Feira de Santana

Vereador discorda da posição da Câmara Municipal em sustar nomeação interina da Procuradoria Geral

O vereador governista José Carneiro Rocha, informou que o prefeito Colbert Martins, tem autonomia para indicar nomes que possam assumir de forma interina os cargos.

16/08/2022 às 15h32, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Câmara Municipal de Feira de Santana, irá tentar sustar a nomeação interina da procuradora geral do município, Caroline Suzart Cotias Freitas, que é chefe de gabinete e neste momento, está com acúmulo de função.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vereador governista José Carneiro Rocha (MDB), informou que o prefeito Colbert Martins (MDB), tem autonomia para indicar nomes que possam assumir de forma interina os cargos, e até onde sabe, não há prazo estipulado para que outro nome seja divulgado.

“Nós sabemos da celeuma que foi criada quando se apresentou o nome Carlos Alberto Moura Pinho para dar continuidade e permanecer como Procurador Geral do Município. No entanto, a Câmara entendeu naquele momento em rejeitar. Se a Câmara rejeitou, o prefeito tem a liberdade e autonomia para indicar o nome para assumir interinamente. O Prefeito não está contrariando o Legislativo, ele exercendo a sua função com seu direito de nomear alguém de forma interina, agora eu desconheço que a Câmara tem poder para sustar um decreto que o prefeito editou, a não ser que supere o prazo, eu confesso que eu não tenho informações concretas sobre o prazo de duração de uma nomeação interina, claro que não pode permanecer alguém interinamente pelo resto do mandato, e isso não temos dúvidas, principalmente nesse caso específico do procurador que existe uma judicialização, ações judiciais contrariando inclusive a posição da Câmara que rejeitou o nome de Carlos Alberto Moura Pinho em uma das sessões, e eu entendo que há um equívoco por parte do autor dessas ações de sustar o decreto do prefeito”, disse.

O que diz a Câmara

Em nota, a procuradoria geral da Câmara esclarece que, por meio de sua Mesa Diretiva, através deste projeto de Decreto, visa manter sua prerrogativa conferida pela Lei orgânica e pela lei complementar 02/95 que determina:

§ 4º Em Caso de rejeição pela Câmara Municipal do nome indicado, o Prefeito Municipal deverá, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, indicar um novo nome à apreciação, que será votado dentro de igual.

“Logo, o prazo de 48h expirou ainda no mês junho e, conforme toda Feira acompanhou, a justiça manteve válida a sessão que rejeitou o nome indicado (duas vezes). Neste sentido, o cargo de Procurador Geral do Município, segundo a Câmara, é cargo da maior relevância, não é um carguinho que o Sr. prefeito indica alguém interino, como fez com os secretários afastados pela Justiça Federal na semana passada após ação policial na Prefeitura. Deste modo, para casos em que o Poder Executivo invade a prerrogativa desde Poder Legislativo, no caso, de apreciar uma indicação para o cargo, haverá sempre resposta dentro da lei, conforme o decretos sustados este ano que garantiam honorários milionários a procuradores fora do quadro dentre outros, eis que a Prefeitura parece ter algum receio em cumprir o Rito Legislativo”, diz a nota.

(Por Gabriel Gonçalves, com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existe interinidade qdo da vacância de cargo que dependa de aprovação do legislativo. É contraproducente. É ilegal e é um meio de burlar o poder legislativo. Isso é improbidade administrativa. É crime passível de perca de mandato.
    Esse xxxx do executivo municipal fica procurando tapar o sol com uma peneira furada.

  2. Se o prefeito Colbert Martins da Silva tem autonomia para fazer esta indicação o ele está aguardando será que não existe nenhuma pessoa capacitada para ocupar esta função ou não confia nos nomes que ele tem para indicar

Mais Notícias

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

Feira de Santana

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), filho da terra, que ressaltou a importância tanto da localidade como...

08/05/2024 às 15h28

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

Bahia

Bruno Reis afirma que não haverá reajuste do transporte, cita crise do sistema metropolitano e lamenta falta de subsídio do governo federal

O prefeito Bruno Reis afirmou nesta quarta-feira (8) que não haverá reajuste do transporte público de Salvador em 2024, mesmo...

08/05/2024 às 15h02

Presidente Lula

Brasil

Lula deve anunciar investimentos bilionários para prevenção de desastres nesta quarta (8)

Obras são para contenção de encostas, além de coleta e escoamento de água das chuvas; RS receberá R$ 152 milhões...

08/05/2024 às 09h16

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Bahia

ACM Neto critica governo pelo novo aumento do ferry: ‘Pagar mais caro por um serviço que não funciona bem’

Com a nova tarifa, o valor de passageiros sem carro passará a custar R$ 6,60 em dias de semana e...

08/05/2024 às 09h07

Zé Neto

Política

Zé Neto e Presidente da CAR entregam 200 novas barracas padronizadas para comerciantes da Feira do Tomba

A iniciativa visa contribuir para requalificação do entreposto comercial, proporcionando melhores condições de trabalho aos comerciantes.

07/05/2024 às 13h33

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

Política

Pablo Roberto diz que audiência sobre programa Bahia pela Paz foi ‘importante’ para segurança no estado

O debate foi proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT) e contou com as participações de secretários estaduais.

07/05/2024 às 13h28

image

Rádio acorda cidade