Feira de Santana

Dia do Sorvete: sabor natural do gelato conquista paladar e vira tendência entre os feirenses

Em Feira de Santana, o gelato italiano está ganhando cada vez mais adeptos e conquistado o paladar dos consumidores.

23/09/2022 às 16h13, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

Que tal comemorar o dia do sorvete nesta sexta-feira (23), degustando essa deliciosa sobremesa, feita a base de leite e frutas? A data foi escolhida por marcar o início da primavera no Brasil, quando as temperaturas em todo o país começam a aumentar e bate aquela vontade de saborear algo refrescante.

Mas, além do sorvete tradicional, já bem conhecido pelos brasileiros, há também outras opções semelhantes, a exemplo do gelato italiano, uma mistura semelhante, feita a partir de ingredientes mais naturais, à base de frutas frescas e uma porcentagem menor de açúcar e gordura.

Em Feira de Santana, o gelato italiano está ganhando cada vez mais adeptos e conquistado o paladar dos consumidores. A empresária Naiara Lopes Uchôa, de 37 anos, experimentou a sobremesa quando viajou para Roma, na Itália, junto com o marido, Valdeir Uchôa, e juntos resolveram importar a receita para a cidade.

Após aprender mais sobre o processo de fabricação do verdadeiro gelato italiano e planejar cada detalhe do negócio, o casal fundou a Fontana Gelato e Café, que tem a proposta de trazer um pedacinho da Itália para os feirenses.

Foto: Divulgação

“Meu esposo que teve a ideia de trazer o negócio para Feira, na época em que fizemos uma viagem a Roma, para a canonização de Irmã Dulce. E a gente passeando, vendo muitas gelaterias em Roma. Como a gente já tinha iniciado no ramo de sorvetes e tinha um pouco de noção. Então a gente degustando e vendo a aceitação das pessoas, que pegavam o gelato no balcão e saiam tomando, vimos que iria ser algo diferente e tivemos a ideia de montar a Fontana. Foi tudo muito pensando e planejado, feito com muito carinho, muito amor, e hoje é um sucesso. Todo mundo que chega se encanta com a fonte, a iluminação, com cada detalhe”, ressaltou Naiara Uchôa.

Ela explicou que há grande semelhança do gelato em relação ao sorvete. No entanto, os produtos utilizados no gelato precisam ser frescos e tudo é feito de modo artesanal, conferindo um sabor mais apurado e natural à sobremesa.

Foto: Divulgação

“O gelato é feito de forma artesanal, com creme de leite fresco, produtos frescos, e o sorvete acaba sendo industrializado, que chegam a durar até seis meses. Já o gelato é feito para consumo imediato, com durabilidade de até quatro dias. Ele é um pouco mais encorpado do que o sorvete, porém é mais saudável, tem menos açúcar que o sorvete, o percentual de gordura também é menor. Na Itália o pessoal tem o hábito de tomar o gelato, no almoço, no jantar, no lanche, e aqui ainda estamos nos adaptando, mas as pessoas estão amando e a gente está sempre diversificando na questão do sabor, se adaptando à nossa região”, revelou a empresária.

Ela contou que muitos clientes quando chegam à gelateria pedem sabores da região, como o umbu e o cupuaçu. E é importante ouvir esse feedback dos consumidores para aprimorar o serviço e ofertar variedade de produtos.

Foto: Divulgação

“A gente vai diversificando, pegando um pouco dos produtos da Itália, porque acabam vindo de lá, e pegando também o que a gente tem aqui. Foi uma novidade, mas como a diferença entre o gelato e o sorvete é pouca, a gente sabia que teria uma boa aceitação, até porque o nosso clima é quente. Na Itália, as pessoas tomam o gelato no inverno normalmente, já aqui o pessoal tem uma certa rejeição durante a estação. Mas está ganhando o mercado e o que temos mesmo é gratidão”, salientou.

Novidades

Ainda conforme Naiara Uchôa, os fundadores da Fontana estão sempre em busca de inovação. Ela conta que planeja trazer mais novidades para o público feirense.

“Eu ia passar um período na Itália, mas por conta da pandemia tive que adiar. Mas ano que vem, vamos viajar para trazer novidades. Esse ano fiquei na expectativa de trazer o panetone recheado com gelato, mas ano que vem, com fé em Deus vai sair”, contou.

Curiosidades sobre o gelato

O gelato Italiano tem ganhado o paladar de pessoas no mundo inteiro. As raízes da sobremesa têm origem na Toscana, quando no século I, o imperador Nerone mandou trazer gelo e neve das montanhas para misturar com frutas frescas.

Mas foi a partir do século XVI que o gelato se popularizou na Itália, após o casamento da Maria de Médici, quando ao final da festa foi servida uma sobremesa inventada pelo Maestro Bernardo Timante Buonacorsi, mais conhecido como Buontalenti. Ele misturou limão, açúcar, clara de ovo e leite, levando-os a uma temperatura “quase congelada”, criando assim o soberto de limão.

Com o passar dos anos, o gelato foi ganhando novos sabores e cores, e atualmente está entre as principais atrações do roteiro gastronômico do seu país de origem.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade