Feira de Santana

Startup de Feira de Santana lança ferramenta online para ajudar instituições de caridade e ONGs

Os interessados em doar podem acessar o site e clicar na instituição desejada.

08/02/2023 às 20h07, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Startup feirense
Foto: Divulgação

Doar roupas, alimentos, materiais de higiene pessoal, entre outros itens essenciais se tornou muito mais fácil com a criação de um catálogo digital, elaborado por uma startup de Feira de Santana.

O Meu Catálogo de Doações nasceu com o objetivo de estimular a solidariedade e ajudar ONGs, projetos sociais e instituições de caridade do município e também de outras cidades.

A ferramenta foi idealizada pela startup Meu Catálogo Digital, uma plataforma direcionada a comerciantes e pequenos empreendedores para divulgação e vendas de produtos e serviços, a qual destina parte do seu faturamento para ajudar instituições beneficentes.

Startup feirense
Foto: Divulgação

De acordo com o analista de sistema Miqueias Santos, no Meu Catálogo de Doações as instituições e ONGs podem se cadastrar gratuitamente e disponibilizar para o público uma lista de itens que estão necessitando receber.

“A gente lançou o projeto no final de 2022, começando por Feira. A ideia é expandir para todo o Brasil. Nossa equipe hoje trabalha com 10 pessoas, que atuam de forma direta e indireta nele, e a ideia é expandir a partir deste ano”, informou Miqueias Santos.

Para se cadastrar na plataforma, as instituições e projetos devem acessar o site www.meucatalogodedoacoes.com.br. No site tem todo o passo a passo, com todas as informações necessárias para a participação no projeto.

Startup feirense
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Lá os interessados podem ter todas as informações de como funciona o projeto e também poder se cadastrar de forma gratuita. Então caso você tenha uma ONG ou instituição, pode se cadastrar, a equipe faz a validação para ver se aquela entidade existe e a partir desse link de acesso pode cadastrar os itens de doações. O Catálogo de Doações é um projeto que estamos iniciando em Feira e pretendemos expandir para todo o Brasil, voltado para ser um canal de doações para que as instituições possam arrecadar fundos para o seu funcionamento”, detalhou o desenvolvedor.

Os interessados em doar ao acessarem o site, clicam na instituição desejada e abrem a lista de itens solicitados para doação, como também as formas de entrega dos materiais e informações bancárias para realização de transferências de dinheiro.

Meu Catálogo Digital

Startup feirense
Foto: Divulgação

Segundo Miqueias Santos, o Meu Catálogo de Doações surgiu após o lançamento do Meu Catálogo Digital, que nasceu em 2020 como uma solução para os pequenos empreendedores, que devido à pandemia tiveram que fechar seus estabelecimentos e vender somente através da internet.

“O catálogo digital surgiu durante a pandemia, em 2020, após a gente analisar o contexto de Feira de Santana, quando o comércio estava fechado. Então a gente pensou em uma plataforma que pudesse auxiliar os comerciantes da cidade, que estavam com seus estabelecimentos fechados, e os ambulantes, que só poderiam vender via internet. Então desenvolvemos o Meu Catálogo Digital, que é uma plataforma que funciona como uma vitrine para pequenos negócios, aonde o empreendedor pode expor seus produtos. Os clientes têm acesso a esse catálogo, monta o carrinho de produtos e todas as informações são enviadas pelo WhatsApp. E o empreendedor foca mais no fechamento da compra e no atendimento ao cliente”, explicou o analista de sistemas.

A ferramenta é online e pode ser acessada em qualquer dispositivo, seja no computador ou celular.

“O empreendedor pode cadastrar seus produtos e vender pela internet. Através de um link ele pode compartilhar o catálogo da sua loja e vender online, com as informações dos seus produtos e serviços. O cliente entra, seleciona os itens, e as informações são enviadas pelo WhatsApp aonde é feito o fechamento da venda”, explicou.

Startup feirense
Foto: Divulgação

O que são as startups?

Tanto o Meu Catálogo de Doações quanto o Meu Catálogo Digital são startups. De acordo com Miqueias Santos, esse tipo de negócio, em sua maioria, está voltado para a área de tecnologia e lança algum produto específico para o público.

As startups têm ainda como característica principal a busca pelo crescimento da sua base de clientes.

“Como nossa startup nasceu em Feira de Santana, nada mais normal que darmos o pontapé inicial aqui na cidade. O processo de desenvolvimento da ferramenta consiste também em fazer uma pesquisa de mercado para ver se a ideia ou solução tem mercado e se os clientes têm condições de ter a ferramenta. Em Feira de Santana, entre 30 a 40 empreendedores já utilizam nossa plataforma. E no Brasil, já chegamos a mais de 3 mil lojas. Temos alguns clientes também fora do Brasil, como na Irlanda, Portugal e Moçambique”, afirmou.

O Meu Catálogo Digital é uma ferramenta que é paga. Já o Meu Catálogo de Doações é totalmente gratuita tanto para as instituições quanto para quem busca exercitar a solidariedade.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade