã desta segunda-feira (19), uma manifestação em frente à Escola Municipal Antônio Carlos Pinto de Almeida a fim de cobrar a inauguração da unidade escolar.

Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com informações obtidas pelo Acorda Cidade, o investimento para a ampliação e reforma da unidade é de R$4 milhões. Com cartazes, caixa de som, apitos e pandeiros, os pais reivindicaram uma solução por parte da Secretaria Municipal de Educação já que as obras de reforma da escola, que está localizada no bairro Papagaio em Feira de Santana, teriam sido iniciadas em julho de 2022 com a previsão de entrega em outubro de 2023, mas não aconteceu.

Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Elismara Luiza, mãe de dois filhos matriculados na unidade, contou ao Acorda Cidade que os alunos foram transferidos para uma unidade escolar no bairro Baraúnas, enquanto aguardavam a inauguração da Escola Antônio Pinto de Almeida.

Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Falaram que iriam entregar ainda em novembro de 2022, depois foi pulando, pulando. Não entregaram, ficaram na promessa que iriam entregar. Muitas mães matricularam seus filhos com a esperança de ficarem perto de casa, porque é o primeiro ano. Essas crianças nunca saíram de perto dos pais. São cerca de 300 alunos. As crianças estão indo para a Baraúnas, o ônibus sai às 7h e volta 12h, mas às vezes um calor infernal, às vezes na chuva. As crianças ficam no colégio na Baraúnas que toda vez que chove alaga tudo. O que a gente vai fazer?”, disse.

Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O Acorda Cidade entrou em contato com a Secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, que deu retorno à comunidade. Em entrevista na Rádio Sociedade News, também na manhã desta segunda-feira, a secretária afirmou que a inauguração da escola no bairro Papagaio acontecerá ainda neste mês, no dia 29.

“Estamos passando por um projeto de restruturação, ampliação e reconstrução da rede de ensino. A escola Antônio Carlos Pinto de Almeida é uma das escolas em que sua área foi refeita 100%. Saiu de seis salas para doze ambientes específicos para atividades pedagógicas, quadra de esportes coberta, cozinha e refeitórios novos, salas administrativas para professores, direção e coordenação. Todos os ambientes devidamente equipados e no dia 29 de fevereiro será a inauguração”, relatou.

Anaci Paim ainda frisou que mesmo com o atraso na inauguração da unidade escolar, todos os alunos foram transferidos para uma escola no bairro Baraúnas, com transporte e educação de qualidade.

“Colocamos sempre à disposição um ônibus para deslocar os alunos à escola Antônio Eloy, que é uma escola nossa que utilizamos para esse tipo de remanejamento enquanto o prédio não ficava pronto. Várias escolas já passaram por aquele prédio enquanto esperam a obra ser concluída, para não ter nenhum tipo de situação de dificuldade. Portanto, as mães, crianças, toda a comunidade podem ter certeza que o prédio no Papagaio ficará maravilhoso para ofertar um ensino de qualidade para esses alunos”.

Manifestação de pais e responsáveis
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Após o retorno da secretária de Educação, os pais informaram à reportagem que aguardam a nova data de inauguração para que os filhos retornem à escola.

“A informação é boa, ninguém também vai pra outra escola, vamos aguardar a inauguração para deixar os nossos filhos aqui. Ninguém vai para a Baraúnas. Todo mundo vai ficar aqui no Papagaio”, disse uma mãe.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fazer creches, contratar professores, melhorar as condições das escolas, e segurança tb nas mesmas,não retirar o EJA do Cívico militar de jaiba,isso sim tem q ser feito

  2. Uma entrevista do PJ ( o repórter) falou que não tinha vigilante para separar os alunos de brigas. Vemos que as mães não educam seus filhos e joga as responsabilidades para os outros. Me façam um suco de maracujá viu!!!

  3. Tá parecendo coisa orquestrada da APLB e PT. O Prefeito Colbert tá inaugurando escola todos os dias, cada uma melhor que a outra, e hoje mesmo fez uma inauguração retada e vem essa matéria para tentar minimizar o trabalho do Prefeito..Nenhum Prefeito fez tanto pela educação como os dois Colbert Pai e Filho esta fazendo….o Resto é picuinha de quem não tem o que fazer..

  4. A quem interessar possa: FEIRA TEM Ministério público? , Feira tem Justiça? Um prefeito que não cumpre Sentenças judiciais desmoraliza a JUSTICA LOCAL e fica por isso mesmo.

  5. Queremos agradecer ao repórter Paulo José do acorda cidade que. Compareceu. A essa manifestação e dizer que estamos no aguardo da inauguração da escola. E. Reforçando os alunos não vão para baraúnas. Até dia 29 ficaram no aguardo da inauguração que por fim está muito atrasada e nois pais e mães estamos cansadas de promessas

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade