Política

Ministério Público pede para a Câmara apurar fala transfóbica do deputado Nikolas Ferreira no plenário

O deputado disse que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres.

09/03/2023 às 10h05, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/ TV Câmara

O Ministério Público Federal representou à Câmara para que a Mesa Diretora apure a conduta do deputado Nikolas Ferreira. O político bolsonarista desrespeitou deputadas ao colocar peruca e dizer que se sentia mulher.

Pouco antes dele, subiu à tribuna a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que ao lado da deputada Duda Salabert (PDT-MG), é a primeira deputada federal transexual da história.

A transfobia foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2019 .

A procuradora Luciana Loureiro, do MPF-DF, pediu que sejam apuradas as violações éticas do deputado.

“Represento , ainda, pelo encaminhamento, à Câmara Federal, de requerimento a ser apreciado pela Mesa Diretora da Casa, a fim de apurar a suposta violação ética, nos termos do art. 9o do mencionado código, devendo-se salientar que, se a legitimidade para o requerimento é outorgada a qualquer cidadão, com mais razão, pode o Ministério Público, mormente no exercício das funções de procurador dos direitos do cidadão (art. 12, LC 75/93), adotar tal medida” .

Durante sessão destinada a discursos dos parlamentares iniciada na tarde desta quarta, o deputado disse que as mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres.

Pouco antes dele, subiu à tribuna a deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que ao lado da deputada Duda Salabert (PDT-MG), são as primeiras deputadas federais transexuais da história.

O deputado desrespeitou as deputadas ao vestir uma peruca e dizer que hoje, no Dia Internacional da Mulher, se sentia uma mulher.

“Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Solucionei esse problema [vestiu uma peruca]. Hoje, me sinto mulher. [Sou a] Deputada, Nicole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres” afirmou.

A deputada Tabata Amaral (PSB–SP) afirmou nesta quarta-feira (8) que, ao lado da bancada do PSB e de outros políticos, vai apresentar ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) após um discurso transfóbico no plenário da Casa.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos representou muito bem! Falou a verdade e falou o que tinha que ser dito!!!! Parem de tanto “mi mim mi”!!! Já tá chato essa agonia que criam, Querendo empurrar “guela a baixo” a opinião de uma minoria que se diz a favor da mulher, e que nunca fizeram nada a favor delas. Que democracia é essa que ninguém pode expressar o que pensa? Só um lado é que pode se expressar??? Parem com tanta frescura!

  2. Parabéns ao deputado pela coragem de colocar os pingos nos Ìs… como o poeta dizia, homem é homem, menino é menino, macaco é macaco e veado é veado. #viva regime militarizado democrático de direito #viva #Ustra

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade