Dilton e Feito

PT pede autorização ao Ministério das Comunicações para ter canal de TV aberta e rádio próprios

Ofício assinado pela presidente do partido, Gleisi Hofmann, e secretário de Comunicação da sigla, Jilmar Tatto, foi entregue ao ministro Juscelino Filho na terça-feira.

08/06/2023 às 13h31, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Albari Rosa

O Partido dos Trabalhadores (PT) pediu autorização ao Ministério das Comunicações (MCom) para criar o canal de TV aberta e emissora de rádio próprios. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e o secretário de Comunicação da sigla, Jilmar Tatto, entregaram o pedido ao ministro Juscelino Filho na última terça-feira (6).

De acordo com o partido, foram solicitados que sejam destinadas à legenda concessões de rádio e TV que atualmente estão vagas.

“Como justificativa [está] a necessidade de o PT ampliar a prestação de contas à população e potencializar formação e incentivo à participação política da população”, diz o PT sobre o pedido da concessão.

No ofício entregue a Juscelino Filho, o PT argumenta que “um canal de comunicação próprio possibilitaria o cumprimento de um dever constitucional, legal e estatutário, oportunizando uma participação política para além do simples ato de votar, adotando-se uma verdadeira pedagogia de participação político-partidária”.

O partido declarou que a legislação não impede que uma sigla partidária tenha concessão pública para ter canais de comunição.

“Pela inovação do pedido, o PT afirma que não há nada na legislação brasileira que impeça a um partido político de pedir concessão pública de rádio e televisão. A definição da outorga cabe à Presidência da República”, afirmou o partido em comunicado sobre o pedido feito ao governo.

O PT diz que um levantamento realizado pelo próprio partido “aponta que atualmente existem 49 canais vagos pelos estados brasileiros e com possibilidade de concessão pelo Ministério das Comunicações”.

“A outorga de canais públicos de rádio e televisão vai permitir ao partido ampliar as suas redes, hoje digitais, levando à sociedade informações com credibilidade, incentivo à participação e formação política. Cumprimos todas as exigências determinadas pela Constituição para concessão pública de meios de comunicação”, afirmou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vejam o resultado futuro. Governos esquerdistas que criam “canais” de tv, passam a controlar todo o sistema e censurar a tudo e a todos, inclusive fechando a maioria. Estão pagando prá vê e verão…

  2. O dinheiro não é problema pro pt abrir até canal de tv. Estão escancarando e mostrando pra que vieram. Já dominaram e controlam a maioria da mídia, agora querem criar e mandar geral. Aguardem e verão.

Mais Notícias

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Política

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Para o presidente do Senado, se houver uma sistemática revisão de decisões do Congresso pelo Judiciário, Executivo ganha e Judiciário...

29/04/2024 às 10h34

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

image

Rádio acorda cidade