Feira de Santana

Secretário de Planejamento diz que especulações em torno de licitação para contratação de serviços para BRT fazem parte de trama política

O secretário de Planejamento questionou quais seriam as supostas irregularidades e suspeitas, e destacou que o governo está comprometido em seguir as diretrizes legais e garantir transparência.

23/08/2023 às 16h50, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

BRT
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

No sábado (19), o Diário Oficial do município divulgou a suspensão da licitação para a contratação de equipamentos especializados visando o fornecimento e implementação de um sistema abrangente de gestão de frota para o sistema de ônibus BRT do transporte público de Feira de Santana. A medida gerou controvérsias e levantou questões sobre a transparência do processo.

Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Planejamento do município, Carlos Brito, reagiu às especulações em torno da suspensão da licitação, afirmando que as acusações de irregularidades fazem parte de uma trama política. Ele questionou quais seriam as supostas irregularidades e suspeitas, e destacou que o governo está comprometido em seguir as diretrizes legais e garantir transparência. Brito enfatizou que se houver necessidade de alterações no processo, elas serão feitas, mas ressaltou que a campanha política em andamento não deve ser um obstáculo para a licitação.

Secretário Carlos Brito
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Qual é a irregularidade, qual a suspeita? Nós entendemos que se formos colocoar um semáforo inteligente temos um softwre da mesma empresa que faz o trabalho similar, quando se fragmenta, pega-se o processo licitatório e o que trata de uma parte vai para uma parte e o que trata de um lado vai para o outro. A campanha política já começou, mas a orientação do prefeito Colbert é atender o que manda a legislação, se o termo diz que precisa ser alterado nós temos que alterar, se tem irregularidade é só mostrar a irregularidade, se alguém opina, discorda de um procedimento administrativo, o poder público melhor do que ninguém tem a condição de dar a transparência, não acredito que isso seja um empecilho para acontecer a licitção”, relatou.

De acordo com informações de uma matéria publicada no jornal “A Tarde”, o Tribunal de Contas dos Municípios apontou problemas relacionados ao processo licitatório. Uma das questões destacadas é que empresas concorrentes solicitaram informações importantes às vésperas da licitação, o que poderia prejudicar a transparência e a igualdade de oportunidades entre os participantes.

“Duas empresas recorreram administrativamente, eles deixam para fazer questionamentos faltando menos de 24 horas, ou nas vésperas, eles entram com pedido no final do dia e aí a administração tem pouco tempo para responder. Para ficar procrastinando. A transparencia é a melhor coisa do mundo e se tiver que fragmentar a licitação em dois blocos, não vejo problema, é só abrir, o mesmo processo será. Se tem problema no termo nós vamos avalair, se tem fundamento, se não tiver nós vamos contestar, nós fizemos a defesa, a defesa está pronta para quem quiser ler e sem nenhum problema”, disse.

Ainda nesta manhã, o vereador Ivamberg Lima abordou o tema do BRT e ressaltou o papel do vereador como fiscalizador do poder executivo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Não é campanha eleitoral, é porque a gente tem que realmente fiscalizar o executivo e a gente enxerga que há anos atrás a Câmara não fazia isso e agora está fazendo, talvez seja isso que eles estão estranhando, e a gente sabe que o BRT não funciona perfeitamente, a gente tem estação de transbordo que está sempre em teste, temos ponto de ônibus na Avenida João Durval que nunca passou nenhum ônibus, porque fizeram de forma errada e aí é dinheiro jogado fora. E eu gostaria que ele explicasse por que na justificativa desse processo licitatório diz que há um aumento expressivo da frota de ônibus? Gostaria que ele explicasse esse aumento de frota que justifique comprar todos esses novos equipamentos com R$9 milhões sendo que em Feira de Santana diz que abaixou a arrecadação de ICMS e não vai fazer a Expofeira porque não tem dinheiro e que agora está implantando uma secretaria de Tecnologia e Inovação, mais gastos também, então algumas coisas são contraditórias que gostaríamos que o próprio secretário de planejamento explicasse para a população. Digo e termino que a função do vereador é fiscalizar independente de qual partido ele seja”, finalizou o vereador Ivamberg.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lá vem gastar mais dinheiro com esse BRT que não funciona….uma vergonha Nacional esse modal que não funciona aqui..MP urgente nesse engodo.

  2. Porque não retiram aqueles entulhos do tão terminal brt na Joao Durval chegando na Getúlio. Estão esperando um acidente???????????????????

  3. As coisas tem ser feitas com transparência total pois isso envolve recursos públicos aplicados para atendimento a nossa população se por aventura houver algum tipo de irregularidades dever ser feito uma apuração e trazer a tona o que realmente está acontecendo em relação a esta licitação

  4. O Secretário em questão na matéria já provou nos seus mais de 10 anos a sua incompetência administrativa. O BRT tem mais de 10 anos, nunca funcionou normalmente e entra ano e sai ano e capengando e vem reclamar de que? Dinheiro jogado no ralo. Quem vai pagar esta conta?

Mais Notícias

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Política

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Para o presidente do Senado, se houver uma sistemática revisão de decisões do Congresso pelo Judiciário, Executivo ganha e Judiciário...

29/04/2024 às 10h34

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

image

Rádio acorda cidade