Feira de Santana

Banco de Olhos da Bahia promove Dezembro Luz, campanha de incentivo à doação de córneas

Em Feira, um curso vai capacitar profissionais de saúde estas quinta e sexta-feira, na FTC.

18/12/2020 às 09h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dezembro é o mês de incentivo à doação de córneas em nosso estado. Por isso, o Banco de Olhos da Bahia promove a campanha Dezembro Luz, cujo objetivo principal é convidar as famílias a conversarem sobre o assunto. A Bahia está entre os estados do Nordeste que lutam para zerar a fila do transplante – na região, apenas Ceará e Pernambuco já conseguiram alcançar esta meta. No caso de Pernambuco, a fila voltou a se formar por conta da suspensão dos transplantes neste período.

“Nosso objetivo é zerar a fila, agora ainda mais desafiadora”, destaca a enfermeira Marli Nascimento, coordenadora da campanha Uma Fila Zero de Córneas, promovida pelo Banco de Olhos.

A pandemia impactou de maneira drástica o sistema de transplantes em todo o país. Muitos estados que já não tinham fila para o transplante de córneas, por exemplo, voltaram a ter. “Era o caso de Pernambuco – antes sem fila, agora com tempo de espera de três meses”, ressalta Marli.

Na Bahia, os pacientes esperavam por cinco meses. Agora, este prazo aumentou para um ano. “Queremos convidar as pessoas a refletirem sobre o assunto. Atualmente, 717 pessoas aguardam por uma córnea no nosso estado e o transplante é a única chance que elas têm para voltar a enxergar e conviver de forma plena com seus amigos e familiares”, diz a enfermeira Adriana Souza da Silva, coordenadora Organização de Procura de Córneas em Feira, OPC, e coordenadora da CIHDOTT – Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante que funciona no Hospital Dom Pedro de Alcântara/Santa Casa de Feira.

Marli lembra que qualquer pessoa pode precisar de um transplante de córneas, mas só a sua família tem o poder de dizer SIM. “Converse com sua família e vamos juntos instituir a cultura da doação na nossa sociedade. A doação não altera o rosto do doador, mas traz luz a quem a recebe”, defende.

Aqui em Feira existem dois centros transplantadores de córnea que, apesar de serem particulares, também realizam a cirurgia pelo SUS. E o Hospital Dom Pedro de Alcântara é o responsável pela organização de procura de córneas na região.

Estas quinta e sexta-feiras, 17 e 18, respectivamente, o Banco de Olhos da Bahia traz para Feira o “Curso para Formação de Captador de Tecido Ocular Humano”, destinado a enfermeiras que possam atuar no trabalho de captação.

Acontecerá durante todo o dia, na Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC. Vão participar profissionais de várias cidades da Bahia, entre os quais, Salvador, Jequié, Alagoinhas, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade