Bahia

Praias baianas certificadas com selo Bandeira Azul têm esgotamento operado pela Embasa

A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na ilha dos Frades, é a veterana na certificação internacional.

19/01/2024 às 08h14, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Praias baianas - bandeira azul ft embasa
Foto: Ascom/Embasa

Em meio às belezas do verão da Bahia, quatro praias se destacam pela conquista da edição 2023/2024 do selo Bandeira Azul, certificação internacional concedida anualmente pela organização dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE). As quatro têm algo em comum: todas estão situadas em localidades que contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto operado pela Embasa. A conquista reflete o compromisso dos locais certificados com a excelência ambiental e o turismo sustentável.

Compõem a lista duas praias da ilha dos Frades, em Salvador: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, há 11 anos com o selo renovado, e a estreante praia da Viração. Em Camaçari, encontram-se as outras duas praias certificadas: da Espera, em Itacimirim, e Paraíso, em Guarajuba.

“É importante constatar que o trabalho da Embasa está contribuindo para esse bom resultado, pois prestamos um serviço que dá destinação correta ao esgoto coletado nos imóveis e, assim, contribuímos para a preservação do ambiente costeiro”, ressalta o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na ilha dos Frades, é a veterana na certificação internacional. Desde 2010, a localidade conta com sistema de esgotamento sanitário (SES) operado pela Embasa. Em 2021, a empresa entregou o sistema das localidades de Paramana, Torto e Costa de Fora e, neste ano, concluiu a ampliação do sistema para atender a localidade de Loreto. O investimento total na ilha foi de R$ 11,6 milhões. Já a praia da Viração, com extenso coqueiral e águas cristalinas, fica localizada na parte central da ilha.

Já em Camaçari, a ótima balneabilidade verificada nas praias da Espera (Itacimirim) e do Paraíso (Guarajuba) deve-se, principalmente, ao fato de que, desde 2011, elas são atendidas pelo sistema de esgotamento sanitário de Barra do Pojuca. A ampliação desse sistema, que atende ainda a localidade de Monte Gordo, contou com investimento de R$ 33,8 milhões, realizado com recursos próprios da Embasa. É a quarta vez seguida que a praia da Esperança conquista a Bandeira Azul e a quinta vez seguida para a praia do Paraíso.

Um total de 31 praias brasileiras recebeu a certificação ambiental ‘Bandeira Azul’. As praias nacionais foram escolhidas por um júri internacional, que selecionou ainda 11 marinas brasileiras. Foram levados em consideração critérios como qualidade ambiental, segurança, gestão e educação.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade