Segundo o prefeito Colbert Martins, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), será retomada no município, afim de evitar que grandes aglomerações aconteçam.
24/01/2022 10h00, Por Gabriel Gonçalves
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gabriel Gonçalves
Após os festejos de final de ano, o município de Feira de Santana vem registrando altos números de casos positivos para a Covid-19. Somente entre sexta-feira (21) e ontem (23), 578 novos casos foram confirmados.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (24), o prefeito Colbert Martins, destacou que números como estes foram registrados no mês de junho do ano passado e enfatizou o aumento de internações pediátricas no município.
"Os números estão subindo constantemente, exatamente depois das festas do final de ano, onde estamos tendo aí agora um aumento expressivo e só no dia de ontem, foram mais de 300 casos confirmados. Isso só aconteceu em junho do ano passado, quando a gente não tinha vacinado quase ninguém e hoje apesar da vacina, a Ômicron chegou forte, muito transmissível e está contagiando as pessoas de forma muito rápida, tanto que agora está gerando uma contaminação familiar. Hoje as UTI's mais lotadas, são as pediátricas. Já começamos a vacinar as crianças, porque elas viraram potenciais transmissores de doença dentro de casa. O que estamos identificando quase na sua totalidade, é que os exames que estamos realizando detectam a Covid-19 nestas crianças. Já os casos que não estão relacionados com a doença, estamos atribuindo à Influenza H3N2, então realmente, o número de predomina de crianças internadas hoje, são pacientes com Covid-19", alertou.
De acordo com o prefeito, embora o número de casos ativos estejam aumentando na cidade, o quantitativo de pessoas internadas continua seguindo uma linha constante.
"A internação por Covid-19 está relativamente baixa, assim como o número de pessoas internadas por H3N2. De qualquer forma, existem os leitos do Hospital Geral Clériston Andrade, o Hospital Dom Pedro de Alcântara, e os números dos leitos clínicos nas redes particulares, também seguem de forma estável. O que existe nesse momento, é a grande quantidade de pessoas buscando o atendimento nas emergências e nos ambulatórios", explicou.
Fiscalizações
Segundo o prefeito Colbert Martins, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), será retomada no município, a fim de evitar que grandes aglomerações aconteçam.
"Inicialmente, quem está fazendo a própria fiscalização são os proprietários destes bares, destes restaurantes, pois eles querem que os negócios continuem funcionando, que as pessoas não se contaminem e em razão disso, deixem de frequentar aquele local. Ficamos sabendo de uma festa clandestina que estava acontecendo no Povoado do Alecrim Miúdo, nós iremos em busca de quem promoveu isso e ontem, por exemplo, existia uma grande quantidade de pessoas no Porto da Barra, sendo que nem era Carnaval. Essa transmissão está acontecendo de forma muito rápida, portanto, estaremos ativando a nossa FPI, porque não podemos permitir que os números continuem aumentando, porque isso pode impactar na saúde pública, como aconteceu no Hospital Aristides Maltez em Salvador, que suspendeu o atendimento de novos pacientes por conta do surto que está tendo lá de Covid-19", disse.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Médico Oftalmologista feirense preside maior evento de Catarata da América Latina
A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira.
24/01/2022 às 10h00Bahia
Sefaz e Detran esclarecem sobre licenciamento 2022 e emissão do CRLV
Além do tributo, é preciso pagar os débitos do licenciamento anual e de multas, se houver.
24/01/2022 às 10h00Feira de Santana
Polícia Civil encaminha ao MP inquérito sobre morte de jovem em intervenção policial
A família de Marcelo afirma que ele não estava armado e não tinha envolvimento com a criminalidade.
24/01/2022 às 10h00Saúde
Testagem nas Escolas em 2022 tem 99,3% das amostras negativas para Covid-19
Ao todo, 522 escolas de 362 municípios participam do projeto.
24/01/2022 às 10h00Feira de Santana
Arraiá do Comércio só terá apoio da prefeitura se houver devolução de recursos para secretaria, diz Colbert
Prefeito aguarda remanejamento de um milhão de reais.
24/01/2022 às 10h00Economia
Ministério demite presidente da Petrobras e anuncia novo nome para ocupar o cargo
Após 40 dias no cargo, José Mauro Ferreira Coelho foi demitido. Indicado para o posto é Caio Mário Paes de Andrade, atual secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
24/01/2022 às 10h00PUBLICIDADE
PUBLICIDADE