Cultura

Professora baiana será homenageada em eventos internacionais

A escritora desenvolve projetos de comunicação antirracista, como o Clube da Leitura Preta no Quilombo e o Negra Sou.

13/12/2023 às 20h11, Por Jefferson Araújo

Compartilhe essa notícia

escritora jéssika de oliveira autora livro festa de aniversário
Escritora Jéssika de Oliveira | Foto: redes sociais

A professora e escritora Jéssika de Oliveira receberá duas honrarias internacionais pelo seu livro “Festa de Aniversário”. Ela será homenageada pela Helvetia Éditions, no Salão do Livro em Genebra, na Suíça, e pela editora Mágico de Oz em um evento literário em Boston, nos Estados Unidos.

Entre os dias 06 e 10 de março de 2024 a escritora estará em uma cerimônia exclusiva na Suíça onde irá receber o prêmio “Talentos Helvéticos-Brasileiros”. Também no mês de março, porém, ainda sem data confirmada, a professora estará na solenidade de Congraçamento entre Artistas e Escritores, juntamente com autoridades diplomáticas nos Estados Unidos.

A escritora

Jéssika de Oliveira é professora de língua portuguesa, baiana, natural de Baixa Grande, município que fica a cerca de 252 km da capital do estado, Salvador. A escritora desenvolve projetos de comunicação antirracista, como o Clube da Leitura Preta no Quilombo, projeto que visa promover a inclusão e a discussão de questões raciais através da leitura de livros de autores negros, e o Negra Sou, projeto de rodas de conversas para discutir o papel da mulher negra na contemporaneidade.

A obra

O livro com título “Festa de Aniversário” é composto por seis contos protagonizados por personagens negras femininas, onde as tramas denunciam as diferentes faces do racismo que atravessa a comunidade negra no Brasil. O título do livro chama a atenção para um cenário que está construído no imaginário popular sobre as festas, no entanto, a sua narrativa converge para situações que não podem mais ser celebradas como as estatísticas de mortes de pessoas negras, os assédios, os lutos, os racismos e a exploração do trabalho doméstico realizado por pessoas pretas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade