Feira de Santana

Campanha de Fraternidade reflete sobre a importância da compaixão e cuidado com o próximo

A Quaresma que se inicia é o momento que prepara os cristãos para a Páscoa e ressurreição de Cristo.

27/02/2020 às 11h40, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Teve início na quarta-feira (26), Quarta-Feira de Cinzas, o período da Quaresma. De acordo com Igreja Católica, esse momento é o período de quarenta dias antes da celebração da Páscoa e a ressurreição de Jesus Cristo. É um grande acontecimento para a Igreja Católica e que prega a comunhão e o reservar-se espiritualmente. Neste ano, a data do início da Quaresma coincide com o lançamento da Campanha da Fraternidade que é outro grande marco da igreja. O tema deste ano fala sobre fraternidade, vida, dom e compromisso e o lema da campanha é “Viu, Sentiu e Cuidou. O frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a Campanha da Fraternidade reflete sobre a importância da compaixão e do cuidado com o próximo e principalmente o olhar para o outro, a partir dos ensinamentos de Cristo.

Foto: Divulgação

“O ser humano é criatura divina e por ser criatura divina tem que ser reverenciado. Precisamos qualificar o nosso olhar para ver a partir de Cristo, o nosso olhar a partir de Cristo que viu e sentiu as dores do outro. Nós chamamos de empatia, um processo de compaixão. Como nós estamos vivendo um tempo de muitos posicionamentos radicais as pessoas estão perdendo o sentido da natureza humana. O ser humano não é um ser partidário, o ser humano pode ter as suas opções, mas nunca pode estar acima do próprio ser humano. Cuidar é o agir, cuidar dos outros, da terra, das pessoas. O milagre do beijo e do afeto”, afirmou.

Quaresma momento de preparação para a Páscoa

O frei também ressaltou que a Quaresma que se inicia é o momento que prepara os cristãos para a Páscoa e ressurreição de Cristo. Práticas como o jejum, a abstinência de carne, a esmola, a caridade, a oração e a penitência são características desse período.

O frei ressalta que a Quaresma propõe que sejam feitas reflexões sobre a vida, a espiritualidade e os sentimentos.

“O santo padre, o Papa Francisco vê uma coisa muito interessante dizendo que nós precisamos fazer outras penitências, muito mais do nosso cotidiano . Por exemplo, a penitencia da língua , não falar mal dos outros. Essa penitência é interessantíssima. Vamos ao mesmo tempo fazer um gesto de descobrir o que o outro tem de melhor, de mais interessante. Visitar alguém que ninguém visita como nos hospitais e cadeias. Vamos falar com alguém que nos temos inimizade. Raiva, ódio, só fazem mal a nós mesmos e então a Quaresma é um tempo de romper essas barreiras da inimizade, da maldade, e ao mesmo tempo acolher aquele que estava nos fazendo mal. Que possamos agora fazer o bem de vencer e ir adiante sobretudo”, acrescentou.

Caminhada do Perdão

Também no período da Quaresma, acontece no dia 8 de março em Feira de Santana, a Caminhada do Perdão. O frei afirma que a caminhada também expressa a manifestação da fé e sua alegria. É um gesto de penitência que qualifica os cristãos ao perdão, ao encontro do outro e ao dom precioso de Deus.

 


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade