Feira de Santana

Com acesso negado às quadras, grupo de mulheres solicita o retorno da prática do esporte em Feira de Santana

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer criou um Grupo de Trabalho (GT), para discutir abertura de todos os segmentos.

19/08/2021 às 21h18, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

O decreto de Nº 12.288, publicado no dia 18 de agosto deste ano, prorroga algumas medidas para o enfrentamento da calamidade pública decorrente do coronavírus. Entre os artigos, está presente que os eventos desportivos coletivos e amadores somente poderão ocorrer sem a presença de público.

Ainda no mesmo decreto, a prefeitura de Feira de Santana, autoriza os eventos e atividades com a presença de público de até 300 pessoas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Juntas há mais de três anos, um grupo de mulheres se reúne todos os domingos para jogar futsal na quadra de esporte do bairro Caseb, mas por conta da pandemia, o espaço foi fechado desde o ano passado.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Rosicleide Alcântara Moreira explicou que ainda não entende a motivação do espaço continuar fechado para a prática do esporte, se os eventos com até 300 pessoas já foram liberados.

"Nós nos juntamos e foi formada uma Associação e de lá para cá, só tem crescido, e desde o ano passado, estamos impossibilitadas de jogar dentro da quadra devido à pandemia, só que muitas coisas já foram liberadas. Olha aí mesmo as festas com até 500 pessoas, e uma quadra com 20 associadas, não pode praticar o esporte", disse.

De acordo com Rosicleide, por conta da proibição do uso da quadra, o grupo está se deslocando para uma quadra a céu aberto próximo da Lagoa Grande, no bairro Rocinha.

"A gente se reúne todos os domingos pela manhã, às vezes às 8h ou então às 10h, porque sempre nosso horário é alterado. Como a gente já está há mais de um ano sem poder jogar aqui, temos que ir lá pra Lagoa Grande, isso quando dar, porque se estiver chovendo nem tem como, mas em dia de sol, a gente dar um jeitinho para jogarmos o nosso futsal, o que é muito importante, porque muitas mulheres dentro do nosso grupo, não tem o tempo para praticar outra atividade física. Querendo ou não, duas horas de futsal, já é um grande avanço para quem não tem uma prática regular", contou.

Para Carol Araújo que também faz parte do grupo, hoje o futsal já faz parte da rotina dominical e faz o apelo para que o poder público possa liberar o acesso para a prática do esporte.

"Logo quando teve início a pandemia, eles decidiram fechar aqui e não abriu mais. Hoje eu posso dizer que o esporte faz parte da minha vida, e dou o maior apoio para quem quer fazer, apoio às pessoas a praticarem o esporte, seja do futsal, seja da bike, o importante é não ficar parado. A gente chegou no período de inverno que está sendo até complicado jogar aos domingos, porque sempre quando chove, precisamos levar o rodo, passar pano e praticamente levamos quase uma hora para limpar", disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Ainda sem uma data de previsão para que estes espaços sejam abertos à população feirense, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Jairo Carneiro Filho, informou a reportagem do Acorda Cidade que ainda é um momento de estabilidade do vírus e citou o decreto que será revogado com limite máximo das pessoas em eventos.

"Nós ainda estamos vivendo uma estabilidade e vivenciamos aí no final de semana passado, que serviu como prova para todos com relação ao comportamento principalmente das pessoas e de quem está à frente também desses eventos. Estamos acompanhando todas as informações e o posicionamento do poder público, mas é importante salientar que o município desde o início da pandemia, vem fazendo um trabalho aí com o prefeito Colbert, ele que é especialista, é médico e estamos nos destacando aí a nível de Brasil com o melhor resultado na questão do controle da pandemia. Então estamos atentos a todas as decisões do poder público, fazendo o nosso principal trabalho que é preservar as vidas", explicou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Com relação ao esporte no município de Feira de Santana, o secretário informou que foi criado um Grupo de Trabalho (GT), onde serão discutidos todos os segmentos.

"Nós estamos discutindo e debatendo com todos os segmentos das diversas áreas do esporte, porque o esporte não se resume apenas no futebol, nós temos aí o ciclismo, temos o skate, bike cross, a pesca esportiva, o voo livre, então temos uma pluralidade esportiva, fazendo com que a gente sempre possa debater com a sociedade civil. Estamos aí com um planejamento para que assim que tivermos o retorno das atividades, possamos estar encaminhando ao prefeito estas demandas para que a gente volte a fomentar cada vez mais o esporte e a economia em nossa cidade", afirmou.

Sobre o retorno do público nos estádios, como está acontecendo em Salvador, o secretário explicou que essa medida também será avaliada com base no avanço da vacinação.

"Tenho discutido muito com Emerson Brito que é diretor de esportes, ele principalmente que tem um viés muito forte na questão do futebol, a gente tem se preparado e se organizado, tendo muito cuidado como eu já disse, esse é o momento de instabilidade e que assim, possamos avançar nos campeonatos", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade