Política

PF apura se ‘Abin Paralela’ monitorou ministros do STF e políticos no governo Bolsonaro

A ação é um desdobramento da operação Última Milha, deflagrada em outubro de 2023 para investigar o uso do FirstMile.

25/01/2024 às 11h56, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Federal investiga se a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) utilizou o software espião FirstMile e produziu relatórios sobre ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e políticos adversários do ex-presidente da República.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, entre alvos estariam os ministros do STF, Gilmar Mendes, e políticos como o atual ministro da Educação Camilo Santana (PT), então governador do Ceará.

As autoridades teriam sido alvos de uma estrutura paralela dentro da Abin, integrada por policiais federais e oficiais de inteligência próximos ao então diretor da agência, Alexandre Ramagem.

Hoje deputado federal, Ramagem é um dos alvos da operação Vigilância Aproximada, deflagrada pela PF nesta quinta (25) e que investiga uma “organização criminosa que se instalou na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial”.

A ação é um desdobramento da operação Última Milha, deflagrada em outubro de 2023 para investigar o uso do FirstMile. Nessa nova fase, o foco principal são policiais que atuavam na Abin, em especial no CIN (Centro de Inteligência Nacional), estrutura ligada ao gabinete de Ramagem na agência durante o governo Bolsonaro.

Ao todo, sete policiais federais são alvos da ação e foram afastados dos cargos públicos.

Foram colocados em cargos de chefia no CIN servidores da agência e policiais federais próximos à Ramagem e da família Bolsonaro, o que fez com que ele fosse apelidado de “Abin paralela”.

Além de Ramagem, ao menos dois agentes da PF, Marcelo Araújo Bormevet e Felipe Arlotta Freitas, que atuavam no CIN são alvos das medidas desta quinta-feira.

Como mostrou a Folha de S. Paulo, documentos em posse da Polícia Federal indicam que funcionários da Abin lotados no CIN utilizaram o software espião FirstMile durante o governo Bolsonaro —a ferramenta invadia a rede de telefonia nacional.

O CIN tem origem em um decreto de Bolsonaro, assinado em julho de 2020, que criou novas estruturas dentro do organograma da Abin, à época chefiada por Ramagem.

Fonte: Bahia.ba

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O investigado algum dia já apoiou o bozo ?
    Ah !!! tá explicado .
    quem hoje apoia este tipo de perseguição implacável amanhã pode ser vítima também .
    estamos em passos largos ….
    ops pode falar não, psiu

    1. O cara aparelha todos os órgãos do estado brasileiro para perseguir adversários políticos e vc fica passando pano?
      Foi a polícia federal, polícia rodoviária federal, abin, todos trabalhando em pró de livrar a famíli *** da justiça e/ou tentando *** o sistema eleitoral para a permanência deles no poder. Se isso não for o mais próximo que estivemos de nos tornar uma Venezuela…

    2. Mais uma cortina de fumaça, aliás quem matou Mariele? Kkkkk a massa de manobra da esquerda é tão fácil de ser manipulada, agora vão surfar o da como bons fantoches q são. Kkk

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade