Conceição da Feira

Após prejuízo em mortes de 100 mil aves, Associação diz que investimento em geradores é de alto custo

O fornecimento de energia ficou suspenso durante seis horas.

08/02/2023 às 15h56, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Associação Baiana de Avicultura

A queda de energia no município de Conceição da Feira no último sábado (4) causou um grande prejuízo para duas granjas, em que resultou na morte de 100 mil aves, avaliadas em 2 milhões de reais.

O fornecimento de energia ficou suspenso durante seis horas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a diretora-executiva da Associação Baiana de Avicultura, Patrícia Nascimento informou que os dois proprietários irão entrar com uma ação contra a concessionária de energia, para que ambas as granjas sejam indenizadas.

“Os nossos associados nos procuraram para relatar a situação que ocorreu no último sábado que resultou na morte destas 100 mil aves. Eles pretendem entrar com uma ação contra a concessionária, e foi a partir daí que emitimos uma nota para toda imprensa, com o objetivo de informar à população sobre os problemas que vem acontecendo, sobretudo nessa questão de desabastecimento de energia”, informou.

Questionada sobre a utilização de geradores nestes locais, a diretora da Associação explicou que para adquirir um equipamento como este, é necessário fazer um investimento alto.

“Os parques estão sendo atualizados cada vez mais, e os empresários estão investindo em tecnologia, porém hoje temos parques enormes e cada galpão aloja em torno de 20 mil até 40 mil aves. Então é um investimento muito grande a ser feito, seja com geradores ou com energia solar. Precisamos lembrar que os geradores funcionam a base do diesel que hoje está mais caro do que a gasolina, não é simplesmente ter um gerador e colocar para funcionar”, explicou.

Segundo Patrícia Nascimento, as aves levam cerca de 45 dias para estarem prontas para o abate, qualquer minuto que seja sem refrigeração no galpão, pode ser um risco grande.

“A atividade do frango tem uma dinâmica muito rápida. Eles ficam prontos para serem abatidos em torno de 43 até 45 dias. Hoje os galpões são climatizados, possuem espécie de ventiladores, sistema de ração, sistema de água, as granjas são automatizadas, então depende da energia para funcionar. Quando existe esta questão de queda de energia e não entra um gerador de imediato, mesmo que a empresa possa levar depois, pode haver uma mortalidade alta em questão de minutos, pois os frangos não suportam o calor”, explicou.

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

Leia também: Queda de energia causa a morte de 100 mil aves em Conceição da Feira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho incrível a inversão de valores hoje em dia. Basta ver os comentários, estão culpando … as vítimas !
    Então quando alguém perder alimentos na geladeira em casa porque faltou energia por muitas horas, irão dizer “seu burro, por que não comprou um pequeno gerador”?
    A obrigação de fornecer energia é da COELBA, foi ela quem falhou, portanto ela deve pagar pelos prejuízos. Ponto final.

  2. Se é de alto custo corre atrás de uma linha de crédito, que permita o produtor parcelar o investimento. Não se está falando de uso contínuo do gerador, mas de ter uma alternativa na necessidade, evitando acumular prejuízos.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade