Feira de Santana

Cerca de 100 mil segurados do INSS em Feira serão beneficiados com novas regras da Prova de Vida

De acordo com o gerente-executivo do INSS em Feira de Santana, esta mudança é reflexo dos avanços para dar mais comodidade aos segurados.

05/02/2022 às 06h55, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Na última quarta-feira (2), o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), José Carlos Oliveira, anunciou que os aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos pelo INSS, não terão que fazer mais a prova de vida presencialmente.

A mudança segundo o presidente, tem como objetivo evitar as fraudes que já acontecem no Brasil, mediante ao pagamento dos benefícios.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gerente-executivo do INSS em Feira de Santana, Fernando Nunes, deu mais detalhes como a prova de vida será substituída e explicou os benefícios que os segurados terão a partir de agora.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

"A prova de vida será realizada agora através de consultas nos sistema de dados, seja do município, do estado e até mesmo federal. As pessoas não precisam mais se deslocar até uma agência do INSS ou até a instituição financeira. Toda vez que este segurado realizar uma consulta médica pelo SUS, tomar uma vacina, emitir um passaporte, segunda via de identidade, todos estes dados, ficarão registrados no sistema, como um banco de dados que vai substituir a prova de vida. Então o INSS vai realizar a consulta através deste banco de dados e em caso de confirmação, o segurado não precisará realizar a prova", disse.

De acordo com Fernando Nunes, esta mudança significa um grande avanço, onde vai permitir que muitos idosos, principalmente aqueles que não possuem condições de sair de casa, não sejam obrigados à comparecer na agência do INSS ou na agência bancária.

"Esse é um grande avanço para todos os segurados do INSS, principalmente aqueles idosos que possuem dificuldades para sair de casa. Evidente que aquelas pessoas que desejarem realizar a prova de vida presencialmente, esta modalidade não vai ser extinta, apenas deixou de ser obrigatória. Lembrando que aqueles segurados que não comparecerem, não terão seus benefícios suspensos, porque agora se tornou opcional e hoje também, já existe os meios tecnológicos onde este segurado pode realizar a prova de vida dentro de casa através do aplicativo Meu INSS. Tenho certeza que isso é um grande avanço para a comunidade, vai beneficiar os idosos, aqueles que tinham que se deslocar dentro de ambulâncias, então só aqui na Bahia, teremos em torno de 2,5 milhões de segurados beneficiados com essa mudança, já no município de Feira, esse número alcança 100 mil", concluiu.

 

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade