Salvador
DPT e Corpo de Bombeiros realizam perícia de trios para o Carnaval 2023 até o dia 16
A auditoria, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Luís Viana Filho, acontece até a próxima quinta-feira (16).
10/02/2023 às 16h06, Por Acorda Cidade
Os trios elétricos, mini trios, microtrios, carros de apoio e outros veículos que vão desfilar no Carnaval em 2023 começaram a ser vistoriados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) para garantir a segurança de motoristas e foliões nos sete dias de festa. A auditoria, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Luís Viana Filho, acontece até a próxima quinta-feira (16).
Os veículos são inspecionados pelos órgãos e têm toda a documentação que certifica a regularidade dos automóveis e seus condutores por órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Secretaria da Fazendo do Estado da Bahia (Sefaz-BA) e outros órgãos estaduais e municipais. Os condutores recebem uma cartilha preenchida com as certificações, que são obrigatórias para entrar no circuito durante o Carnaval. A estimativa é de que o número de vistorias esse ano ultrapasse a da última festa, em 2020, quando foram 116 trios e carros de apoio verificados pelas equipes.
Segundo o Diretor do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto do DPT, Joel Raymundo Santos Filho, o departamento passou a fazer vistorias nos trios como uma estratégia para garantir 100% de segurança na trafegabilidade dos circuitos durante os sete dias de festa. Entre as avaliações dos peritos estão a verificação das condições dos pneus, realização de testes no sistema de direção, verificação de suspensão e sistema de freios.
“Um dos aspectos principais que destacamos no nosso trabalho, acompanhado inclusive por nossos peritos, é a avaliação do sistema de freios, porque eles são testados – cada eixo, cada roda – e quando há peças danificadas, nós solicitamos a substituição dessas peças e os condutores retornam para checarmos se essas pendências foram corrigidas. O DPT só emite o carimbo quando o veículo está em plenas condições de atividade e estabilidade”, detalhou.
Segurança em detalhes
O Major Marcos Moreira, subcomandante de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, também explicou que a perícia dos militares envolve o guarda-corpo, parte superior do trio, que deve ter no mínimo 1,10 m para evitar quedas; quantidade de extintores na cabine, que devem estar na parte superior e interna, e principalmente, o gerador de energia.
“Muita gente desconhece, mas o gerador de energia possui tanque de combustível de até 200, 300 litros. Então tem que ter um cuidado especial. Também são exigidas duas saídas de emergência, com escadas de emergência de 50 centímetros, uma de cada lado do trio para em caso de evacuação rápida. E, além disso, a brigada de incêndio para operar esses extintores em caso de emergência”, frisou o major da corporação.
O motorista de trio elétrico, Ataíde José da Silva, que deve conduzir o trio de Armandinho esse ano, levou o veículo para inspeção na manhã desta sexta-feira (10) e relatou que essa é uma etapa super importante da segurança dos trabalhadores, músicos e foliões durante o Carnaval.
“Trabalhar com trio hoje exige muita segurança, principalmente com as pessoas que estão ali, soltas, em cima do trio. Não é fácil. Exige muita atenção e dedicação, experiência. É impressionante como faz diferença vistoriar antes de entrar no circuito. Já aconteceu do gerador do meu trio dar pau em 2019 e ficarmos 1h30 fora do circuito, com toda a equipe de brigadistas cuidando para não acontecer nenhum incidente”, relatou o motorista de Sergipe, que trabalha há cinco anos na folia em Salvador e já esteve a frente de trios do Olodum, Ilê Aiyê e Pablo Vittar.
As inspeções dos veículos acontecem por ordem de chega de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os motoristas devem apresentar os carros que estarão no Carnaval até o dia 16 de fevereiro. Aqueles que não forem aprovados na vistoria devem realizar correção do problema apresentado pela equipe e passar novamente pela auditoria. Conforme a equipe do DPT até esta sexta-feira (10), nove, dos 22 veículos vistoriados apresentaram pendências e têm até a próxima semana para ajustarem os problemas.
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