Feira de Santana

Associação de moradores oferta curso na produção de panetones

Segundo a instrutora, a iniciativa visa ajudar no empreendedorismo e na geração de renda extra por meio da culinária.

12/11/2022 às 18h00, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O curso de panificação é uma parceria da Prefeitura de Feira de Santana com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Associação de Moradores do bairro do Caseb, localizada na Avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana.

Ruth Estrela dos Santos, presidente da Associação dos Moradores, disse que a parceria surgiu desde o ano passado e o curso estava parado por conta da pandemia.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Agora voltamos, temos 12 mulheres matriculadas, aprendendo a fazer panetones, doces. A gente só tem a agradecer a Deus, a prefeitura e ao Secretario Antônio Carlos Borges que nos forneceram os instrutores. E eu espero que o próximo ano seja melhor ainda, que possamos trazer mais cursos. Espero que Deus me dê a oportunidade para fazer uma Associação diferente do que já foi feito, espero contar com mais parcerias das pessoas,” destacou.

Rosane Laranjeira, instrutora de panificação e confeitaria contou ao Acorda Cidade que a experiência tem sido ótima.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Para mim é um prazer muito grande ajudar, e as meninas estão muito interessadas, são donas de casa, mães de família dedicadas que querem adquirir uma renda extra para ajudar na família dentro de casa. Vamos ensinar receitas para o público que não pode comer açúcar e que têm intolerância ao glúten,” destacou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A primeira aula ensinou as participantes a fazerem panetones.

“Tivemos panetones no sabor de calabresa, queijo coalho e frutas cristalizadas com uvas passas. As meninas também irão aprender a fazer biscoitos natalinos,” disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Preparação do panetone

“Primeiro a gente faz a esponja, na qual colocamos os líquidos, como ovos, água morna, fermento para pão, manteiga e coloca um pouco de farinha, mexemos até ficar homogêneo e colocamos para fermentar. Depois que ele fermentou, dobrou de volume, a gente adiciona a farinha de trigo,” ensinou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Conforme a instrutora, um panetone é vendido por peso.

“Geralmente o de 500g a gente vende por 18 reais,” explicou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A aluna e costureira, Erotildes Carneiro de Oliveira, é moradora do bairro Mangabeira e foi à Associação participar da oficina.

“Eu vim para cá fazer o curso, estou gostando bastante, porque sei que pode ser uma renda extra para a minha família”, contou.

A costureira relatou que gosta de panetones e esse foi uma dos fatores que a fez querer aprender.

“Foi muito importante, estou feliz de estar participando. Gosto bastante de panetones, por isso vim aprender”, disse.

Com informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade