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Conheça diferentes ações de marketing para dispositivos móveis

Estratégias podem ajudar a atingir o público de que usa somente o celular para se conectar à internet

18/10/2019 às 08h49, Por Maylla Nunes

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Boa parte da comunicação das empresas com os consumidores e com o público-alvo acontece com a ajuda de equipamentos como tablets e smartphones. A última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada anualmente, revelou que 56% das pessoas utilizaram somente o celular para se conectar à internet no ano anterior e 48% adquiriram ou usaram algum tipo de serviço online, como aplicativos de carros, serviços de streaming de filmes e música.

Ignorar essa parcela da população, portanto, pode ser fatal para qualquer negócio, independentemente do setor. Outro dado importante é em relação ao maior acesso de camadas com menor renda: o índice de conectados que não possuem renda subiu de 54% para 62%; e das classes D e E, de 42% para 48%. Com base nesse cenário, portanto, existem algumas estratégias para atingir de forma mais assertiva o público-alvo, utilizando como ferramenta o mobile marketing.

Mas o que é, afinal, esse conceito? Mobile marketing nada mais é do que técnicas específicas voltadas para se relacionar, influenciar e atrair consumidores por meio de dispositivos móveis, como é o caso dos celulares. Quem investe nesse tipo de comunicação sai na frente, uma vez que nem todas as corporações dão a devida atenção a esse tema. Por outro lado, a empresa que não se atém a esse aspecto inevitavelmente pode ficar para trás e perder boa fatia de mercado.

A comunicação direta com o usuário pode ser um grande trunfo das ações de mobile marketing, mas também pode ser um tiro no pé para quem não sabe utilizá-las. O cliente sempre deve ter a opção de se descadastrar de uma determinada lista de e-mails ou de SMS, como determina a própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Agora que você já sabe todas as vantagens e os cuidados que se deve ter, confira algumas ações que podem ser implementadas.

SMS Marketing

O SMS Marketing ganhou fama de ser um pouco invasivo nos últimos anos graças aos envios de mensagens de cobrança, sem a autorização do usuário. Apesar disso, se usado com inteligência e parcimônia, pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação. Pare e pense: grande parte dos aplicativos de delivery e de transporte particular usam essa estratégia para atrair e mobilizar novos usuários.

O envio de mensagens deve ser estratégico e incluir promoções ou algo de valor ao usuário. Além disso, é necessário sempre oferecer uma opção de saída, conhecida pelo mercado como opt-in. Caso contrário, a empresa pode até ser autuada pela Anatel ou denunciada pelo próprio usuário. A taxa de abertura de SMS é impressionante, podendo chegar até a 98%. Portanto, se a pessoa autorizar entrar em alguma lista de cadastro, utilize o recurso com estratégia.

QR Code Marketing

O código de barra em 2D, conhecido como QRcode, tem sido utilizado em diversas campanhas de marketing para oferecer uma experiência inovadora ao consumidor, seja com o acesso a um conteúdo de realidade virtual ou uma página com conteúdos interativos. A verdade é que as possibilidades são várias: por meio da câmera do celular, é possível captar esse código e levar o usuário a acessar mais informações sobre um determinado produto ou serviço, ou fornecer até mesmo uma experiência de compra totalmente diferente e atrativa ao consumidor.

E-mail marketing responsivo

O e-mail marketing se constitui como uma das principais estratégias de marketing digital. Como o SMS, o conteúdo chega ao usuário sem intermediários, diferentemente das redes sociais, recheadas de algoritmos. É por este motivo que ele é usado para oferecer algo de valor ao usuário, dependendo da sua jornada de compra. Mas as empresas não dão a devida atenção ao fato dos textos e do layout estarem adequados aos dispositivos móveis. É necessário que o conteúdo seja responsivo, ou seja, se adapte a diferentes telas automaticamente.

Sites responsivos

Assim como o e-mail marketing, o site da empresa também precisa se adequar aos dispositivos móveis para garantir uma boa experiência ao usuário. Por vezes, o primeiro contato do consumidor é por meio do site corporativo, e negligenciar esse fato pode afastar potenciais clientes. No caso dos sites, ainda há mais um atributo: a responsividade é um fator de rankeamento utilizado por buscadores como o Google para definir os portais mais relevantes.

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