Dinheiro no bolso

Trabalhadores de Feira de Santana vão usar 13º salário para quitar dívidas 

1ª parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 30 de novembro. A segunda deve ser paga até dezembro.

21/11/2023 às 17h55, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

quitar dívidas ft drazen zigic ft freepik
Foto: Drazen Zigic/Freepik

Na segunda-feira (20), algumas empresas já começaram a pagar a 1ª parcela do 13ª salário dos trabalhadores. A reportagem do Acorda Cidade foi às ruas conferir essa movimentação e também do comércio e muitos trabalhadores afirmaram que já sabem o que vão fazer com o pagamento. Quitar dívidas é uma das possibilidades, assim como adquirir itens emergenciais. A primeira parcela deve ser disponibilizada até o dia 30 de novembro pelos empregadores. O pagamento da segunda parcela deve ser liberado até 20 de dezembro. Quem antecipou o pagamento durante as férias não terá direito de receber o benefício. 

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, divulgado pelo Serasa, em setembro de 2023 houve um aumento pelo segundo mês consecutivo no número de inadimplentes no Brasil. Mais de 70 milhões de brasileiros estão com algum débito ou com o famoso ‘nome sujo na praça’. 

Uma trabalhadora que não se identificou, disse que vai receber a primeira parcela do 13ª e pagar algumas contas também. Para ela, quitar os débitos é a prioridade para fechar o ano honrando os compromissos. 

“Pagar as contas que estão abertas. A gente não pode deixar de arcar os compromissos. Já dá para adiantar bastante coisa. Dá para comprar mais algumas coisinhas, dá para sobrar um pouquinho”, contou.

Outra trabalhadora também confirmou que pagar as dívidas é o melhor a se fazer com a primeira parcela do 13º e se sobrar, pode gastar com outras questões. Ela ainda brincou que não vai dar para quitar toda a dívida, mas uma parte já é garantida. 

“Pagar umas contas também e comprar algumas coisas que faltam. Passar o ano não devendo mais nada. A metade pelo menos”, disse. Ela ainda contou que a segunda parcela poderá gastar com a ceia de fim de ano.

Guardar também é uma boa dica para quem não tem tantos débitos nesta época do ano. É o que ressaltou uma das trabalhadoras. 

“Tenho um pouco de débito, mas pelo que eu recebo dá pra pagar. Dá para pagar tudo e ainda sobra um pedacinho, 50% da primeira parcela. Todo ano eu guardo para fazer alguma coisa, não sou gastadeira não”, falou. 

Segundo outra trabalhadora, o salário não está dando conta do consumo da família, por isso o extra de fim de ano vem para saldar as pendências adquiridas ao longo do ano. 

“Vou pagar minhas dívidas, que o salário não dá não e só depois que chegar a segunda parcela, aí dá. É muita dívida”, colocou.

Outro trabalhador reforçou que somente com a primeira parcela não conseguir quitar todas as dívidas. 

“Eu tenho tanta dívida, que eu acho que nem a primeira parcela dá pra pagar. Ô, a gente trabalha demais, ganha pouco, fazer o quê? É a vida do crente não é fácil, né? Então é recebendo e pagando. E fazendo dívida de novo”, brincou. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade