Páscoa

Chef dá dicas de como inovar na Páscoa e ganhar uma grana extra

Bolovo, caixas personalizadas, colomba salgada e opções veganas e sem glúten são algumas das sugestões para além do ovo de chocolate.

11/03/2024 às 09h53, Por Acorda Cidade

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Ovos de Chocolate
Foto: Faculdade Estácio

O varejo faturou cerca de R$ 2,5 bilhões com chocolates na Páscoa de 2023, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e a expectativa é de um crescimento neste ano. O momento é uma oportunidade para quem deseja garantir uma renda extra mirando em produtos criativos e diferentes do que a indústria comumente oferece.

A chef e docente do curso de Gastronomia da Estácio, Larissa Fernandes, destaca que são inúmeras as opções para além dos tradicionais ovos de chocolate. “O bolovo é uma proposta interessante e irresistível: a casca do ovo é substituída por um bolo, que pode ser de cenoura, brownie ou chocolate, com um super recheio. As cestas com chocolates, bolos, guloseimas e pelúcias, e as caixas surpresas, com kit fondue, frutas e chocolates em pedaços, são sugestões que encantam e podem ser mais personalizadas”, comenta.

Ovos de Chocolate
Foto: Faculdade Estácio

Outra alternativa são os brownies, uma receita clássica dos Estados Unidos que caiu no gosto dos brasileiros e ganhou diversas versões por aqui. “Os brownies recheados são sucesso garantido e para a Páscoa podem ser vendidos em caixas com seis unidades, por exemplo. É um presente delicado e que cabe no bolso do cliente que está com a grana curta”, destaca.

Os pães de Páscoa, de origem italiana, estão muito presentes na cultura brasileira e as opções caseiras são uma ótima sugestão para substituir o tradicional ovo de chocolate, como lembra Larissa Fernandes. “Que tal vender colomba pascal trufada, de laranja cristalizada, caramelo salgado ou de bacalhau?”, propõe.  

Ovos de Chocolate
Foto: Faculdade Estácio

A professora do curso de Gastronomia da Estácio acrescenta que uma outra forma de fazer boas vendas na Páscoa é pensar em produtos para um público nichado, como doces diet, veganos, sem glúten ou sem lactose.

A chef finaliza lembrando que o mais importante é usar a criatividade, criar novas combinações e escolher sabores que fogem do tradicional, mas nem por isso os ovos de chocolate perderam seu espaço. “Os ovos no pote, especialmente se o pequeno empreendedor tiver uma estrutura limitada, também geram interesse e renda”, afirma.

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