Feira de Santana

Competições marcam encerramento do 1º Festival do Cavalo em Feira de Santana

Foram realizadas as provas de argolinha, baliza e apartação, além de uma sessão de equoterapia e a final do Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio, que teve a participação de muares.

13/10/2014 às 01h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O 1º Festival do Cavalo em Feira de Santana movimentou o Parque de Exposições João Martins da Silva, neste fim de semana. Neste domingo (12), dia do encerramento, as competições e as apresentações de banda de forró agitaram o público que foi ao parque prestigiar o festival.

De acordo com Leonardo Abreu, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE), o team penning foi o maior destaque do evento, além da cavalgada e do hipismo.

Segundo ele, o festival acontece há 14 anos no Parque de Exposições de Salvador e por estar sendo realizado pela primeira vez em Feira de Santana alguns itens precisam ser ajustados para que a participação do público seja ainda maior na próxima edição.

“O team penning e as cavalgadas foram os maiores destaques, e realizamos todas as competições. Foi um sucesso, mas precisamos ajustar o dia em que é mais conveniente para o feirense participar. Vamos buscar uma melhor data que seja adequada ao calendário de Feira de Santana”, disse elogiando a participação do público também nas provas.

Cursos – Leonardo destacou os cursos profissionalizantes realizados, como o de ferrageamento e casqueamento e manejo equino. Ele informou que ainda há vagas para o curso de Doma Racional, que será realizado nos próximos dias 15, 16 e 17. Para se inscrever é preciso ligar para 75 3614.7115.

Leonardo anunciou que existe uma proposta de trazer para Feira de Santana uma unidade da Academia Baiana de Hipismo e explicou que o foco do festival não é o comércio, mas o uso do cavalo no esporte, no passeio e na terapia tanto educacional quanto para a saúde. Por outro lado, ele ressalta que o evento acaba fomentando os diversos setores do agronegócio, como selaria, alimentação, artigos, reboques e caminhões.

Premiação – De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), os cavaleiros que participaram do team penning disputaram os R$ 20 mil em prêmios; a maior premiação já registrada no estado, que foi dividida pelos dez primeiros trios mais bem posicionados na competição que atraiu mais de 600 atletas. Neste esporte, os competidores apartam três animais de um grupo de 30, todos com a mesma numeração. O “sujo” é um que não está no grupo definido.

Neste domingo também foram realizadas as provas de argolinha, baliza e apartação, além de uma sessão de equoterapia e a final do Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio, que teve a participação de muares. O evento foi promovido pela ABCCPE e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

Com fotos e informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade