Por meio de ofício

Deputado Pablo Roberto solicita intervenção federal na segurança pública da Bahia

O parlamentar baiano destacou a necessidade de “medidas urgentes para conter a situação” da criminalidade na capital e interior.

11/08/2023 às 22h20, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Ofício

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) fez, nesta sexta-feira (11), um pedido de intervenção federal visando conter o crescente aumento da criminalidade no estado.

Vale ressaltar que foi implantada nesta sexta-feira (11), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pela Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a SSP-BA, para ampliar o combate ao crime organizado, com foco no trabalho de inteligência.

Em um ofício direcionado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e ao ministro da Justiça, Flávio Dino, do PCdoB, o parlamentar baiano destacou a necessidade de “medidas urgentes para conter a situação”.

Pablo Roberto justificou seu pedido citando a presença frequente da criminalidade em todas as áreas do estado, incluindo a capital, Salvador. Nesta semana, um homem foi assassinado a tiros na Avenida Tancredo Neves, trecho conhecido como centro financeiro da cidade.

Deputado Pablo Roberto | Foto: Ascom

Além disso, o deputado apontou a ocorrência constante de assaltos a ônibus e ataques incendiários a veículos do transporte público da capital como indicativos preocupantes da situação atual. “Esse cenário demonstra claramente que, se não forem tomadas medidas enérgicas e eficazes, a violência na Bahia continuará a se expandir”, destacou.

“Isso pode resultar na perda de controle por parte das forças estaduais de segurança, deixando a população à mercê da criminalidade. A ordem pública está comprometida e, portanto, a intervenção da União é justificada”, acrescentou Pablo Roberto.

O deputado ressaltou a importância de abordar a questão da segurança não apenas com ações isoladas das forças policiais, mas também “por meio de políticas de inteligência e cooperação entre os órgãos investigativos”.

Em seu texto, ele enfatizou ainda a necessidade de expandir políticas sociais que afastem indivíduos inocentes do ciclo da criminalidade, algo que, segundo ele, não está sendo adequadamente realizado pelo estado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parlamentar de esselencia vc merece muito irmão meus parabéns pela sua iniciativa que Deus abençoe sempre o senhor te proteja sempre forte abraço

  2. Pq será que a violência na Bahia não repercute na grande mídia da mesma que tratam as ações policiais em São Paulo? Pior aí da são os eleitores da esquerda que são manipulados o tempo todo e não passam de imbecis úteis para essa turma.

  3. Deputado, esqueça a capital baiana e foque seus trabalhos na sua terra,traga obras, investimentos,deixe a briga partidária de lado e peça ao Governador, segurança, saúde e educação pra feira,deixe de ouvir Zezinho Ronaldo e ande com suas próprias pernas!!!!!

  4. O Deputado tá querendo seguir o mesmo caminho que João Henrique fez para alcançar a prefeitura da Capital – Intervenção federal não pode ser banalizada, requeira mais investimento e novas diretrizes, discuta na Alba a Segurança Pública de forma honesta.
    Algumas manifestações de muitos parlamentares é apenas para conseguir notoriedade, permanecer na mídia, a população não vai se deixar cair no conto do vigário, nem de “coronéis”.

    1. Verdade. Vejam a CPI da Via Bahia que não vingou e varios deputados afirmaram que haveria investigação.
      Tudo blefe politico.

  5. Deputado, sua iniciativa é válida mas não vai dar em nada. Rui Costa está no governo federal e não vai autorizar isso porque seria um atestado publico que o governo dele falhou na segurança publica do estado.
    O que é uma verdade !

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade