Polícia

Coronel avalia redução de apenas 2% dos homicídios em Feira e diz que irá traçar novas estratégias em 2022

O coronel informou ainda que foram apreendidas na área do CPRL 1.240 armas, sendo que em Feira de Santana, foram 424, com um aumento de 9% do número de apreensões, em relação ao ano de 2020.

22/01/2022 às 12h00, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

 

O comandante da área do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Adaberto Piton, informou ao Acorda Cidade que houve uma redução de 6% de homicídios na área coberta pelo CPRL, em 2021. Em Feira de Santana, a redução foi de apenas 2%. No entanto, segundo ele, a Polícia Militar conseguiu alcançar a meta estipulada pela Secretaria de Segurança Público do estado, dentro da Operação Pacto pela Vida.

O coronel informou ainda que foram apreendidas na área do CPRL 1.240 armas, sendo que em Feira de Santana, foram 424, com um aumento de 9% do número de apreensões, em relação ao ano de 2020.

“Em cima desses dados vamos estudar e traçar novas operações, ajustes, para tentar melhorar a segurança de Feira de Santana com todos os segmentos. Estamos ouvindo alguns segmentos e precisamos ouvir a área de saúde, educação, que não ouvimos ainda, mas vamos marcar reuniões, pois precisamos integrar os sistemas. Já visitei o Cicom (Centro Integrado de Comunicação) e CCO (Centro de Comando Operacional) da prefeitura. Tenho discutido com o major Moacir e o Coronel Luziel, no sentido de melhorar e integrar esses sistemas, para a gente poder ter uma visão mais ampla da cidade”, afirmou o coronel.

Para ele, o homicídio é um crime muito difícil de se evitar porque quem vai matar planeja e espera a oportunidade. “A vítima nem sempre tem a oportunidade de se defender e a gente sabe que muitos desses crimes têm relação com o tráfico de drogas. Vamos nos reunir com o delegado da Polícia Civil Roberto Leal para discutir ações de combate e identificar de onde vem esse vetor criminal para fazer um combate nesses bairros de forma mapeada”, disse.

Em relação às mudanças recentes nos comandos da Companhias Independentes, o comandante do CPRL declarou que, normalmente, as mudanças de comando ocorrem numa média de dois a três anos, podendo ter variações.

“O major Joaci foi convidado para ser subcomandante do 16º Batalhão, pois o subcomandante irá retornar ao sistema penitenciário e aí surgiu essa oportunidade de fazer essa movimentação. O major Lessa está indo para a 66ª CIPM e o capitão Denis vai trabalhar na 65ª, mas nós temos estimulado aqui em Feira a integração das companhias. Vamos nos reunir com todos os comandantes para discutir com eles estratégias para 2022.”

 

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade