Feira de Santana

Condema aprova recuperação da lagoa dos Pretos Velhos da Matinha

Obra está orçada em torno de 1 milhão de reais.

27/01/2023 às 11h58, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Recuperação Lagoa dos Pretos Velhos_ Foto Divulgação Semman
Foto: Divulgação/Semman

O Conselho Municipal de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Condema) realizou sua primeira reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (26), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para tratar de demandas ambientais do município.

Dentre a reunião foi aprovada a ata para recuperação da lagoa dos Pretos Velhos da Matinha, instituída em dezembro de 2022 pela Secretária Municipal de Planejamento (Seplan). Com a aprovação, o projeto será encaminhado ao gabinete municipal para que seja autorizada a licitação da obra, orçada em torno de 1 milhão de reais, pagos com recursos do fundo municipal de meio ambiente.

Ainda, foi definido o calendário de reuniões para o ano 2023, que serão realizadas na penúltima quinta–feira de cada mês, a partir das 8h da manhã.

Também ocorreu uma ampla discussão entre os conselheiros de membros da sociedade civil, a respeito de um projeto de reciclagem de lixo liderado pela Semman, juntamente com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).

“Isso é muito importante, vamos manter contato com o secretário da Sesp e pedi apoio a Secretaria de Educação,para que esse projeto também chegue às escolas da cidade”, explica o secretário de meio ambiente, Antonio Carlos Coelho.

Outra pauta pertinente, foi a instauração de uma multa no valor de 30 mil reais à empresa CRM – Combustíveis Ltda, devido a irregularidades cometidas.

“Pela situação irregular que se encontra essa empresa, solicitamos do nosso diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Semman que avide providências urgentes, objetivando promover a interdição desse posto até que ele corrija as irregularidades detectadas no processo de licenciamento”, pontua.

Segundo o secretário, também há planos para a elaboração de um projeto de Educação Ambiental em Feira de Santana, no tocante à preservação de rios e riachos do município e ao descarte adequado do lixo, visando atingir de forma amplas as escolas e a população que reside às margens de canais de macrodrenagem.

“A execução da política ambiental do município depende muito da participação do Condema, porque através deste Conselho podemos apresentar e aprovar projetos”, destaca o secretário em relação a importância das reuniões do Conselho.

As informações são da Secom de Feira de Santana.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade