Tecnologia

Plataforma digital que reduz perdas para varejistas e protege saúde dos consumidores

Tecnologia da SYOS garante qualidade dos alimentos com monitoramento em tempo real de refrigeradores em pontos de venda

08/11/2022 às 10h09, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

syos imagem sensor
Foto: Divulgação

Um serviço inovador que reduz as perdas para os comerciantes e garante a qualidade dos alimentos para os consumidores. A plataforma de gestão da cadeia de frio para o varejo desenvolvida pela startup brasileira SYOS otimiza a operação dos refrigeradores.

Usando sensores sem fio e inteligência artificial, esta tecnologia garante a qualidade dos produtos com monitoramento em tempo real que alerta imediatamente diante de qualquer variação de temperatura que gere risco. Uma ferramenta aliada dos lojistas na redução das perdas: estudos indicam que o desperdício de alimentos no mundo chega a mais de 1,3 trilhões de dólares por ano.

– Frio alimentar é coisa séria. Não adianta ser orgânico, vegetariano, vegano, sem glúten, sem açúcar etc. Não existe alimento de qualidade e saudável sem conservação adequada. Nossa missão é aumentar a segurança, eficiência e sustentabilidade da cadeia de frio que alimenta a população. Trazemos inovação para o mercado de sistemas de refrigeração com o objetivo de reduzir o desperdício, otimizar os equipamentos e contribuir para a saúde de todos – afirma Paulo Lerner, CEO da SYOS.

A tecnologia desenvolvida pela SYOS pode ser facilmente instalada, sem necessidade de investimento pesado, obras e contratação de novos funcionários. A metodologia de monitoramento usa sensores sem fio posicionados nos refrigeradores e nas câmaras frias e alarmes inteligentes que permitem a detecção imediata de variação de temperatura que prejudique a qualidade dos alimentos expostos. Dessa maneira, o time de loja é alertado e pode agir rapidamente para evitar perdas ou mesmo deterioração dos produtos comercializados.

– Antes da chegada da SYOS, os varejistas só identificavam que o refrigerador estava com defeito quando o cliente reclamava e os produtos já estavam perdidos. Nossa tecnologia consegue predizer com antecedência de dias/ horas que um equipamento vai parar e a loja consegue agir para evitar perda e garantir qualidade. Fora isso, com o uso da ferramenta, os equipamentos ficam menos tempo parados e observamos um aumento nas vendas e diminuição dos custos de manutenção – explica Lerner.

O monitoramento do frio é obrigação de todo varejista alimentar, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas ainda é frequentemente feito manualmente, ou negligenciado, o que gera enormes perdas. Hoje, de acordo com o primeiro relatório do Índice de Desperdício de Alimentos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), entre a produção e a mesa do consumidor, 931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas a cada ano em todo o mundo.

A perda equivale a 17% da produção global total de alimentos, um percentual que atinge todas as etapas da cadeia alimentar, inclusive a fase de armazenamento nos supermercados. A aplicação de baixas temperaturas na conservação de alimentos é fundamental para a diminuição da reatividade química e da atividade enzimática, além de inibir a multiplicação e a atividade de microrganismos.

Segundo Lerner, a tendência é que o rigor da legislação neste setor aumente. Em 2015, os estados membros da ONU adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar a transformação para uma população mais saudável e um planeta mais sustentável. Uma das metas (ODS 12.3) visa especificamente diminuir o desperdício de alimentos no varejo e no consumidor em 50% e reduzir as perdas de alimentos nas cadeias de suprimentos. Faltam apenas oito anos.

Com foco no crescimento, a SYOS recebeu da Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, um aporte financeiro de R$ 12 milhões. A meta da startup para 2022 é chegar ao final do ano com mil lojas atendidas e, até 2024, multiplicar por dez o número de estabelecimentos entre supermercados, centros de distribuição, restaurantes, bares e até mesmo food trucks. O principal objetivo, no entanto, é ser cada vez mais reconhecido pelos consumidores como sinônimo de qualidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade