Feira de Santana

Caixa vai investir na implantação do sistema de iluminação de LED em Feira de Santana

A prefeitura vai solicitar, inicialmente, em torno de 8 mil lâmpadas.

02/05/2019 às 13h54, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O prefeito Colbert Martins da Silva, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a Caixa Econômica Federal vai investir na implantação do sistema de iluminação de LED em Feira de Santana. De acordo com ele, foi realizada uma reunião com a Caixa Econômica e a prefeitura está preocupada porque foi feita uma licitação, há mais ou menos um ano e meio atrás. Essa licitação acabou na justiça, com uma disputa entre dois grupos. Ele anulou a licitação solicitada e ela nem começou a tramitar.

“Por esse motivo o governo resolveu, pedir a Caixa Econômica, que organize um processo, para se fazer a solicitação de nível internacional, com garantias claras de que se houver qualquer tipo de problema, a Caixa é a responsável. Como nós tivemos um prejuízo enorme e atrasaram as lâmpadas de LED, o que nós temos com a Caixa, é que ela vai investir, inclusive com consultorias, para fazer, em termos iguais aos que eles falaram. Belo Horizonte é o único lugar no Brasil que está funcionando e lá não houve dificuldades maiores. Eu espero que a Caixa Econômica possa dar esse upgrade importante para que nós tenhamos iluminação de LED em toda cidade”, afirmou.

O prefeito declarou que o processo para resolver essa situação com a Caixa deve durar mais de dois meses e a prefeitura vai solicitar, em torno de 8 mil lâmpadas. Também vamos começar a fazer algumas trocas na cidade. São 61 mil pontos, e ele frisou que até o final do ano e início do ano que vem a prefeitura deve contemplar uns 12 mil.

“É um sistema de iluminação caro. Ela ilumina muito mais, mas, em compensação, é muito mais cara. Por isso, a parceria público privada, se nós fizermos, embora nós tenhamos a condição de poder fazer aos poucos. Mas, é importante que alguém, que venha para cá, possa trazer a iluminação e fazer a manutenção ao mesmo tempo. A luz não é somente colocar a lâmpada, é manter a lâmpada funcionando. Em razão disso, apesar de que essas lâmpadas de LED, eles dão garantias de até 10 anos. Temos uma segurança maior com a iluminação de melhor qualidade e com um custo menor. São caros, esses processos, devem se baratear ao longo do tempo, mas não podemos ficar na escuridão esperando que eles barateiem”, afirmou.

Colbert informou que as melhorias de iluminação pública na cidade serão feitas inicialmente nas avenidas de maior porte e circulação de pessoas, que têm paradas de ônibus, escolas e maior aglomeração de pessoas. Os bairros com maiores níveis de problemas e riscos também serão prioridade

“Isso é um critério amplo para abarcar a cidade ao máximo que ela puder. Vamos comprar lâmpadas LED em torno de 8 a 10 mil lâmpadas. Vamos fazer esse início de cobertura e daremos sequência se for feita a solicitação e dará sequência ao fato”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

dia das mães

Centro comercial

Presidente do Sindicato do Comércio diz que horário especial para o Dia das Mães ainda não está definido

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, o Feiraguay já confirmou o horário especial. Restam as lojas do centro comercial....

29/04/2024 às 22h53

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Feira de Santana

Católicos iniciam festividades do Dia de Nossa Senhora de Fátima

Nesta terça-feira, dia 30, iniciam as missas e durante esse período festivo estão programadas diversas atividades religiosas.

29/04/2024 às 22h03

Amfa - Associação de Mães e Filhos Autistas

Abril Azul

Associação presta serviço com multiprofissionais para crianças autistas em Feira de Santana

No mês da Campanha Abril Azul, o Acorda Cidade conversou com os especialistas, mães e pessoas que fazem a organização. ...

29/04/2024 às 20h39

menino vende sequilhos para comprar bicicleta

Feira de Santana

Garotinho de 9 anos, do distrito da Matinha, vende sequilhos para comprar bicicleta

Atualmente, Hebert vende sequilhos a pronta entrega e também recebe encomendas, com o objetivo de realizar os sonhos.

29/04/2024 às 20h26

Velório

Luto

Sob forte comoção, vítimas de trágico acidente em Ribeira do Pombal são veladas em Feira de Santana

As vítimas retornavam de um evento de motocicletas que aconteceu neste final de semana na cidade de Paulo Afonso.

29/04/2024 às 18h00

O livro dos espíritos

Feira de Santana

Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia Municipal do Livro dos Espíritos, nesta terça (30)

O evento contará com palestras de representantes que farão exposição sobre os aspectos que formam o Espiritismo.

29/04/2024 às 15h59

image

Rádio acorda cidade