Feira de Santana

Camisa do PSG vira 'farda' entre os feirenses e memes viralizam nas redes sociais

Após os jogadores do time francês entrarem em campo usando o novo fardamento, os torcedores brasileiros e fãs de Neymar logo fizeram questão de estampar no peito a camisa usada pelo jogador.

03/08/2021 às 09h50, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Em janeiro deste ano, o time do jogador Neymar, Paris Saint German (PSG), lançou sua quarta camisa, inspirada na Via Láctea. O uniforme traz as cores rosa e roxo como destaque e foi feito em parceria com a marca do ídolo do basquete americano Michael Jordan.

Após os jogadores do time francês entrarem em campo usando o novo fardamento, os torcedores brasileiros e fãs do jogador Neymar logo fizeram questão de estampar no peito a camisa usada pelo craque.

Em Feira de Santana, o novo uniforme também virou moda e até 'meme', tanto entre os fãs do time parisiense quanto entre aqueles que apenas resolveram seguir a 'nova sensação do momento'. Afinal, até quem não gosta do Neymar, aprovou a seleção de cores da camisa.

O sucesso da camisa do PSG entre os feirenses está tão grande, que na internet, nos perfis de humor locais não se fala  outra coisa também. É gente que posta stories com a camisa do time, posta fotos com a galera e até é flagrado na rua, andando assim como quem não quer nada, mas serve pra ilustrar os memes das redes sociais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, nas proximidades do Feiraguay, onde quem chega logo vê a tão famosa camisa estampada nas araras, o torcedor Denilson Ferreira disse que a comprou recentemente porque achou muito bonita.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A camisa é muito legal, muito bacana, e todo mundo está usando no momento. Todo o Brasil, no Youtube, Instagram, Facebook, todo mundo usando. Está vendendo mais do que a camisa do Flamengo”, brincou.

Já o Gabriel Nunes, que andava pela rua também vestindo a camisa, acredita que o uniforme viralizou mais, quando um rapper a usou e mostrou em suas redes sociais. Ele é fã do ritmo musical e resolveu adotar também o novo 'fardamento', pagando em torno de R$ 45 pela camisa.

“O rapper usou e fez essa influência. Por onde passo eu chamo muito atenção, e são muitas pessoas na verdade usando. Em alguns bairros está uma febre essa camisa”, afirmou.

Para o comerciante Valdomiro Araújo Dórea, a nova moda se tornou na verdade uma benção para os vendedores de roupas esportivas. Ele tem uma loja no Feiraguay há cerca de 10 anos e afirmou que a camisa do PSG está vendendo como água, e aliás até vendedor de água de coco aproveitou o embalo para ganhar uma renda extra com o uniforme colorido.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu estou fazendo pedidos das camisas, estão chegando, mas não estão atendendo a todos os clientes. A juventude gosta bastante e a gente tem tido vendas maravilhosas. Estamos sendo abençoados com as vendas dessa camisa, e o jogador do Neymar, todos gostam de ver jogando”, afirmou o comerciante.
Ainda de acordo com Valdomiro Dórea, a camisa está mesmo vendendo mais que a do Flamengo. Já tem 30 dias que chegou a primeira remessa, e de lá para as vendas não pararam de aumentar.

“Nós vendemos essa camisa no varejo a 35 reais, está vendendo mais do que a do flamengo, que custa de 30 a 35 reais também. O PSG está sendo o mais procurado, o produto está diminuindo e a gente está vendendo nesse valor. Enquanto estiver saindo assim, as pessoas nessa procura, a gente tem que manter o estoque bom. Quando Neymar começou a jogar com ela, virou uma atração. Está bombando. A camisa é bonita e chama a atenção. Ela tem o detalhe que o bordado é lindo, vem com etiqueta e esse rosa traz um impacto com o azul. E quando tem um olhinho de gato, a marquinha embaixo, a população cai em cima”, comemorou.

Viralizou, virou meme

Com mais de 31 mil seguidores e uma média de 12 mil visualizações nos stories do Instagram, a página de humor Feira Diferente notou que em Feira de Santana não se veste outra coisa e resolveu ir às ruas conferir o que estava acontecendo. O criador de conteúdo da página, que preferiu não ser identificado, também andou dando uma 'stalkeada' nos perfis dos seguidores e digitatais influencers para comprovar que a camisa se tornou mesmo uma febre entre os feirenses.

Aliás nos memes, até o governo municipal resolveu adotá-la como fardamento após o retorno das aulas presenciais. Brincadeiras à parte, o meme fez muitas pessoas darem risada e se identificarem. O resultado foi um grande crescimento nas vendas de lojas de produtos esportivos e nas barracas de ambulantes. Todos querendo entrar na moda.

O criador da página contou, em entrevista ao Acorda Cidade, que a brincadeira surgiu após perceber que muitos amigos e seguidores estavam adquirindo a ‘farda’ colorida e extravagante do time parisiense. Segundo ele, também sempre que assistia aos stories de seguidores, lá atrás aparecia alguém vestindo a nova ‘sensação do momento’.

A página tem atraído um público cada vez maior da cidade, por mostrar uma Feira de Santana inusitada, que é palco para diversos memes engraçados e conteúdo sobre situações que muitas vezes passam despercebidas para a maioria dos moradores da cidade.

Fotos: Divulgação/Instagram

“Fazendo essas observações, eu vi que a farda do PSG estava sendo muito usada. Além de ver muito o pessoal na rua, eu via muita gente postando nos stories com essa camisa, os influencers quando faziam vídeos na rua, sempre tinha alguém passando com essa camisa lá atrás. Eu tenho muito seguidor que frequenta a Lagoa Grande e sempre que gravam algum story, tem alguém no meio com a camisa. Comecei a pensar que a camisa está virando uma farda de Feira de Santana, bateu uma luzinha e surgiu a ideia de criar o meme. Pegou muito rápido, porque as pessoas se identificaram, e os seguidores começaram a mandar foto”, revelou o criador de conteúdo digital.

Fotos: Divulgação/Instagram

O administrador afirmou que depois que o meme viralizou muitas lojas que vendem essa camisa entraram em contato com ele para dizer que as vendas deles aumentaram, e as pessoas estão procurando a 'farda de Feira de Santana'. “Já chegam na loja perguntando, compram e tiram foto pra poder aparecer na página. Isso é muito gratificante.”

Uma 'Feira Diferente'

Todo esse retorno do público e sucesso após a criação da Página Feira Diferente era algo que ele não esperava. A conta foi feita há apenas um ano e meio, quando o comerciário precisou buscar alternativas para matar o tempo na empresa que trabalhava, já que a loja estava fechada devido às medidas de restrição contra o coronavírus.

“Eu criei essa página durante a pandemia. Criei no mês de junho de 2020. Eu trabalhava no comércio, mas estava fechado por causa do lockdown. Eu ia para a empresa, só que a loja não abria e eu ficava o dia todo praticamente sem fazer nada. Comecei a buscar coisas no Instagram e no Youtube para poder passar o tempo e não encontrava muita coisa. Então surgiu a ideia de criar a página, porque eu sempre gostei dessa ideia de criar conteúdos, escrever. Eu achei algumas páginas de Feira de Santana, dei uma olhada no conteúdo, mas eu pensei que Feira tinha muito mais coisas para mostrar e que dava pra fazer. Eu acho Feira muito diferente, irreverente. Bateu a ideia de criar a página, sem pretensão nenhuma de que iria crescer tão rápido. O nome Feira Diferente foi o primeiro que veio na mente, coloquei e a partir daí comecei a buscar coisas e postar. Cresceu muito rápido”, avaliou o jovem.

Para criar o conteúdo, ele afirmou que costuma buscar os sites da cidade, como o Acorda Cidade, além de perfis de alguns influencers digitais pra saber o que estão fazendo e alguns seguidores, pra entender do que gostam, de que bairro são e se mostram alguma coisa que motive as publicações.

“Eu comecei a criar os conteúdos e foquei em não abordar assuntos polêmicos, nem pessoais, e os seguidores elogiam bastante essa questão, pois eu não entro nessas pautas de opiniões políticas, religião. Isso é uma questão muito pessoal de cada um e isso é um quesito muito grande pra eles seguirem a página e apoiar. E a ideia de falar de Feira dessa forma foi porque eu sempre gostei de criar conteúdo. Pra mim tudo tem dois lados e eu sempre gostei de olhar pelo lado positivo. Quando se coloca humor você consegue levar as coisas de uma forma melhor. Feira de Santana e o feirense me inspiram demais, em todos os quesitos, tanto pra fazer conteúdos para a página quanto para ser uma pessoa melhor”, destacou.

Mas o instagramer reconhece que sem os seguidores o Feira Diferente não vai muito longe. Segundo ele, muitas ideias e dicas do que postar partem deles e o conteúdo vai se tornando algo colaborativo e divertido de fazer.

“Os seguidores são sensacionais. A galera abraçou a ideia da página, de uma forma que eu fico surpreso. Mas sempre digo que a página não é minha, é de Feira e dos seguidores. Eles interagem bastante, mandam fotos, dicas. Isso ajuda muito e eu me esforço bastante. Assumi um compromisso de me dedicar e fazer isso dar certo, não só por mim, mas pelos seguidores. Então o sucesso da página não é só mérito meu, mas também dos seguidores. Eles mandam muita foto, muitas dicas de conteúdo. A maioria manda porque gosta mesmo da página”, ressaltou.

O administrador acrescentou ainda que interage muito com os fãs da página e às vezes dorme até de madrugada respondendo as mensagens enviadas pelo direct da rede social.

“Eu comecei a receber muitas mensagens. Costumo responder a todos os meus seguidores, tem vez que eu chego em casa e tem mais de 80 mensagens no direct e só vou dormir depois que eu respondo todo mundo.”

Com informações do repórter Paulo José e da produtora Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade