Serviço

Parcelas do Auxílio Brasil pagas às segundas passam a ser antecipadas

A partir deste mês, dinheiro estará disponível no sábado anterior.

16/09/2022 às 19h55, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Beneficiária do Auxílio Brasil, Vera Lúcia Maia
Foto: Júlio Dutra/Ministério da Cidadania

Agência Brasil – A partir deste mês, os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil às segundas-feiras poderão movimentar o dinheiro a partir do sábado anterior. A mudança foi divulgada hoje (16) pela Caixa Econômica Federal, que administra os pagamentos.

Em nota, o banco esclareceu que essa situação passa a ser permanente, não se tratando de excepcionalidade para a parcela de setembro. Neste mês, os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1 e 6, que originalmente receberiam às segundas-feiras, poderão movimentar o dinheiro a partir do sábado anterior.

Foto: Ministério da Cidadania

Com a mudança, o pagamento da parcela de setembro começará neste sábado (17) para os beneficiários com NIS de final 1. Essa é a segunda parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de beneficiários atendidos pelo programa subiu para 20,2 milhões neste semestre a partir deste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que uma nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, uma portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela de agosto para os dias de 9 a 22.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. N recebo, minhas filhas cadastraram e n foram contempladas. Portanto, n saio de casa nem minhas filhas pra votar. Quem sabe o q está passando em cas sou eu e n politicos. Minha familia quem me ajuda. Só saio de casa no dia da eleição pra ir ao banheiro. N acho politicos pra me ajudar. Os pobres deveriam fazer o mesmo. Ir votar em troco de nafa. Nunca mais faço essa besteira e qdo chega em casa as panelas e a geladeira vazia. Fazer escadas pra outros subir. Pobre acorda. Vcs ganham o qué de políticos. Tá dormindo é pobre. Vcs n tá vendo o que vcs estão passando em casa. A fome e as contas sem pagar .acprda pobre. Quantos anos vcs ouvem a ladainha dos politicos. Vcs ja ganharam o qué. Eu mesma n acho nada. Portanto, tchau

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade