Política

"As pessoas querem gente nova, mas não votam no novo", destaca analista político

Com as federações o número de candidatos que disputarão as eleições diminuíram, relatou Humberto.

03/04/2024 às 17h01, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (3), o jornalista e analista político Humberto Cedraz fez uma análise sobre as pré-candidaturas para a eleição municipal de Feira de Santana, que contará com candidatos já conhecidos e alguns novos.

“Temos um candidato alinhado ao bolsonarismo, com um eleitorado específico, embora este candidato seja de fora e esteja se filiando agora para disputar a eleição. Além disso, temos outros nomes reconhecidos na cidade, como José Ronaldo, Zé Neto, Pablo Roberto e Arimateia. O Partido Republicano não lançará candidato à prefeitura de Feira, e já está acertado que concederá o vice na chapa de José Ronaldo de Carvalho. Assim, Arimateia, que foi cogitado anteriormente, não será mais o vice”, afirmou Cedraz.

Ao longo da conversa, Humberto Cedraz destacou ao Acorda Cidade que esta será uma eleição acirrada.

“Na eleição acontecem fatos que mudam o destino dela na véspera. Essa polarização inicial é comum entre os mais conhecidos, pois já disputaram várias eleições. Pode ser que surja um candidato novo, com propostas inovadoras, capaz de encantar a sociedade. No entanto, é certo que o cansaço e o desgaste influenciam. Com base em pesquisas registradas, a maioria das pessoas quer gente nova, mas na hora do voto, não vota no novo, continua nos velhos. A política de interior funciona assim”, sinalizou.

Sobre a possibilidade de uma terceira via nas eleições, o analista político destacou a possibilidade, desde que o novo candidato seja atraente e encante.

“É necessário apresentar propostas convincentes e uma liderança forte para que a sociedade se encante com esse novo candidato. As palavras vazias não convencem. É preciso que esse novo líder inspire confiança. Se não transmitir firmeza, se ficar babando ao conversar, gaguejando sem saber o que vai dizer, não vai para lugar nenhum”, defendeu.

Mudanças

Com as federações, o número de candidatos que disputarão as eleições diminuíram, relatou Humberto.

“Em Feira de Santana, 21 candidatos devem participar do pleito. Como são 22 por cada partido ou federação, deverão se candidatar entre 462 candidatos no máximo. Na eleição anterior, tivemos quase 700. Deverão se candidatar entre 440 a 450. Esse é um grande problema, é candidato demais para menos vagas”, esclareceu.

Humberto Cedraz frisou ao Acorda Cidade que a maior dificuldade é prever quem terá vaga para se pronunciar como candidato.

“Atualmente, os partidos que estão recebendo mais candidatos são aqueles ligados a grupos mais fortes, como os que apoiam ou se opõem à prefeitura. Partidos como União Brasil e PP têm muitos vereadores e candidatos fortes, com mais de 3 mil votos. Esses farão um número de candidatos, não tão grande quanto tem, por exemplo, vai ter partido que tem cinco, seis, sete candidatos e elege três, os outros quatro saem. E daí por diante, é por aí. E os outros partidos vão para essa briga de 1.500 votos, quem fizer é quociente. Ou ter 20% dos votos, 3 mil, e ficar nas sobras que tiver para o preenchimento das cadeiras”, explicou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vem aí, mais uma vez, o cansado José Ronaldo de Carvalho. Sem uma nova ideia sequer.
    Ele, pra dobrar o povo desavisado, poderá dizer que lançará uma nova equipe de secretários. Porém, nada mudará.
    Esperem e todos poderão ver. A Feira de Santana, definitivamente, não merece a continuidade deste ciclo cruel.

  2. na ultima eleição pra Deputado ,Humberto Cedraz falou que Pablo Roberto não chegaria na Câmara de deputado……então…como Vidente ele esta sendo um excelente Jornalista.

    1. O “novo” era um parlamentar de longa e inútil carreira política defensor de uma ditadura militar do século passado, agarrado a conservadorismo arcaico.

  3. É,Sr.Humberto querem mudanças e votam nos velhos,que não fizeram as mudanças necessárias,reclamam de tudo na cidade e na hora do voto,só lembram do passado e esquecem do futuro,temos 4 anos para tirar um político ruim e reelegem para mais 4.Não entendo,e nunca vou entender,o vereador que votei ganhou,esse ano voto em outro,propostas novas e olho no futuro.

    1. na ultima eleição pra Deputado ,Humberto Cedraz falou que Pablo Roberto não chegaria na Câmara de deputado……então…como Vidente ele esta sendo um excelente Jornalista.

Mais Notícias

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Política

Pacheco diz a aliados ver desarticulação do governo e crise ampla com revisões de decisões do Congresso pelo STF

Para o presidente do Senado, se houver uma sistemática revisão de decisões do Congresso pelo Judiciário, Executivo ganha e Judiciário...

29/04/2024 às 10h34

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da ADEFS

Política

José Ronaldo participa de Congresso da União de Jovens da Assembléia de Deus

O ex-prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vereador Edvaldo Lima e do ex-vereador Cadmiel Pereira, ambos membros da Adefs e...

28/04/2024 às 21h22

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo

Bahia

Ex-prefeito de Caculé, Vitor Hugo passa mal em evento e morre aos 85 anos

O ex-prefeito chegou a ser socorrido pelo pré-candidato a vice-prefeito Charles Martins (UN), que também participava do evento.

28/04/2024 às 15h55

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Política

Geraldo Júnior confirma a escolha de Lídice da Mata para coordenadora de campanha

Prefeita de Salvador entre 1993 e 1996, Lídice foi a única mulher a administrar a primeira capital do Brasil.

28/04/2024 às 11h01

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Política

Em Aracaju, ex-presidente Jair Bolsonaro atrai milhares de apoiadores e garante: “Nós voltaremos”

Durante sua passagem por Aracaju, Bolsonaro recebeu apoio e foi acompanhado por vários políticos sergipanos, como o senador Laércio Oliveira...

27/04/2024 às 20h37

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Política

José Ronaldo conquista mais apoio de lideranças religiosas no lançamento da pré-candidatura de Jorge Oliveira

Ex-vereador de Feira de Santana, Jorge Oliveira pretende retornar à Casa da Cidadania defendendo bandeiras a favor da família e...

27/04/2024 às 17h30

image

Rádio acorda cidade