Economia

Pesquisa revela que 35% dos brasileiros usarão 13º para compras de Natal

Índice de interessados em comprar é maior que em 2021.

09/12/2022 às 12h30, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

christmas natal decoração natalina presentes
Foto: Monicore / Pixabay

Aguardado por muitos, o final de ano é sinônimo de confraternizações e compras. Para os brasileiros, a data tem ainda mais um detalhe especial, que é o pagamento do 13º salário. Especialistas recomendam que a parcela adicional seja usada para o pagamento de dívidas. Porém, quem já conseguiu quitar o que deve e pode usufruir do benefício é o momento de presentear amigos e familiares.

Este ano, cerca de 35% dos brasileiros usarão o salário a mais para os mimos de Natal, segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes. O índice é superior ao do ano passado, quando foi de 33%. Por isso, a expectativa é grande para que o mercado fique ainda mais movimentado em dezembro.

O desejo é por compras
Seja para dar uma trégua às contas do dia a dia, homenagear quem ama ou outro motivo, o levantamento apontou que o brasileiro tende a economizar menos neste final de ano. Em 2021, cerca de 34% dos entrevistados iam poupar o 13º. Neste ano, 28,7% dos consumidores pretendem fazer o mesmo, aumentando assim o percentual de quem irá gastar, seja para pagar dívidas ou fazer compras.

Ainda segundo a pesquisa, 53,2% dos brasileiros irão receber o 13º este ano. Vale notar que o pagamento adicional só é pago para quem trabalha com carteira assinada em regime CLT.

Embora parte dos consumidores tenha aproveitado a Black Friday, ocorrida no final de novembro, ainda existe uma parcela de pessoas que deixa para fazer as compras de Natal perto da data. Muitos, inclusive, porque aproveitam o novo pagamento ou esperam novas promoções do comércio.

Presentes para todos os bolsos
A boa notícia é que há cada vez mais opções de presentes para todos os bolsos. Independentemente de quem seja a pessoa presenteada e do que ela goste, é possível comprar algo simples, a popular lembrancinha, até algo mais especial, se assim o orçamento permitir.

O setor de vestuário, por exemplo, é um dos mais tradicionais e que costuma ser lembrado nesta época do ano. Isso porque, mesmo que o presente seja para um amigo secreto, é provável que uma camiseta ou blusa simples agrade.

Por sua vez, o segmento de calçados também é interessante, porém, ele tem a particularidade de precisar da numeração mais específica. No caso das camisetas, muitas vezes, é possível adivinhar o tamanho só de lembrar da aparência do presenteado.

Há ainda presentes mais carinhosos e que requerem entender um pouco o gosto de quem irá receber. Os perfumes, por exemplo, costumam ser a escolha de amigos íntimos e namorados. Da mesma forma, cosméticos tendem a ser uma alternativa. Desde novembro, algumas marcas já estão divulgando as ofertas para esta data.

De acordo com a revista Natura Natal 2022, os consumidores podem adquirir os kits tradicionais, por exemplo, uma linha de produtos, ou ainda montar uma sacola, com sabonetes, cremes e outros itens. Assim, o público tem uma autonomia maior, e já pode comprar o que cabe no bolso e em uma embalagem pronta para presente.

Para quem está com o orçamento mais folgado e pretende dar algo eletrônico, ainda é possível aproveitar a Black Friday estendida. Alguns grandes comércios, como as Casas Bahia, estão fazendo promoções junto com a Copa. No caso da rede varejista, quem compra um produto concorre a ter de volta um valor, caso o Brasil ganhe o jogo.

Apesar de existir uma grande euforia em decorrência do 13º e do Natal, é importante que os consumidores tenham cuidado na hora de gastar no final do ano. Analisar o orçamento e quanto pode gastar são medidas essenciais para curtir as festas sem precisar se preocupar em janeiro.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade