Política

Falta um ministro da Fazenda, diz Jaques Wagner, escalado pelo PT para ajudar a destravar a PEC

O senador e Lula se reúnem nesta sexta-feira (25) em São Paulo para discutir o quadro geral da PEC.

24/11/2022 às 16h35, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Assessoria

O senador Jacques Wagner (PT) afirmou nesta quinta-feira (24) que ainda falta a indicação de um ministro da Fazenda do governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para intermediar as negociações envolvendo a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição.

Wagner foi escalado pelo PT para tentar reverter obstáculos que o partido encontrou no Senado com a proposta, que é tida como fundamental para liberar despesas fora do teto de gastos e possibilitar o cumprimento de promessas feitas durante a campanha eleitoral.

“Acho que falta mais, por enquanto, um ministro da Fazenda”, disse, ao destacar que trata-se apenas de uma “opinião”. O senador no entanto afirmou que conversará com Lula em São Paulo, na sexta-feira.

A proposta, que tira o Bolsa Família do teto de gastos e permite a execução de outras despesas, foi apresentada originalmente pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) a líderes partidários na semana passada sem um prazo definido -o que, na prática, tornaria a medida permanente.

Wagner também ressaltou que “ninguém sozinho vai fazer nada.” “Eu estou ajudando porque essa é minha experiência de articulador político, mas não sou eu que estou fazendo sozinho, então tem muita gente envolvida. Querem colocar nas minhas costas tudo”, disse.

O senador voltou a defender o prazo de quatro anos para retirar o Bolsa Família do teto de gastos. A medida é vista pelo partido como fundamental para garantir a execução de promessas eleitorais. O PT quer, ao menos, R$ 175 bilhões fora do teto de gastos. “O prazo de quatro anos é nosso desejo. Mas nem sempre na democracia você sai com seu desejo atendido”, destacou. Ao ser perguntado sobre se dois anos era um prazo razoável, ele brincou: “entre um e quatro, tem dois e três.”

O senador e Lula se reúnem nesta sexta-feira (25) em São Paulo para discutir o quadro geral da PEC.

Fonte: Bahia Notícias

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade