Educação

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação e reivindicam mais professores para Escola

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda Cidade para dar retorno à comunidade.

21/02/2024 às 06h35, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Um grupo de mães esteve na manhã de terça-feira (20) na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e reclamaram da falta de professores na Escola Municipal Antônio Alves Lopes, no conjunto Viveiros, em Feira de Santana.

Segundo elas, desde o último ano, os alunos da unidade escolar sofrem com a falta de profissionais. O objetivo da visita foi uma conversa com a secretária Anaci Paim, para resolver o problema. O Acorda Cidade também esteve no local e conversou com algumas das mães.

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Naiara de Jesus Silva, que é mãe de um aluno do sexto ano, contou as principais dificuldades sofridas por ela e demais responsáveis para terem seus filhos estudando. Além da falta de professores, ela também reclamou sobre a falta de materiais e de fardamento na escola do bairro Viveiros.

“O 6º ano não tem professor, além de que toda a escola está com deficiência de professores, estão fazendo revezamento. Ano passado foi todo assim, um dia as crianças tinham aula, no outro dia, não. Esse ano, o sexto ano está pior, porque o ano letivo começou, mas não tem professor. Tivemos reuniões com a secretária no final de janeiro e ela não deu garantia de que teria professor, que a nossa obrigação era ir à escola e fazer a matrícula. Temos deficiência em espaço, a diretora é excelente, fez um esforço, mas não tem material, não tem fardamento, então é uma cobrança que é o direito dos nossos filhos”, disse.

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Naiara de Jesus | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Indignada, Naiara de Jesus frisou que, no último ano, alguns alunos da Escola Municipal Antônio Alves Lopes foram transferidos para outro bairro, para que pudessem estudar devido à falta de profissionais. Porém, muitas crianças estudavam com alunos de outras idades e reclamavam do ensino.

“Estamos falando de crianças, de 10, 11 anos, que jogaram em outro colégio em outro bairro no ano passado, que era misturado com muitos alunos de outras idades. Algumas crianças foram agredidas, ficaram sem estudar porque as mães não tinham confiança mais, então a gente vai passar por isso de novo? Nos dizem que os professores não querem trabalhar lá, mas que eu saiba, professor é igual a médico, onde tem doente, onde tem aluno, eles têm que estar lá. Não são eles que escolhem aonde querem ir não. São duas turmas, cada uma com mais 30 alunos e até agora nada. A gente vai permitir que nossos filhos passem por isso? Tem aluno que se vacilar, não sabe fazer o nome porque não tem professor, já que é apenas um professor para revezar todas as matérias”.

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Mociane Santos | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Mociane Santos também é mãe de dois filhos matriculados na escola. Ela relatou à reportagem sobre a falta de profissionais da educação.

“Tenho dois filhos, um está no 1º e outro no 6º ano. Já os matriculei, porém, meus dois filhos estão sem professor. É uma dificuldade muito grande. A diretora informou que ia fazer o possível, mas até o momento não teve professor pra dar aula. No ano passado também teve, os alunos tiveram que ser transferidos para outra unidade”.

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Ivonete Silva | Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Já Ivonete Silva, disse que a falta de professores na localidade tem impactado no ensino-aprendizagem dos alunos, e que muitos deles são aprovados no fim do ano sem aprender.

“Tenho muita dificuldade, o 6º ano é uma aprendizagem maior, se a gente não tiver condições de colocar em um reforço, como vai ser, sem professor? A qualidade do ensino nunca foi boa, as crianças passam de série sem aprender. Não adianta passar de ano sem aprender a ler, quando ela está no 1º ano? O ensinamento é zero”.

O que diz a Seduc

A secretária Municipal de Educação, Anaci Bispo Paim, recebeu as mães em sua sala e também a reportagem do Acorda Cidade para dar retorno à comunidade. Ela destacou que a falta de professores já é uma demanda resolvida, desde que cerca de 170 professores foram convocados para suprir a necessidade de algumas escolas.

Mães ocupam sede da Secretaria de Educação para cobrar novos professores
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Já foi resolvido. A partir do momento em que ofertamos a matrícula, porque não havia oferta naquela localidade, a situação foi resolvida. Estamos alocando professores, foi uma definição que saiu do reordenamento da rede, ou seja, do planejamento e nós assumimos esse compromisso atendendo a necessidade dos alunos a partir da demanda apresentada pelas famílias. As vagas foram ofertadas, preenchidas no final do mês de janeiro, está sendo alocado os professores porque chamamos cerca de 170 professores aprovados no último concurso, todos os aprovados estão assumindo, essa semana já irão fazer os exames médicos para serem designados. Lá está na prioridade, foi um compromisso que fiz com as mães no momento em que estávamos abrindo a oferta”, frisou.

Questionada sobre o comentário de que professores estariam se ‘recusando’ a ensinar em escolas de diversos bairros pela distância, a secretária negou qualquer possibilidade de escolha e disse que os profissionais cumprem com suas atividades, independentemente da localidade.

“Tudo é distante, depende de onde você mora. Tem escola na Asa Branca, no Parque Ipê, nos distritos, no Aviário, Mangabeira, depende de onde a pessoa mora. E sempre o professor busca estar desenvolvendo as atividades onde fique próximo da sua residência. Não existe isso de perto e longe. As escolas, estamos colocando onde a população reside, então não vou trazer alunos do Aviário, Viveiros, Asa Branca para vir aqui para a sede, porque a sede, teoricamente é central. A escola tem que ir para os bairros periféricos, onde o povo está. Não existe o conceito de perto ou longe”.

Sobre a falta de uniformes, Anaci Paim concluiu que o material será entregue o mais rápido possível.

“Estamos com um contrato sendo assinado. Tivemos inúmeras empresas neste processo, foi fechado e estamos articulando para que a empresa os entregue o mais rápido possível”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ENQUANTO O PREFEITURA PREFEITO VEEM SE PREOCUPANDO E SE CONCENTRANDO COM EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS A NOSSA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA BAIRRO E RUAS CASAS E RUAS ENVADINDA COM FORTES CHUVAS ENCHENTE E INUNDAÇÕES PROVOCANDO DESASTRE DESTRUIÇÕES E PREJUÍZO NA CASA POVO DE FEIRA VENDO AS SUAS CASA SENDO ENVADINDA POR ENCHENTE DE ÁGUA DE CHUVA DINHEIRO PARA ENVESTIR NA EDUCAÇÃO CONSTRUÇÕES DE ESCOLAS MUNICIPAIS TEM DE SOBRA SEM PRECISAR DE APROVAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES AGORA DINHEIRO PARA ENVESTIMENTO EM RUAS DE BAIRRO E AVENIDA PARA TRENAGEM DE ESCOAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NÃO TEM FICA JOGANDO A CULPA NA CÂMARA DE VEREADORES PORQUE NÃO APROVA O EMPRÉSTIMO PARA REALIZAÇÃO DE OBRAS

  2. Engraçado, o Prefeito trabalhando como nunca fizeram na educação de Feira…Só escolas boas, melhores que as do Estado e a turma do PT querendo desfazer do trabalho…Veja a Escola que o GOvernador do PT inaugurou segunda, hoje caiu..e a culpa foi de quem???

  3. A escola que meu filho estuda no início do ano letivo resolveu entrar em reforma é brincadeira só espero que quando iniciar às aulas não falte nem professores e nem auxiliares

  4. É bem assim mesmo que acontece escolas nos bairros mais próximas dos professores e mais distante ainda para as crianças kkkk quem mora na Conceição 2 próximo ao Santo Antônio tem que andar uns dois km com uma criança para creche ou pré escola,porque aqui a mais próxima fica a essa distância que é a Emiliana ou na Condé, faça sol ou chuva temos que caminhar essa distância toda com as crianças,precisamos de escola, pré escola e não de campo de futebol

  5. A escola Carlos Alberto do Carmo também está com falta de professor minha filha e 4ano só tem três dias de Aula colégio fica expansão do feira IX

  6. Sinceramente, estou indignado. Já votei em José Ronaldo, em Colbert, e estou muito arrependido. Até a educação, estão tratando com tanto descaso, assim! Que planejamento? Vocês não fazem planejamento. Tudo deveria estar resolvido antes do início do ano letivo. Não tem professor, sendo que, desde o ANO PASSADO esse problema é conhecido pelos gestores. Nem fardamento tem ainda? E a merenda já entregaram? Meu Deus, isso é um ABSURDO!

  7. Parabéns às mães que foram exigir um direito tão básico, que é garantido pela nossa Constituição. O prefeito e a secretária de educação, parece estar relativizando a educação pública. Como pode deixar faltar professores nas escolas? O fardamento e material escolar ainda não foi entregue aos alunos. Vocês não fazem planejamento, para começar o ano da forma correta?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade