Brasil

Faustão ocupava 2º lugar na fila de prioridade do transplante de coração; entenda como funciona lista de espera

A equipe médica responsável por Faustão diz ter recebido a oferta do órgão na madrugada deste domingo (27).

28/08/2023 às 06h39, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Instagram

O apresentador Fausto Silva, que passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica responsável por Faustão recebeu a oferta do órgão na madrugada deste domingo (27). Segundo o Ministério da Saúde, o apresentador foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde, que era considerado grave. No caso do transplante de coração é levado em conta a gravidade do quadro do paciente.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador. Faustão tem o tipo sanguíneo B, segundo a Central, o tempo de espera por um transplante de coração, para potenciais receptores desse grupo é de 1 a 3 meses.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde ele está internado desde 5 de agosto, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

“O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o boletim.

Como funciona a fila de transplante?

No caso do transplante de coração é levado em conta a gravidade do quadro do paciente. Quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa, por exemplo. A espera não leva em conta se o paciente fará a cirurgia em um hospital público ou na rede particular.

O primeiro passo é que o médico responsável cadastre o paciente na lista única de transplantes, a lista é gerida e organizada pela Secretaria Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

Veja abaixo um resumo de como funciona o processo:

  • A lista funciona por ordem cronológica de cadastro, ou seja, por ordem de chegada;
  • Também é levado em consideração a gravidade do quadro – quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa;
  • tipo sanguíneo – um paciente só pode receber um órgão de um doador que tenha o mesmo tipo sanguíneo que ele;
  • porte físico – alguém alto e mais pesado não pode receber o coração de um doador muito mais baixo e magro que ele;
  • e distância geográfica – o órgão precisa ser retirado do doador e transplantado no receptor em um intervalo de até 4 horas, isso é chamado de tempo de isquemia, o tempo de duração deste órgão fora do corpo, ou seja: não é possível fazer a ponte entre duas pessoas que estejam muito distantes uma da outra.
  • o tempo de isquemia, inclusive, determina que se um carro ou avião será usado para o transplante, com custos arcados pelo SUS;

Filho de Faustão responde a quem diz que o pai furou fila de transplante

Filho do Faustão, João Guilherme Silva repostou um story, no Instagram, em que rebate mensagens de que seu pai teria furado a fila de transplante de órgãos para sua cirurgia de coração.

Na publicação original, há um pedido para que as pessoas se informem sobre o processo “antes de julgar”. O conteúdo ainda leva o usuário a um post que explica alguns dos trâmites necessários para o transplante de órgãos.

“Não façam ilações ou acusações irresponsáveis de furação de filas ou interesses escusos”, diz o post.

Entre 19 e 26 de agosto foram realizados 11 transplantes de coração


O Ministério da Saúde informou, neste domingo, que entre os dias 19 e 26 de agosto foram realizados 11 transplantes de coração no país, sete deles no estado de São Paulo. Ainda segundo a pasta, Faustão foi priorizado na fila de espera em razão de seu estado de saúde.

“Neste domingo (27), mais um paciente na capital paulista foi contemplado com um transplante cardíaco, neste caso, também priorizado na fila de espera em razão de seu estado muito grave de saúde – o apresentador Fausto Silva. Ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária para o procedimento, assim como os outros sete transplantados.”

A equipe médica responsável por Faustão diz ter recebido a oferta do órgão na madrugada deste domingo (27).

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Fonte: G1

Foto: Faustão passa por transplante cardíaco; procedimento foi realizado ‘com sucesso’, diz hospital

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O cidadão ganha milhões e milhões para falar um monte de bobagens na tv, repetitivo, palavrões, besteirol, e na hora de um transplante vai pra fila do SUS? Era o 2° na “fila” e o 1° desistiu, quando milhares e milhares de pobres trabalhadores enfrentam filas miseráveis e regulações da morte para tentar uma simples cirurgia????? Alguém acredita nesta “sorte de mega sena????? O povo que se F………..

  2. O SUS PAGOU AS CUSTAS DO AVIÃO PARA TRANSPORTAR O ORGÃO PARA TRANSPLANTE EM UM BILIONARIO, É MUITA SACANAGEM, E O SALÁRIO MINIMO DO POBRE APOSENTADO, NÃO PODE AUMAENTAR ANTES DE MORRER…..

    1. O mais interessante que achei, foi que no programa acorda cidade, o comunicador Dilton Coutinho informou que, tinha um paciente na frente mas, recusou receber esse coração. Muito estranho isso. Será que o cara *** para Faustão. Perguntar não ofende.

  3. Todo dia a mídia falando da fila de espera por transplante, daí acontece pra ele tão rápido, Fala ai agora que dinheiro não compra felicidade. Teu parente ta na fila a quanto tempo ?

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade