Dia da Mulher

Gerusa Sampaio: A mulher e a sua capacidade de seguir em frente, sempre

Atualmente licenciada do Legislativo para assumir cargos no Poder Executivo, ela primeiro ocupou a função de secretária municipal de Desenvolvimento Social e, atualmente, está à frente da Secretaria da Mulher,.

08/03/2024 às 14h43, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Gerusa Sampaio
Foto: Reprodução/ Câmara

Todas as mulheres são fonte de inspiração, cada uma em sua área de atuação, com seus recursos, dificuldades e desafios. O conceito é da vereadora de quatro mandatos Gerusa Sampaio, mais uma mulher entrevistada pela Assessoria de Comunicação da Câmara para uma série em homenagem ao mês de março, dedicado internacionalmente ao sexo feminino.

Atualmente licenciada do Legislativo para assumir cargos no Poder Executivo, ela primeiro ocupou a função de secretária municipal de Desenvolvimento Social e, atualmente, está à frente da Secretaria da Mulher, sendo a primeira titular da pasta criada há pouco mais de um ano. Certa de que não há vitória sem luta, a experiente assistente social atesta que nenhuma mulher vence sem dificuldade e é preciso determinação para seguir em frente. “Desistir, nunca, mesmo tudo conspirando contra”, ela recomenda. Seu retorno à Câmara Municipal acontece em abril, diante da exigência da legislação eleitoral para quem vai se candidatar no próximo pleito, em outubro.

Quando saiu de Salvador e veio para Feira de Santana, em 1999, a única preocupação de Gerusa era ficar longe dos pais – confessa que isso a incomoda até hoje. Emocionada ao falar deles, exalta a figura paterna, que morreu com apenas 58 anos e a mãe 13 anos depois. Acolhimento, para Gerusa, é a palavra chave da mulher multifuncional, que tem que se permitir chorar e dizer que precisa de ajuda. “Precisamos de colo e temos que ter consciência disso”, observa, ao ressaltar a importância do papel da Secretaria da Mulher nesse processo.


O primeiro trabalho dela na cidade foi no setor administrativo do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e não foi difícil descobrir sua paixão pela Assistência Social, que, segundo ela, caminha junto com a política.

“Todos nós somos agentes políticos e temos que desenvolver amor e empatia pelas pessoas”, afirma a quarta filha da família (a caçula), que se tornou mãe de dois filhos, destacando a importância do acolhimento, especialmente às pessoas idosas. A ideia é “tanto faz na vida de quem tanto fez”, conforme cita.


Assegurando que é uma pessoa realizada, tanto na vida pessoal quanto na profissional, Gerusa diz que agora só precisa e pede a Deus saúde para usufruir tudo o que conquistou ao longo da vida e mais. Entende que uma mulher não pode tirar o brilho de outra. Afirmando que “vocação é chamado”, a vereadora licenciada garante que os vazios e em alguns momentos a perda das forças são impulsos para não desistir de sonhar e acreditar em si mesmo. “A mulher tem essa capacidade de superar obstáculos e seguir em frente sempre”, acredita.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade