Salvador

Aeroporto Internacional de Salvador passa a ser o 8º maior do país em movimentação de passageiros

Diante deste aumento do fluxo de passageiros, o Aeroporto Internacional de Salvador também ultrapassou Fortaleza e Recife na movimentação das viagens para o exterior.

06/10/2023 às 20h10, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Aeroporto de Salvaodr
Foto: Divulgação/Vinci Airports

De janeiro até agosto deste ano, o Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães registrou um aumento de 78% no tráfego de passageiros internacionais em comparação ao ano de 2022, totalizando mais de 185,3 mil.

Desta forma, o aeroporto de Salvador, passa a ser o 8º maior do país em movimentação de passageiros em voos internacionais. Por este motivo, a direção do equipamento já está se preparando para a temporada de verão com novas rotas internacionais, além de nova companhia aérea.

Diante deste aumento do fluxo de passageiros, o Aeroporto Internacional de Salvador também ultrapassou Fortaleza e Recife na movimentação das viagens para o exterior.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o feirense Marcus Campos, gerente de Marketing e Negócios Aéreos do Aeroporto de Salvador e da Vinci Airports no Brasil.

Aeroporto de Salvador
Foto: Alan Tiago Alves/G1

Segundo ele, mesmo com números tão expressivos, o tráfego de passageiros ainda está abaixo que era registrado há cerca de 10 anos.

“Eu atuo no Aeroporto de Salvador e o que observamos em relação a Feira de Santana e de um modo em geral? Que há oportunidade para aumentarmos o fluxo de passageiros pelo modal aéreo no Brasil, este é um ponto que a gente tem reforçado. A gente ainda tem um tráfego no Aeroporto de Salvador abaixo do que a gente tinha 10 anos atrás, então trabalhamos ativamente para que possamos recuperar o mesmo patamar que a gente teve em 2012, em 2013 e em 2014. Entendemos que se o viés econômico permitir, teremos nos próximos anos um aumento do número de passageiros viajando de avião no Brasil e isso vai beneficiar todos os aeroportos, não apenas o aeroporto da capital, mas também todos os aeroportos do interior. A Bahia tem uma vocação para a aviação regional, a Bahia é do tamanho da França, então imagine que a gente tem em Salvador, voos parar 11 cidades, 11 destinos e um deles é Feira de Santana, que é uma novidade que a gente trouxe neste ano, este voo entre Feira e Salvador que acontece duas vezes na semana, sempre às terças e quintas, então a gente passo a passo tem trabalhado para que esta conexão entre Feira e Salvador possa não só continuar, como também crescer”, afirmou.

O Aeroporto de Salvador está se preparando para um importante evento internacional na Turquia, onde se encontrará com algumas das principais companhias aéreas do mundo. O objetivo? Apresentar Salvador como um destino estratégico para novos voos internacionais, não apenas da Europa, mas também da América do Sul.

Marcus Campos
Foto: Divulgação

“Queremos mostrar para essas companhias aéreas que Salvador é o lugar certo para voar no Brasil. Por quê? Porque Salvador está a menos de 2 horas de avião das principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Se trouxermos voos internacionais da Europa para Salvador, podemos conectar rapidamente esses passageiros a várias cidades brasileiras em pouco tempo”, informou Marcus ao Acorda Cidade.

A localização estratégica de Salvador é um dos principais trunfos. Além da capital, a região oferece atrações como as praias do Litoral Norte e a Chapada Diamantina. O Aeroporto de Salvador serve como ponto de passagem entre a capital e a Chapada, tornando-se uma porta de entrada para uma das áreas mais deslumbrantes do Brasil.

O diretor ressaltou ainda que Salvador não é apenas um destino turístico, mas também um hub de conexões. Atualmente, o aeroporto oferece voos diários para Lisboa, com duas frequências semanais para Madri e voos para a Argentina. A partir de janeiro, está previsto o início das operações de voos diretos para o Uruguai, ampliando ainda mais as opções para os viajantes.

Essa expansão de voos internacionais não beneficiará apenas Salvador, mas também cidades circunvizinhas, como Feira de Santana. Os moradores terão mais facilidade para planejar suas viagens internacionais, partindo de um aeroporto próximo e com um crescente leque de opções de destinos.

O Aeroporto de Salvador, segundo ele, está trabalhando arduamente para mostrar ao mundo que a Bahia é mais do que um estado brasileiro; é um destino global repleto de oportunidades emocionantes, e Salvador é a porta de entrada perfeita para explorá-las. Marcus acrescentou que com uma localização privilegiada, uma infraestrutura turística sólida e uma ampla variedade de voos internacionais, a cidade está pronta para receber visitantes de todo o mundo, facilitando também a vida dos moradores locais que desejam explorar novos horizontes.

O gerente de Marketing e Negócios Aéreos do Aeroporto de Salvador e da Vinci Airports no Brasil, acredita que é provável que mais voos para o sul do Brasil fiquem fixos durante o ano inteiro.

“Alguns voos são fixos durante um ano, então a gente tem por exemplo, voo direto de Salvador para São Luís do Maranhão o ano inteiro, a gente tem voo direto para Goiânia o ano inteiro, agora Foz do Iguaçu ainda é um voo que acontece apenas no verão. Porto Alegre é apenas um voo e que acontece no verão, mas a gente está trabalhando para que ele seja direto, durante o ano inteiro, Curitiba da mesma maneira, então voos mais distantes como essas cidades do sul do país, a gente tem trabalhado para sustentar isso ao longo do ano”, concluiu.

Natural de Feira de Santana, Marcus Campos se formou em Turismo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) no ano de 2007. Fez mestrado na Espanha e se especializou em empresas e mercados turísticos.

Desde o ano de 2020, Marcus trabalha como gerente de negócios na concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Salvador, responsável pela negociação de voos com as companhias aéreas nacionais e internacionais.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Aeroporto de Salvador terá novas conexões internacionais e amplia frequências

Companhia lança voos do Uruguai e Chile para a Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Infelizmente nossos políticos são absolutamente fracos e incapazes. Se tivéssemos uma melhor classe de administração pública a Bahia estaria em situação bem melhor.

  2. Eu sempre acreditei que SSA deve ser um HUB da Bahia , ja que e um estado Grande e com regioes importantes seja pelo turismo, Comércio, agro e etc…e logicamente existe um fluxo natural do interior para a caoital.
    Mas oque esta faltando me parece sao voos para os USA ….acho importante ter um voo para MIA por exemplo.
    Obrigado

    1. É uma boa colocacao. Não está ruim. Tem de lembrar que os aeroportos entre Brasília, Belo Horizonte SP e Rio têm muito mais movimentações. Lá o de o Brasil se concentra. Deixa de baixa autoestima.

  3. Ou seja, péssimo resultado. A quarta capital do país em oitava nas movimentações aéreas.

    Mas acredito mesmo que o importante seja fomentar o aeroporto de Feira, pouco importa a movimentação de Salvador.

    1. Não está ruim. Em dados, Salvador ficou como a quinta maior cidade brasileira. Considerando os hubs de conexão entre SP, Rio, Minas e Brasília, nossa colocação está muito boa.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade