Bahia

Mãe Solo: Filme baiano vence festival latino-americano de cinema

Cerimônia de premiação encerrou os quatro dias de intensa programação da primeira edição do FALA São Chico.

29/05/2022 às 12h26, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

O Cine Teatro X de Novembro, no centro histórico de São Francisco do Sul, foi o palco da cerimônia de premiação desta primeira edição do Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul, que recebeu um público de 1.500 pessoas nos quatro dias de programação.

Pelo Júri Popular, na votação após as sessões, o público escolheu Mães Solo (BA), de Camila de Moraes, na Mostra Curtas e Somos Tierra, de Lala Corredor (Colômbia) na Mostra Infantojuvenil.

O curta-metragem “Mãe solo”, da diretora Camila de Moraes, retrata as histórias de duas mães solo, que expuseram os desafios de maternar sem apoio, acolhimento e renda. “Mães solo” disputou com outros 23 filmes de sete países da América Latina e levou como prêmio o Troféu Panvision e um curso on-line focado no meio Audiovisual da plataforma Navega. A segunda edição do FALA São Chico já está agendada para 24 a 27 de maio de 2023.

Foto: Daniel Guilhamet | Camila de Moraes

Os principais vencedores pelo Júri Oficial são os curtas brasileiros O Elemento Tinta (SP), de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, na Mostra Curtas, e O Karaokê de Isadora (SP), de Thiago B. Mendonça, na Mostra Infantojuvenil.

O Júri Oficial da Mostra Curtas concedeu ainda Menção Honrosa para Filhos da Noite (PE), de Henrique Arruda e um Prêmio Especial do Júri a SilencioVozRuido, de Gonzalo Lugon (Peru).

O Júri Oficial, formado por Almudena Munõz Gallego, Malu Campos e Sergio Romero apresentou justificativa sobre a escolha dos vencedores. Considerou O Karokê de Isadora “um filme íntimo que nos mostra os distintos dissabores causados pelo isolamento da pandemia, através da salvação da Isadora com a música”.

Sobre Filhos da Noite, o Júri apontou que são “sete personagens complexos que falam e mostram seus temores, expectativas e esperanças. Um autor respeitoso e atento”.

SilencioVozRuido recebeu o Prêmio Especial pela abordagem do tema: “O autor nos submerge em seus sentidos através dos objetos, fotos e sons. E onde se espera silêncio há ruído e no meio há voz”. Por fim, O Elemento Tinta “traz um elemento sociopolítico necessário, a reivindicação tem rosto apesar do hermetismo do pixo (pichação). Os diretores conseguem mostrar uma narrativa potente, dando um tratamento equilibrado aos personagens, com uma montagem e uma fotografia perfeitas para o documentário”.

Os filmes vencedores receberam o Troféu Panvision e o Prêmio Apoiador de empresas parceiras para o Melhor Filme pelo Júri Oficial e Popular em cada uma das mostras competitivas. Na Infantojuvenil os prêmios são DCP da Link Digital, curso on-line da Navega e locação de Equipamentos de iluminação, acessórios e maquinária da Naymovie. Na Mostra Curtas, o vencedor recebeu esses mesmos prêmios e ainda Correção de Cor da DOT. Os vencedores do Júri Popular recebem cursos da Navega.

Ao todo, o FALA São Chico exibiu 31 filmes de sete países, selecionados entre 300 inscritos. Foram quase 30 horas de palestras e oficinas no ciclo Formação FALA São Chico, além de pocket shows e a Feira Viver São Chico.

A cerimônia de encerramento teve a participação de Sandro Sambaqui, gerente geral da patrocinadora ArcelorMittal Vega e da diretora presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Marianna Corrêa. “Foram quatro dias intensos e sentimos muito orgulho. Agora temos a árdua missão de qualificar nossos serviços para sediar a próxima edição, de 24 a 27 de maio de 2023”.

Tiago Santos, diretor executivo da Panvision, agradeceu os apoiadores, patrocinador, público, a equipe vinda de Florianópolis e profissionais locais. “Estamos muito felizes, ontem tivemos mais de 200 pessoas na sessão à noite, um público de 1.200 pessoas na programação nestes dias, este será o primeiro de muitos”, lembrando que o FAM, realizado pela Panvision, está na 26ª edição.

Marilha Naccari, diretora de Programação, lembrou que 300 filmes se inscreveram nesta edição, “estabelecemos um diálogo para construir em conjunto este festival”, disse. Presente na sessão de premiação, Camila de Moraes, de Mães Solo, de Salvador, estava emocionada. “Vi pela primeira vez o filme com o público. A gente precisa construir as condições para que as mães negras continuem sua existência”, disse ao receber o troféu

E para encerrar o Festival, foi exibido o documentário longa-metragem convidado, Diário Dentro da Noite, de Chico Diaz.

VENCEDORES FALA SÃO CHICO

MOSTRA INFANTOJUVENIL – POPULAR

“Somos Tierra”, de Lala Corredor

MOSTRA INFANTOJUVENIL – OFICIAL

“O Karaokê de Isadora”, de Thiago B. Mendonça

MOSTRA CURTAS – POPULAR

“Mãe Solo”, de Camila de Moraes

MOSTRA CURTAS – MENÇÃO HONROSA

“Filhos da Noite”, de Henrique Arruda

MOSTRA CURTAS – PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI

“SilencioVozRuido”, de Gonzalo Lugon

MOSTRA CURTAS – OFICIAL

“O Elemento Tinta”, de Luiz Maudonnet e Iuri Salles

O FALA São Chico é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura, tem Hospedagem oficial Pousada Solar da Beira, Apoio de Mídia NSC, parceira DOT, Link Digital, Mistika, Naymovie com apoio institucional da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e da Fundação Cultural Ilha de São Francisco, Sebrae-SC e Associação Comercial e Industrial de São Francisco do Sul. Apoio AgriBrasil e Komprão Koch Atacadista, com patrocínio ArcelorMittal. Realização Associação Cultural Panvision, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil, Governo Federal.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade